A bruxa é sempre retratada pelas pessoas como uma velha horripilante, que veste roupas imundas, que vive em ambientes úmidos e escuros, cercada de bichos asquerosos (baratas, cobras, escorpiões, ratos, morcegos, piolhos, carrapatos e moscas) nariguda, má, manipuladora, irônica (que possui uma risada peculiar) e adepta de magias obscuras, e que se descola utilizando uma vassoura voadora. Alguns autores ousaram em utilizar o termo para denominar mulheres sábias e conhecedoras da natureza e da magia. Exemplos de bruxas conhecidas (famosas): Bruxas de Salem; Bruxa de Evóra; Dame Alice Kytler.
Perseguição E Preconceito
Na Idade Média, período em que predominou a inquisição católica, as bruxas eram os principais alvos de caçadas, a perseguição foi autorizada pelo Papa João XXII, em 1326. Muitos identificavam as bruxas pelo peso, pois afirmavam que eram leves, por causa do poder sobrenatural. Até o século XIII, a igreja não condenava severamente, foi a partir do século XIV, e se estendendo até o séculos XV, que a magias / bruxarias foram consideradas heresias, e as mulheres que as praticavam eram consideradas adoradoras do demônio. Atualmente, a afirmação de que as bruxas da Idade Média eram adoradoras do demônio, não faz sentido para muitos estudiosos, pois a figura do demônio faz parte do dogma cristão e não das crenças pagãs.
Superstições antigas afirmam que as bruxas se locomoviam nas vassouras especialmente em dias de lua cheia, para fazerem feitiços e transformavam pessoas em animais. Atualmente, a imagem das bruxas ganhou mais leveza, isso se deve graças ao sincretismo religioso e a ampla divulgação e crescimento do paganismo. A sua existência é amplamente incluída em histórias de literatura infantil e desenhos animados, como a cuca do “Sítio do pica-pau amarelo”, e a madrasta da Branca de neve.
Alguns Filmes Com Bruxas:
- “Harry Potter”;
- “Bruxa de Blair”;
- “João e Maria: Caçadores de Bruxas”;
- “Caça às bruxas”;
- “As bruxas de Eastwick”;
- “Bruxas de Salem”;
- “Abracadabra”;
- “Convenção das bruxas”;
- “Da magia à sedução”;
- “Jovens bruxas”;
- “Arrasta-me para o inferno”;
- “A fera” e;
- “Elvira – Rainha das trevas”.
A religião Wicca surgiu na Inglaterra, e sempre foi discriminada, alguns ingleses afirmam que é uma forma de satanismo, apesar de ser muito diferente da religião anti-cristã. Muitos wiccanos não assumem sua religião com medo da interferência que o preconceito pode causar em suas vidas e rotinas.
Religião Wicca
A religião Wicca (religião da moderna bruxa pagã) cultua vários deus, e é formada por bruxos que utilizam e mesclam práticas e conhecimentos de diversas tradições, magia negra e branca são irrelevantes e sem fundamentos para eles, porque os conceitos do bem e do mal não permeiam suas crenças, e afirmam que toda magia é cinza. Apenas poucos e seletos grupos seguem a bruxaria tradicional, e seus respectivos membros se revelam publicamente apenas em ocasiões específicas. Apesar de alguns adeptos se consideram admiradores de Jesus Cristo, os bruxos não respeitam doutrinas e dogmas, pois afirmam que foram constituídos pelo ser humano.
A palavra pagã significa camponês, as bruxas surgiram entre os moradores do campo, esses sempre inferiores aos demais, estimulando a visão negativa do paganismo. Há quem realize rituais de bruxaria com más intenções, mas as primeiras bruxas e as bruxas modernas são relacionadas com energia benéfica.
O paganismo é um termo usado para denominar religiões politeístas. A Wicca é uma religião neopagã, e influenciada por crenças pré-cristãs, pelo poder sobrenatural e princípios físicos e espirituais. O culto é basicamente dualista, e a prática com rituais de magia. As novas tradições da Wicca surgiram no Estados Unidos e Austrália. Alguns adeptos, apesar de focarem no momento atual, acreditam na vida após a morte (reencarnação), afirmam que as almas ficam entre o outro mundo e a terra de verão.
Os wiccanos acreditam que a magia, a bruxaria e a feitaçaria, fazem parte da lei da natureza, ignorada e incompreendida pela ciência. A magia para eles serve para o uso pleno dos cinco sentidos. Os feitiços são realizados durante rituais, com intuito de modificar algo no mundo físico, geralmente promovem curas, proteção, o fim de influências negativas e a fertilidade. A magia Wicca busca estimular a consciência, e utiliza velas, talismãs, ervas, símbolos, cores, círculos, música e mantras. Os cinco elementos (ar, água, terra, fogo e espírito) são evocados durante os rituais mágicos. Pesquisadores do neopaganismo explicam que os rituais promovem a reintegração dos adeptos com o cosmos, e que a Wicca é uma religião ritualista, e não teológca.
Os rituais são feitos com ferramentas consideradas mágicas: Faca (Athame); Varinha; Pentagrama; Cálice; Cabo de vassoura; Caldeirão e; Velas; Incensos. As ferramentas são colocadas dentro do círculo, que é considerado um lugar de amor, alegria, verdade e escudo contra o mal.
Bruxas Não São Más
Alguns estudiosos e defensores das bruxas, afirmam que elas surgiram numa época que predominava a dependência do plantio e colheita. Era justamente nos períodos de escassez que as bruxas faziam magias, com o intuito de canalizar poderes divinos, para que as colheitas fossem fartas. Eram consideradas mulheres sábias, que usavam o poder da mágica para benefícios e curas de enfermidades.
Tatuagem De Bruxa
Muitos acreditam que a pessoa que tem tatuagem de bruxa carrega uma energia maligna, na verdade, a tatuagem tem um significado de magia e de sabedoria feminina, e quem a escolhe geralmente é uma pessoa misteriosa e espiritualizada. A maioria das mulheres prefere personalizar os desenhos que serão feitos na pele.
Dia Das Bruxas
É uma celebração popular que acontece em países de língua anglo-saxônica – em especial no Estados Unidos – no dia 31 de outubro. A tradição chegou no Estados Unidos por causa dos Irlandeses. Além da bruxa, fazem parte da simbologia da festa: gato preto, vassoura, morcego, maça, abóbora (com feições humanas), e a cor preta, laranja e roxa. Os gatos pretos são até hoje relacionados com elas, que os chamavam/chamam de Puckerel, e são considerados espíritos guardiões, e membros da família.
Alguns autores acreditam que a origem vem do povo celta, por causa da festividade pagã chamada ‘Festival Samhain”, que era realizado no final do mês de outubro. Os espíritos dos mortos visitavam suas casas, assombravam animais, e amaldiçoavam plantações. Os símbolos utilizados tinham como finalidade afastar essas assombrações.
por Lucila Helena Farias