Se dissermos “A Liberdade Iluminando o Mundo” poucas pessoas irão saber que estamos falando da “Estátua da Liberdade”, símbolo internacionalmente conhecido de New York, Estados Unidos da América.
O monumento está na entrada do Porto de New York desde 28 de outubro de 1886, na Ilha da Liberdade. Um símbolo que serviu para comemorar os cem anos da assinatura da Declaração da Independência dos Estados Unidos. Um presente que representou a amizade da França para o país da América do Norte.
Sobre a Estátua da Liberdade
A Estátua da Liberdade é uma obra assinada pelo escultor alsaciano Frédéric Auguste Bartholdi, que viveu entre 1834 e 1904. O artista buscou inspiração no monumento “Colosso de Rodes” para executá-la. Para fazer a parte de sustentação interna da Estátua da Liberdade em metal, Bartholdi teve a colaboração de um ilustre engenheiro, o francês Gustav Eiffel, responsável pela Torre Eiffel.
A Estátua da Liberdade tem 92,2 metros de altura divididos em base, que mede 46,9 metros de altura e 46 metros a estátua em si. O monumento foi um presente de Napoleão III aos Estados Unidos, como forma de destacar o sucesso do país na luta contra a Inglaterra, na qual os norte-americanos saíram vitoriosos.
A ideia do presente não partiu de Napoleão III. Foi Edouard de Laboulaye, um historiador francês que sugeriu que a França desse esse presente aos Estados Unidos. O dinheiro para conseguir realizar o monumento foi arrecadado entre o povo francês. A equipe do escultor Bartholdi, em 1875, deu início ao trabalho, pois o dinheiro arrecadado era suficiente para executar o grande monumento que seria dado de presente aos Estados Unidos.
Problemas na Execução da Estátua da Liberdade
Bartholdi e sua equipe sofreram com alguns problemas durante a execução do monumento. Tais relacionados a questões políticas, que fizeram com que o projeto sofresse com muitos atrasos. Na época, do ponto de vista político, não era muito “interessante”, que a França, cujo regime político era o império, estivesse comemorando a vitória de uma ascendente república. Mas, em 1871, com a queda do imperador Napoleão III, o projeto ganhou fôlego.
No mesmo ano, em julho, o responsável pelo monumento, Bartholdi viajou até os Estados Unidos em busca de um lugar ideal para colocar a sua obra. Na época “uma ilhota na baía de New York”, que ganhou o nome de Ilha da Liberdade anos depois.
Bartholdi voltou animado dos Estados Unidos e seguiu com o seu projeto. Colocou símbolos da maçonaria na Estátua da Liberdade, como o livro na mão esquerda, a tocha, o diadema de este espigões em volta da cabeça, nada que surpreendesse, uma vez que o artista era maçom. Assim, como dá para perceber na obra a inspiração buscada na deusa Sophia.
A Estátua da Liberdade quando recebida pelos Estados Unidos passou a ser uma representação do apoio intelectual que os norte-americanos deram aos franceses na revolução de 1789.
A Montagem da Estátua da Liberdade
A montagem da Estátua da Liberdade foi feita na França e foi concluída no ano de 1884. Depois de pronta, foi desmontada e mandada de navio para os Estados Unidos, onde seria montada novamente no seu lugar definitivo.
O pedestal que serve como base para a Estátua da Liberdade foi construído pelos norte-americanos e no dia 28 de outubro de 1886, milhares de pessoas estiveram presentes para ver o monumento ser inaugurado.
Da sua inauguração, em 1886, até o ano de 1902, a Estátua da Liberdade tinha a função de um farol, o que a colocou o país como pioneiro no uso da energia elétrica nos faróis. Antes da Estátua da Liberdade eram usadas tochas.
Pouco depois da sua inauguração, as visitas eram feitas pela escada e o objetivo era alcançar a tocha da estátua. Porém, durante a Primeira Guerra Mundial, no ano de 1916, um pedaço do vestido da estátua e a tocha foram danificados por uma sabotagem arquitetada pelo governo alemão. O episódio recebeu o nome de “explosão Black Tom”. A partir desse momento, os visitantes ficaram proibidos de chegar até a tocha.
Estátua da Liberdade nos Dias Atuais
Quando completou 100 anos, a Estátua da Liberdade passou por uma grande reforma e foi reinaugurada no dia 3 de julho de 1986. A reforma custou quase 70 milhões de dólares.
Foi necessário substituir a coroa da estátua, que havia sido corroída pelo tempo, além de passar por uma limpeza geral. A coroa original, porém, ficou exposta no saguão de entrada.
Para reinaugurar a Estátua da Liberdade, os norte-americanos viram a maior queima de fogos de artifícios de todos os tempos preparada naquele país, até aquele momento.
A coroa que era um dos lugares que podia ser visitado passou a não poder mais depois dos atentados de 11 de setembro de 2011, no World Trade Center, por questões de segurança. Voltando a ser liberada somente no dia 4 de julho de 2009.
Detalhes Sobre a Composição e as Dimensões da Estátua da Liberdade
Se medirmos a Estátua da Liberdade partindo do seu pedestal, o total será de exatos 92,99 metros. Porém, somente a estátua mede 46,50 metros.
O nariz da Estátua da Liberdade tem a medida de 1,37 metros.
Somando pedestal e estátua, o peso total é de 24.635 toneladas, sendo que desse peso, uma parte é formada de cobre, 28 toneladas, a outra é de aço, 113 toneladas e por último o pedestal de cimento, 24.493 toneladas.
A Estátua da Liberdade está no livro dos recordes “Guinness Book”, como a estátua mais pesada do mundo por conta dos seus 24.635 toneladas. Concorreu e ficou entre as finalistas das “Sete Maravilhas do Mundo Moderno”.
Quem pensa em conhecer o monumento deve subir 167 degraus para a entrada até o topo do pedestal. Para chegar a cabeça desse ponto são mais 168 degraus. Desse ponto para chegar até a tocha são mais 54 degraus. Somando, temos 389 degraus.
Quando construída, a Estátua da Liberdade tinha uma tonalidade dourada, graças ao cobre utilizado. Porém, com o passar do tempo, reações químicas normais fizeram que se formasse sais de cobre, por isso, ela acabou ganhando a cor que podemos ver nos dias atuais, verde azulado.
Oficialmente não se sabe qual a origem do cobre que foi usado na construção da Estátua da Liberdade, porém, historiadores, através de estudos e menções, creem que o material é proveniente da Noruega.
A Estátua da Liberdade é um dos maiores símbolos americanos, ao lado de construções e monumentos como a Casa Branca, o Capitólio e do Monte Rushmore. Oficialmente, o nome da estátua não é “Estátua da Liberdade”, este é apenas um apelido que se popularizou. O nome original é “A Liberdade Iluminando o Mundo”. A localização do monumento é na entrada do Porto de Nova Iorque.
A estátua construída por Frédéric August Bartholdi (escultor alsaciano nascido em 1934 e falecido em 1904) chegou em 26 de outubro de 1886, para comemorar o centenário da Declaração da Independência dos Estados Unidos. Gustave Eiffel (arquiteto que construiu a Torre Eiffel) ajudou Bartholdi a construir a famosa estátua, que foi inspirada no Colosso de Rodes. A estátua de origem francesa foi dada aos norte-americanos como um presente pela conquista da independência, uma vitória obtida após uma longa batalha contra a Inglaterra.
O Que Está Escrito Na Estatua Da Liberdade?
A estátua da liberdade é uma figura feminina que represente deusa romana liberta, ela também carrega uma tocha e uma tabua que nela está escrito a data da declaração da independência do Estados Unidos. Ela foi projetada por um escultor francês cujo o nome era Frédéric August Bartholdi. Além disso além da estátua representar a liberdade ela é um símbolo de boas-vindas aos imigrantes. Separamos
No pedestal dela está escrito a conhecido poema ‘’The New Colosso’’.
Altura Da Estátua Da Liberdade
Declarada pela Unesco no ano de 1984, a Estatua da Liberdade é uma das mais famosas do mundo tudo. Ela simboliza a democracia, esperança, liberdade. Seu monumento representa a deusa romana, em uma das suas mãos ela segura uma tocha e na outra segura a Declaração de Independência.
A estátua está localizada na ilha de da liberdade. Ela mede 92,99 metros considerando o pedestal, porem só a estátua possui 46,5 metros, que equivale a um prédio de 22 andares.
A Estátua Da Liberdade Foi Presente De Qual País?
Muitos não sabem, mas a estátua da liberdade foi um presente dos franceses aos Estados Unidos com o intuito de celebrar a sua independência que aconteceu no ano de 1876. O motivo principal pelo qual levou os franceses presentearem os estadunidenses foi pela batalha vencida pelos norte-americanos contra os ingleses.
O escultor Frederic-Auguste Bartholdi foi o responsável pela construção na França, e sua estrutura foi realizada por Eugene Emmanuel (ele também foi responsável pela projeção da Torre Eiffel).
Quem Deus A Estátua Da Liberdade Pros EUA?
Conhecido por ser um dos maiores símbolos dos Estados Unidos e também um dos pontos turísticos mais visitados, a estátua da liberdade possui uma história que nem todos conhecem. Frédéric Auguste Bartholdi foi o responsável pela engenharia dessa magnifica obra. Ele lutou contra inimigos e mesmo não tendo nenhum apoio conseguiu construir a estátua. Dentre suas histórias, muitas acham que a estátua da liberdade foi presente dos americanos a população, mas não foi bem assim que acontece. A ideia geral começou do própria Bartholdi, que mesmo sem o apoio do governo estudou um projeto para que pudesse construir a estátua.