Vantagens
Ao tratarmos do uso do microcomputador na área educacional, vale salientar que hoje há um sem número de softwares voltados especialmente para o setor educacional, para a área educativa. Há programas dos mais diversos tipos e aplicações, todos voltados ao propósito único de auxiliar o aluno no desenvolvimento de seu pleno potencial, de seu raciocínio e concentração, além de outras coisas. Existem programas de alfabetização, programas que auxiliam a sanar problemas de desenvolvimento do raciocínio lógico, dos cálculos; há jogos educativos etc.
Não bastassem todos esses aplicativos, cuja utilização não depende da internet, há também uma infinita variedade de auxílios que alunos e professores obtêm através da internet no desenvolvimento de seu processo cognitivo. Ela facilita o intercâmbio entre alunos, professores, pesquisadores e até mesmo entre as instituições educacionais, disponibiliza uma infinidade de páginas voltadas às diversas áreas do conhecimento humano; amplia infinitamente as possibilidades de pesquisa; e muito mais.
Através do computador conectado à rede mundial (internet) é possível também o compartilhamento de ideias, de trabalhos e projetos entre escolas, auxílio às pesquisas e ainda possibilita o contato entre professor e alunos para eventuais esclarecimentos de conteúdos. Através da utilização do computador e da internet, o aluno também tem condições de contatar outras visões da realidade, conhecer outras opiniões sobre determinado assunto de forma que seu pensamento crítico seja mais bem desenvolvido.
Por Carlos Alberto Bächtold – Foz do Iguaçu, PR.