Clima, Relevo E Hidrografia Da Colômbia

Alguns países do nosso continente não são valorizados como deveriam, alguns pelos conflitos que apresentaram durante a história, outros por fatores econômicos que querendo ou não atingem a sociedade por anos. O Brasil ainda consegue se estabelecer bem perante outros países, apesar que o seu desenvolvimento não é tão maior do que os outros países latinos americanos. 

Em questão de paisagens, o continente inteiro possui milhares para visitar, todas naturais e muito interessantes. Algumas são históricas dos povos incas, maias e astecas, outras são lindas paisagens oceânicas. Mas infelizmente nem todos esses pontos são procurados por muitos turistas e talvez nem por nós mesmos que estamos bem próximos.

Vamos tratar sobre a Colômbia, um país muito conhecido por ser de onde uma das cantoras mais bem sucedidas do mundo nasceu, Shakira. É sul americano e ainda traz diversas curiosidades que você precisa saber para também ficar com vontade de conhecer.

Colômbia

É um país com sistema político republicano constitucional, com fronteiras ao norte para o mar do caribe, ao leste com a Venezuela e o Brasil, o sul com o Equador e o Peru e ao oeste com o Oceano Pacífico. Possui cerca de cinquenta milhões de pessoas, sendo considerada a 28° maior população do mundo. A língua oficial do país é espanhol, representando como o terceiro maior nessa língua.

País colonizado pelos espanhóis e que por isso possui grande diversidade de etnias, seja os espanhóis, africanos, imigrantes e milhares de escravos vindos de diversos lugares do mundo. É um país com uma geografia bastante peculiar, concentrando grandes alturas na região dos Andes, algumas pastagens e paisagens litorâneas, além de contar com uma porção da floresta amazônica.

Por mais estranho que pareça as grandes cidades se localizam nas montanhas do Andes e possuem muita biodiversidade devido a essa mistura de geografias. As origens colombianas são bastante peculiares, com povos indígenas denominadas quimbaya, tairona e chibchas. A capital da Colômbia é Bogotá, o país como conhecemos começou pós-colonização, que ocorreu no século XV e XVI pelos espanhóis. 

Infelizmente foi um período de escravidão e muita morte dos povos nativos. Somente em 1819 que o país conseguiu independência, adquirindo o nome de “Grã Colômbia”, após alguns anos algumas regiões se mostraram novos países no futuro como Equador e Venezuela.

A República só chegou em 1886 na Colômbia, passando por algumas constituições divididas em liberal e conservador. Mas hoje é a quarta maior economia da América Latina, mesmo contendo riquezas espalhadas pelo país, elas são totalmente má distribuída, com isso o coeficiente de Gini é de 0,538, possuindo cerca de um quarto da população abaixo da linha de pobreza.

República da Colômbia

República da Colômbia

A área do país chega a cerca de um milhão, cento e quarenta mil quilômetros quadrados. Com quarenta e cinco milhões de pessoas. A moeda é local chamada de peso colombiano e o PIB é de 328 bilhões de Dólares.

Geografia Da Colômbia

Conhecer um pouco da natureza colombiana ajuda muito para escolher fazer uma visita. Para isso é legal saber um pouco mais clima, relevo e hidrografia.

Geografia Da Colômbia

Geografia Da Colômbia

Clima

Como se localiza bem perto da linha do equador, possui um clima bastante quente, úmido e parecido com a amazônia. Nas regiões montanhosas o clima é de montanha ou subtropical, sendo mais ameno.

Relevo

É um país com muita variação de relevo, sendo composto em sua maioria por planaltos em seu centro, planície na região litorânea. No ponto oeste o relevo é formado pela grande Cordilheira dos Andes, sendo o maior pico com mais de cinco mil metros de altura, com o nome de monte Cristóvão Colombo.

As cordilheiras são divididas em três: Ocidental. Oriental e Central.

Hidrografia

São poucos os rios desse país, mas são suficientes para a produção em geral. O rio de maior destaque se origina nos Andes e deságua no Atlântico, sendo a maioria deles com delta para o Atlântico. Os dois nomes principais são Cauca e Magdalena. Na parte mais plana os rios Yapura e Guaviare são os principais, normalmente desaguado no Amazonas.

Economia

A Colômbia é um país com a economia formada praticamente para agricultura e pecuária. Apresentando recursos naturais abundantes. Dentre os produtos plantados o café é o mais vendido,exportado e consumido, tendo o maior consumidor os Estados Unidos e a Europa.

Dados da Colômbia

Dados da Colômbia

É o maior produtor de esmeraldas do mundo, com grandes reservas de carvão, petróleo e ouro. É uma economia que só tende a crescer, com o PIB de mais de oito mil dólares. Um grande destaque da economia colombiana é o narcotráfico, comercializando drogas em números enormes.

Por incrível que pareça o narcotráfico se tornou símbolo e trouxe diversos turistas a país. Sendo um país que pode te surpreender.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *