Melhorar a retenção da informação nos fornece muitos benefícios. Um deles é a capacidade de recordar lições diárias melhor. Outra é ser capaz de efetivamente aplicar estas lições em tarefas e conseguir sucesso. Para os estudantes, não há melhor momento para ter boa memória do que durante os exames, pois a maioria dos exames são baseados no que os alunos tenham se lembrado durante a revisão do que você aprendeu nas aulas. Para outros profissionais, a memória se torna muito útil na realização de seu trabalho de maneira mais produtiva.
A Memória, Portanto, É Importante na Vida Diária
Mas não importa como nós a usamos, há pessoas que não têm a capacidade de reter a informação necessária. O fato é que essas pessoas não conseguiram desenvolver essa habilidade. Elas só não têm a técnica necessária sobre como reter a informação de maneira mais eficiente.
A Questão Agora Seria: “Quais são as Técnicas que Melhoram a Retenção da Memória?”
Primeiramente, as técnicas de retenção da memória não são teorias sobre como melhorar a memória, e são métodos práticos e comprovados. Há duas formas principais de se aprender e lembrar: através da visão e da audição.
Aprendizado Auditivo
Pessoas que estão inclinadas a se lembrar melhor através do que escutam, têm a tendência de ouvir atentamente as instruções e guardar na memória o que ouvem. Essas pessoas têm mais probabilidade de transmitir informações auditivas com outras pessoas. Eles também são capazes de escutar a informação que é relativamente imperceptível para pessoas normais. Os aprendizes auditivos não são especiais mas, eles são capazes de aprender melhor através de sua audição.
Aprendizado Visual
Os aprendizes visuais possuem a capacidade de lembrar vividamente o que viram. Eles podem facilmente identificar sinais, símbolos, imagens, direções e informações escritas. Os aprendizes visuais compõem aproximadamente 65% da população. Tendo dito isto, aqui estão as técnicas úteis para melhorar tanto os seus sentidos auditivo e visual:
Técnica do Nome pela Imagem
Util para lembrar os nomes. Esta técnica é usada basicamente para se lembrar de nomes em relação às características físicas de uma pessoa.
Acróstico
A velha técnica de formar uma frase com cada inicial do que se pretende gravar é um bom exemplo para guardar alguma informação. Por exemplo, para lembrar as notas da clave de sol numa partitura (E, G, B, D, F), podemos usar o acróstico Este Globo é Bom Demais para Falar.
Sigla
É o oposto do acróstico. A primeira letra de cada palavra de uma série é levado para fora para formar outra palavra. Por exemplo, as cores do arco-íris são vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta, ficando desta maneira VLA VAAV. Outro exemplo seria a interfase, prófase, metáfase, anáfase, telefase ou a sigla IPMAT lembra as fases da divisão celular.