Com a nova tendência da sustentabilidade, existe uma proposta de reutilizar os materiais que, aparentemente não tem mais utilidade, para fazer lindos enfeites, tanto para uso diverso, como, principalmente, para enfeitar o seu jardim. E Para alegar o seu jardim e deixá-lo com uma cara mais feliz, vamos ensiná-lo a fazer alguns enfeites.
Boneca de Cerâmica
A bonequinha de cerâmica é feita com vazinhos de cerâmica, daqueles que tem furinhos no fundo (a importância dos furinhos é para passar a cordinha e deixá-los presos uns nos outros), de vários tamanhos e o melhor: você vai poder colorir do seu gosto e fazer a bonequinha do seu jeito!
Materiais Necessários:
- 1 vaso de cerâmica extra grande arredondado (para a parte de baixo da boneca, a saia);
- 1 vaso de cerâmica grande arredondado (para a parte de cima da boneca);
- 1 vaso de cerâmica médio convencional (aquele de forma triangular, mas largo em cima e mais estreito embaixo, para a cabeça);
- 4 vasos de cerâmica pequenos convencional (2 para cada braço);
- 3 mini vasos de cerâmica convencional (1 para o pescoço e 1 para cada braço);
- Botões coloridos grandes e médios para o nariz, os olhos e o detalhe da blusa;
- Corda de Nylon;
- Linha de tricô com as cores de sua preferência;
- Tinta para cerâmica nas cores de sua preferência;
- 1 vaso de fibra de coco para o chapéu.
Modo de Fazer:
Após colorir os vasos com o molde de sua preferência e depois de totalmente secos, é hora de começar a montar a sua bonequinha. Com o vaso maior e arredondado, faça a saia da boneca, vire-o de cabeça para baixo e passe a corda de nylon no buraquinho, saindo pela parte superior (o fundo do vaso que está virado para cima) e encaixe o vaso menor, também arredondado para fazer a parte de cima, da blusa da boneca, na mesma direção e posição que está o vaso de baixo. Arremate também com a corda de nylon para ficarem fixos. Com um mini vasinho convencional (aquele de formato triangular), ponha na parte superior do último vaso, fazendo assim o pescoço e os outros dois mini vasos, prenda cada um de um lado do vaso grande (parte de cima, da blusa), fazendo o início de cada braço e complete com 2 vasos pequenos de cada lado, lembrando sempre de amarrar os vasinhos, para que fiquem firmes e bem presos.
Por último coloque o vaso médio convencional (forma triangular) em cima do último mini vaso posto (o pescoço), mas desta vez em posição normal, com o fundo no fundo do mini vaso. Na lateral você pode colocar alguns pedaços de linha de tricô para fazer o cabelo e para finalizar, inverta o vaso de fibra de coco para formar o chapéu. Decore-o com fitas e flores.
Pronto! Agora você tem uma linda boneca feita de vasos, que darão um charme todo especial ao seu jardim.
Dica: Ao invés de fazer uma boneca, pode-se também fazer um boneco. Basta mudar as cores e modelo da pintura ou até mesmo deixá-lo na cor natural da cerâmica, o que dará um toque retrô e também muito charmoso.
Bolas Artesanais
As bolas artesanais são ótimas para dependurar em árvores e arbustos, pois dão um colorido especial ao seu jardim, mantendo-o alegre e divertido. Veja como é simples de fazê-las!
Você Vai Precisar De:
- Várias bolas de isopor de 35 mm;
- Novelos de lã nas cores de sua preferência;
- Agulha;
- Cola;
- Tesoura.
Modo de Fazer:
Pegue uma bola de isopor e num ponto específico, pegue a ponta da linha de lã, pingue um pouco de cola e prenda a ponta da linha. Espere alguns instantes para secar, pressionando com o dedo. Assim que estiver seco, comece a enrolar a linha em volta da bola de isopor. Faça algumas voltas no mesmo sentido e vai alterando, fazendo semelhante a uma cruz, para fixar bem e em seguida vai alternando e girando a linha, de tal forma que vai preenchendo toda a bola, evitando que qualquer espaço fique vazio. Para finalizar, cole a ponta na última volta. Corte um pedaço da linha e com a ajuda de uma agulha, passe pelos emaranhados para fixar e fazer o suporte de pendurar.
Repita o processo com as outras bolinhas nas cores que você escolheu. Fica charmoso e bem alegre no seu jardim.
Vasinhos de Garrafas PET
Outra ideia bem legal para ajudar na decoração do jardim e que também é sustentável, são os vasos feitos de garrafas PET. Você pode decorá-las ao seu gosto e ornamentar o seu jardim. Veja as dicas e opções:
Material Necessário:
- Garrafas PET;
- Tinta nas cores de sua preferência;
- Tesoura;
- Durex coloridos;
- Barbante.
Modo de Fazer:
Corte as garrafas PET um pouco abaixo da metade, bem rente ao fundo. Na parte da tampa, faça uns furinhos e também um pouco abaixo do gargalo (para facilitar o escoamento da água). Você pode pintar com os modelos de sua preferência ou até mesmo usar os durex coloridos para formar desenhos, linhas, curvas, enfim, tudo o que a sua imaginação mandar. Após decorado, fure as laterais e amarre com barbante, fazendo um aro para dependurá-las.
Depois de decoradas, é hora de plantar. Você pode fazer uma seleção de ervas aromáticas, de flores coloridas como os violetas, por exemplo e também com cactos e suculentas. Depois de plantadas, você pode ornar o seu jardim da melhor forma, tanto as dependurando em locais específicos, quanto as prender à parede, o que fica muito bonito quando a planta é de rama.
Bom, imaginação não vai faltar. Mãos à obra e solte a imaginação!
Vasinhos de Galochas
Uma ideia linda, colorida e sustentável é a reutilização das galochas velhas. Elas ficam lindas. Veja como se faz:
Materiais Necessários:
- Galochas (de preferência coloridas, mas caso seja de cores neutras, você também pode decorá-las com tinta ou durex coloridos);
- Pregos;
- Martelo;
- Mudas.
Modo de Fazer:
O processo é bem simples, basta plantar as mudas dentro das galochas, preparando-as como se fosse um vaso comum ou garrafas PET. Depois de plantadas, você pode distribuí-las aleatoriamente pelo jardim, pô-las juntas, num local específico, poderá também prende-las no cercado ou simplesmente fazer uma Mandala no centro do jardim.
O colorido das galochas dará um “up” bem criativo e descontraído no seu jardim. Aproveite para se divertir e desestressar com o manejo das plantas, pois nada mais gostoso e saudável que o contato com a natureza.