Na era da Globalização vivemos uma fase em que as fronteiras físicas não tem mais importância, podemos saber o que está acontecendo nesse momento em países distantes como o Japão ou Índia, por exemplo. O processo que vem unificando diferentes mercados é um reflexo dos avanços tecnológicos pelos quais a humanidade vem passando e vem determinando uma nova cultura.
Embora pareça interessante essa possibilidade de estar a par de tudo o que acontece no mundo assim como aproveitar as vantagens que o fim das fronteiras oferece não podemos deixar de observar que há alguns pontos que podem ser desafiadores. A seguir vamos explicar melhor o processo de Globalização sob a ótica de suas vantagens e dos desafios que oferece.
Afinal, O Que é Globalização?
A origem da globalização está no aumento da relevância do modelo econômico capitalista com foco na mundialização e redução da existência de fronteiras. A conexão entre países distantes se dá por meio da economia, da política social e da cultura. É como se não houvesse mais uma separação entre as nações, contudo, num âmbito subjetivo e não necessariamente físico, pois ainda há muitos países que protegem suas fronteiras contra o que consideram um movimento de invasão de estrangeiros.
Os principais beneficiados pela Globalização são os países com maior poder econômico que passam a contar com extensões de seus mercados consumidores instalando empresas transnacionais em nações com menor poder aquisitivo. O desenvolvimento de aparatos tecnológicos como a internet e sistemas de comunicação via satélite permitiram que esse modelo se tornasse viável. Esse é um fenômeno resultante da chamada Terceira Revolução Industrial que pode ser chamada também de Revolução Técnico-Científica Informacional.
Como a Globalização Influencia a Cultura?
A Globalização tem grande impacto no âmbito econômico, porém, também exerce influência na cultura de diferentes povos. O fluxo intenso de informações enviadas pela televisão, internet entre outros meios pode contribuir para mudar alguns hábitos sociais.
Um exemplo de como a Globalização afeta a cultura é observar as redes de fast food estão presentes em praticamente todos os países do planeta introduzindo mais do que apenas um tipo de alimento, um estilo de vida de sua nação de origem. Porém, por outro lado elementos da cultura local podem interagir com esses produtos da Globalização.
Conheça as Vantagens da Globalização
Compressão Espaço-Tempo
A vantagem mais óbvia da Globalização certamente é ter reduzido o tempo da comunicação permitindo que as pessoas tenham acesso a notícias em tempo real. O fenômeno que recebeu o nome de ‘compressão espaço-tempo’ somente foi possível devido ao desenvolvimento de tecnologia de comunicação como a internet. O conhecimento não está mais confinado as fronteiras geográficas dos seus desenvolvedores e se tornou possível inclusive realizar a troca de descobertas.
Redução dos Custos dos Produtos
O processo da Globalização permitiu que a produção de inúmeros bens tivesse seus custos largamente reduzidos tornando possível o acesso aos mesmos com investimentos menores. Embora não seja exatamente o foco desse fenômeno econômico a redução de custos é uma realidade em alguns setores. O intercâmbio de informações permitiu inclusive criar novos mecanismos produtivos de maneira a ter mais uma fonte de redução de preços.
Facilidades Econômicas
Não se pode falar a respeito de vantagens da Globalização sem citar as facilidades econômicas advindas desse processo como a maior difusão econômica que torna mais fácil o acesso a empréstimos e financiamentos amplos de todo tipo de dívidas. O mercado econômico mundial se tornou um só integrando diferentes nações.
Conheça os Desafios da Globalização
Dificuldades Promovidas pelo Sistema Capitalista
Um dos grandes desafios que a Globalização nos trás é o da administração das dificuldades promovidas pelo sistema capitalista. Sendo esse fenômeno um amplificador do modelo de livre mercado é natural que contribua para o crescimento das barreiras impostas por um sistema em que apenas os mais fortes têm chances. O aumento da pobreza e de pessoas na linha da miséria tem feito com que esse fenômeno se torne alvo de inúmeros debates.
Falta de Regulamentação Trabalhista
A Globalização encurtou as distâncias de tal maneira que as empresas passaram a concentrar as suas fábricas em países nos quais podem contratar mão-de-obra a um preço irrisório. As pessoas que precisam se submeter a esse tipo de trabalho não conseguem ter uma vida com a mesma qualidade daquelas que nasceram em países desenvolvidos. Enquanto houver a chancela desse sistema vigente haverá enormes distâncias sociais.
Ritmo de Transmissão de Informações Desigual
Certamente você tem uma ideia sólida a respeito das culturas norte-americana, francesa ou inglesa, porém, pode ter alguma dificuldade para identificar os pormenores de culturas de países menores do continente asiático. Isso se deve a diferença de ritmo de transmissão e difusão de informação que faz com que algumas nações ganhem mais destaque enquanto outras se mantêm no ostracismo. Um dos principais desafios que a Globalização precisa enfrentar futuramente é o de conseguir uma sintonia para reduzir as diferenças de crescimento.
Exploração do Meio Ambiente
A possibilidade de explorar mais extensivamente países subdesenvolvidos que possuem grande riqueza natural criou um descontrole global. O consumismo que se instaurou no mundo todo contribuiu significativamente para o aumento da dilapidação dos recursos naturais bem como para ações mais agressivas das nações mais ricas em relação as mais frágeis.
Basta que observemos o crescimento das taxas de poluição do último século, o aumento da dependência de recursos não-renováveis, a redução da água doce e o aquecimento global para termos certeza que estamos enfrentando uma situação complicada.
Crise Globalizada
A interligação econômica de todo o mundo tem as suas desvantagens também sendo a principal delas a facilidade de transmissão de problemas financeiros. No ano de 2008 a crise que teve início nos Estados Unidos chegou rapidamente a países da Europa e posteriormente a outros continentes deixando um rastro de desemprego e aumento de dívidas públicas.
Ao longo desse artigo você pode acompanhar as vantagens e os desafios que a Globalização cria todos os dias e que impactam a vida no planeta.