As crianças sempre se divertem bastante nas gincanas escolares, é um momento de juntar os amigos para brincar e competir de uma forma saudável. Se você sabe da importância das gincanas escolares e pretende organizar uma na sua escola vai gostar das dicas de brincadeiras que selecionamos abaixo.
Dicas de Brincadeiras Para as Gincanas Escolares
Brincadeira – Corrida da Vassoura
Se você já assistiu ao programa “Chaves” irá tirar de letra essa brincadeira. A corrida da vassoura é só de ida e tem como objetivo central que um competidor da equipe faça o trajeto até a linha de chegada com uma vassoura equilibrada na palma da mão.
O competidor deverá correr com a vassoura apoiada na palma da mão. Se a vassoura cair antes de chegar na linha de chegada o competidor deve retornar para o começo e fazer tudo de novo. O vencedor será aquele que realizar a tarefa corretamente primeiro.
Brincadeira – Corrida de Braço
Nessa atividade deverão correr dois representantes de cada equipe. Deverão ser feitos no chão dois riscos, sendo que cada um deve estar a exatos 2 metros de cada participante. Os participantes deverão então se apoiar um no ombro do outro usando os braços. O objetivo dessa brincadeira é fazer com que o participante da equipe adversária ultrapasse o risco. Aquele que conseguir fazer isso antes ganha.
Brincadeira – Corrida dos Sentados
Essa corrida é de ida e volta, os participantes devem se deslocar sentados e não podem usar as suas mãos para fazer nada. Na corrida da ida se deve ir de frente e já na volta vir de costas. Não é permitido se virar, o vencedor é aquele que conseguir voltar primeiro.
Brincadeira – Aperto
Participam desse jogo duas equipes, para começar deve ser riscado no chão um retângulo para cada equipe do mesmo tamanho. O objetivo é que todos os componentes da equipe fiquem nesse retângulo por 30 segundos. Depois de passado esse tempo a equipe que conseguiu permanecer no retângulo tem o direito de diminuir o espaço da equipe adversária, de maneira que ela tenha menos espaço para colocar os seus componentes.
O jogo vai até o momento em que uma das equipes esteja num retângulo tão pequeno que não seja possível para os integrantes da equipe permanecer. A outra equipe será a vencedora.
Brincadeira – Guerra de Papel
Participam dessa brincadeira duas equipes que deverão estar em dois campos distintos separados por um espaço. Cada uma das equipes deverá contar com dezenas de bolinhas de papel. As duas equipes deverão, ao sinal, começar a jogar as bolinhas no campo do adversário. Ambas equipes devem jogar bolinhas na equipe adversária e tirar as bolinhas arremessadas do seu espaço.
O grande objetivo é chegar ao fim do jogo com menos bolinhas de papel em seu campo que a equipe adversária. Ao fim do tempo o ‘juiz’ deverá fazer a contagem e determinar qual é a equipe vencedora, ou seja, aquela que tem menos bolinhas em seu campo.
Brincadeira – Túnel
Participam desse jogo duas equipes com quantidade de participantes iguais. Cada uma das equipes deverá formar um túnel, basicamente os participantes devem ficar um atrás do outro e manter as pernas abertas. Trata-se de um tipo de corrida, quando o ‘juiz’ disser ‘já’ o último da fila deverá passar por baixo do túnel e seguir em frente.
Em seguida o último deverá fazer o mesmo de maneira que o túnel de pessoas vá se distanciando cada vez mais para a frente. Será a equipe vencedora quem chegar antes na linha de chegada da corrida de túneis.
Brincadeira – Macaco Cego
Participam dessa brincadeira duas equipes, cada equipe deverá escolher um representante. O juiz do jogo deverá desenhar um retângulo grande e dentro dele desenhar diversas linhas. Ambos jogadores devem ser vendados e tem como objetivo chegar ao final do percurso sem pisar nas linhas desenhadas dentro do retângulo.
A equipe deverá orientar o seu representante para evitar que ele pise nas linhas. Aquele que pisar na loinha deve voltar ao início. O participante que pisou na linha e deve voltar ao início pode tirar a venda para fazer isso. Será o vencedor aquele que conseguir terminar primeiro o trajeto sem pisar nas linhas.
Brincadeira – 2° Andar
Trata-se de um tipo de pega-pega feito em duplas. Cada dupla deve ter o montador e o que será montado. Aquele que é o montador deverá montar no pescoço do montado para tentar pegar os outros que também deverão estar montados. É importante dizer que somente os montados é que podem pegar.
Brincadeira – Vassobol
Com inspiração no Quadribol do bruxo Harry Potter, a brincadeira conhecida como Vassobol, consiste em colocar a bola no gol do adversário com a ajuda de uma vassoura. O time vencedor será aquele que conseguir fazer mais gols.
Brincadeira – Toca
Para fazer essa brincadeira será necessário desenhar várias tocas em forma de círculos num espaço grande. Sempre deverá haver uma toca a menos do que o número de jogadores. Os jogadores deverão fazer uma roda e cantar uma música enquanto giram nesse roda, o lugar deve ser um pouco distante do espaço em que estão as tocas.
Assim que o juiz determinar que a música deverá parar todos deverão soltar as mãos e sair correndo para sentar numa toca. O participante que não conseguir será eliminado e para a rodada seguinte uma toca será apagada. O vencedor será aquele que sentar na última toca.
Brincadeira – Estoura-Bexiga
Cada um dos jogadores deverá ter uma bexiga amarrada no seu tornozelo. O objetivo da brincadeira é estourar a bexiga dos outros jogadores e ainda proteger a sua. Será o vencedor aquele que ficar por último com a bexiga inteira.
Brincadeira – Arremesso de Bambolê
Parece com o jogo de arremesso de argolas, porém, é feito com bambolês. Para isso será necessário que uma pessoa seja colocada a 5 metros dos jogadores. Os participantes deverão então arremessar os bambolês de maneira a acertar o mesmo naquela pessoa parada. Ganha aquele que acertar primeiro.
Brincadeira – Encaixe Humano
Essa brincadeira é uma dinâmica feita com quatro pessoas que deverão ficar sentadas em bancos. Para começar cada participante deverá sentar nas costas do outro. Depois que os participantes já se encontrarem ‘deitados’ deverão ser retirados os bancos. O objetivo é descobrir como sair dessa situação.
Gincana Brincadeiras
As gincanas são ótimas atividades para serem feitas com as crianças. Além de auxiliarem nos desenvolvimentos motor, criativo e social delas, são boas para ajudarem na adaptação delas.
Separamos para vocês algumas ideias de brincadeiras divertidas de gincanas.
- Corrida de três pernas.
- Carrinho de mão.
- Corrida de ovo.
- Dança das cadeiras.
- Descura o sabor.
- Corrida do saco.
- Corrida de obstáculos.
- Cabo de guerra.
- Passar a bola.
- Mimica.
- Descobrir objetos.
- Caça ao tesouro.
- Corrida sentado.
- Qual o objeto.
- Corrida as vassouras.