Estamos em pleno verão, período em que muitas pessoas estão em férias e aproveitam o sol e o calor para curtir uma praia. Mas, para muitas mulheres essa época se transforma em um verdadeiro pesadelo, já que se sentem inseguras com celulite, flacidez e gorduras localizadas, que teimam em aparecer quando usam roupas de banho.
Devido a essa insegurança, típica das mulheres, que são naturalmente vaidosas, a temporada de verão costuma ser bastante movimentada nas clínicas de estética de todo o Brasil, tanto que esse período costuma ser o de maior retorno financeiro desses estabelecimentos.
Dentre os tratamentos estéticos mais procurados durante o verão, estão aqueles não invasivos, ou seja, não é necessária a aplicação de produtos no tecido sub-cutâneo, já que os pacientes desejam ir à praia em seguida.
No caso dos tratamentos não invasivos, um dos preferidos das mulheres é a drenagem linfática, procedimento que reduz medidas, por eliminar a retenção de líquidos e celulite. Trata-se de uma massagem que tem como objetivo ativar o sistema linfático para que elimine líquidos, inflamações e inchaços.
A drenagem linfática na estética é realizada por um profissional credenciado, por meio de toques sutis e profundos, feitos no sentido transversal. O tratamento acelera o processo de excreção de líquidos retidos nas linfas, responsáveis pelos inchaços, inflamações e retenções de líquidos responsáveis pela celulite e gorduras localizadas.
O importante é deixar claro de que a drenagem linfática não elimina a gordura, mas sim o líquido responsável pela formação do inchaço e gorduras localizadas, por onde surgem a celulite e gorduras localizadas. Por unir um conjunto de massagens com manobras suaves, a drenagem linfática, além de ser eficaz na eliminação de líquidos e toxinas, que saem por meio da urina, ainda proporciona muito bem estar ao paciente, tanto físico como mental.
Além disso, os resultados da drenagem linfática podem ser conferidos a partir da sua 10ª sessão. Se a paciente tiver interesse em combater somente a celulite, as sessões de drenagem linfática já são suficientes. Mas, se ela pretende eliminar também a gordura localizada, especialistas recomendam realizar o procedimento intercalando com duas ou três sessões de massagem estética, que intensificam os resultados.
Vale lembrar de que mesmo apresentando bons resultados em grande parte dos pacientes, a drenagem linfática não é indicada para pessoas em tratamento de câncer, com infecções agudas, trombose, entre outras. A massagem da drenagem linfática pode ser realizada de duas formas: a manual, elaborada por um fisioterapeuta ou profissional credenciado em tratamentos estéticos, que fazem o tratamento na forma de massagem; e a mecânica ou elétrica, elaborada por meio de aparelhos.
A forma mais comum, encontrada na maioria das clínicas de estética é a manual, por proporcionar resultados mais eficientes, pois o terapeuta consegue estimular melhor os gânglios linfáticos por meio de uma pressão adequada das mãos.
No caso da drenagem linfática mecânica ou elétrica, costuma ser mais aplicada para complementar a sessão manual, mas como não estimula os gânglios linfáticos, não é indicada para tratamentos pós-operatórios.