História de São Pedro Católico

Duas epístolas gerais são atribuídas a Pedro. O Evangelho de Marcos e as memórias de testemunhas oculares. Vários outros livros com o seu nome, os Atos de Pedro, Evangelho de Pedro, Pregação de Pedro, Apocalipse de Pedro e Julgamento de Pedro são rejeitados pela Igreja Católica. Considerado o primeiro papa da história.

De acordo com o Novo Testamento, Pedro foi um dos apóstolos. De modo original trabalhava de pescador quando foi lhe atribuído papel de liderança. Esteve com Cristo durante os eventos finais do mestre. Pedro designava o homem como Messias. Especialistas apontam que foi decapitado sob o comando do imperador Nero César Augusto. A lenda aponta que o represente de Cristo preferiu a morte de cabeça para baixo ao próprio pedido uma vez que se achou indigno de ser crucificado da mesma maneira que Jesus.

A tradição católica diz que o local da crucificação está na Capela CLEMENTINE, enquanto os ossos e restos mortais estão no subsolo da St. Basílica que leva o seu nome, onde o Papa Paulo-VI anunciou a descoberta escavada de um romano do século primeiro no cemitério, em 1968.

Qual a História de São Pedro?

Pedro administrava uma empresa de pesca em Betsaida. Chamado de Simão, filho de Jonas, os Evangelhos Sinópticos o apontam como símbolo da mãe-de-lei curada por Jesus na casa situada na região de Cafarnaum. Em Coríntios (09-05) é possível ler que ele era um homem casado.

Sua esposa está conhecida no Oriente como Febronia, cuja festa é celebrada no dia 28 de junho. Nos Evangelhos Sinópticos, Pedro (então Simon) pescava junto com seu irmão André e os filhos de Zebedeu, Tiago e João. O Evangelho de João também retrata a pesca dele, mesmo após a ressurreição de Jesus, na história da captura de 153 peixes. Em Mateus e Marcos, Jesus chamou Simão e seu irmão André para serem “pescadores de homens”. 

Em Lucas, Simão é dono do barco que messias usa para pregar às pessoas que se aglomeravam sobre ele na costa do Lago de Genesaré. Jesus então surpreende Simon e seus companheiros Tiago e João (André não é mencionado), ao dizer para reduzir as redes, quando então surge grande número de peixes.

Matheus descreve Pedro a andar sobre a água por um momento, mas começando a afundar quando sua fé vacilou. No início da última ceia, Jesus lavou os pés dos discípulos. Ele se recusou a deixar o mestre lavar os pés, mas quando respondeu: “Se eu não te lavar, não te parte comigo”, Simão respondeu: “Senhor, lave não somente os meus pés, mas também as mãos e a cabeça”. O ritual de lava-pés acontece no serviço de adoração na quinta-feira Santa por cristãos. 

São Pedro e o Milagre da Orelha

Certos sinópticos dizem que quando Jesus foi preso um dos seus companheiros cortou a orelha de um servo do Sumo Sacerdote. O Evangelho de João também inclui este evento e os nomes de Pedro como o espadachim e Malco na forma de vítima. Lucas acrescenta que Jesus tocou a orelha que curou de forma imediata. Especialistas consideram esse ato como o último dos 37 milagres atribuídos ao Messias.

http://www.youtube.com/watch?v=FxhgEHY1KjM

Pioneiro da Igreja Católica

Em diálogo entre Jesus e os discípulos, Pedro consegue desvendar os mistérios do mestre. Ele é “abençoado” por ter reconhecido à revelação divina. Então, Messias se dirige a Simão e lhe fornece o apelido de “Pedro” (Cefas em aramaico, pedra no grego). O fato faz com que o personagem bíblico fosse reconhecido como o pioneiro da igreja católica. O líder chegou a dizer que pretender edificar as ideais da sua fé via Simão / Pedro, o que de forma prática colocou a posição dele como a terceira força do grupo, logo atrás de Deus e Cristo.

A interpretação exegética comum de Pedro é fornecida por Daniel Harrington, que sugere o personagem como símbolo improvável de estabilidade. Enquanto foi um dos primeiros discípulos, serviu como porta-voz do grupo. A figura do líder da igreja católica também consiste em exemplo de “pouca fé”. Em Mateus XIV, Jesus dizer-lhe: “Ó homens de pouca fé, por que duvidaste?”, visto que tinha negado Cristo por três vezes. À luz do evento de Páscoa, o santo se tornou exemplo de pecador perdoado. Variação de opiniões existe quanto à interpretação da passagem em relação à autoridade e a responsabilidade que Jesus forneceu a Pedro. 

Origens do Nome “Pedro”?

Pedro não tinha sido usado como um nome até que o termo saiu da boca de Cristo, mas no mundo de língua grega se tornou nome cristão popular, segundo a tradição de destaque que ele atingiu na igreja cristã primitiva. Na Igreja Ortodoxa essa passagem é interpretada como fato que não implica destaque especial para a pessoa de Pedro, mas ao posto de representante dos Apóstolos.

Negação: Nos 04 evangelhos canônicos se conta que, durante a Última Ceia, Jesus predisse que Pedro o negaria três vezes antes do galo seguinte.  João também descrevem as três recusas.

Aparições da Ressurreição

No evangelho de João, Pedro é a primeira pessoa a entrar na tumba vazia. No relato de Lucas, o relatório das mulheres do túmulo vazio é rejeitado por apóstolos, e Pedro é o único que poder verificar por si mesmo. Na verdade, ele corre para o local. Depois de ver a sepultura vai para casa, de forma aparente sem informar aos outros discípulos.

Coríntios contém lista de fatos sobre o retorno do espírito santo. Paulo segue antiga tradição de que Pedro foi o primeiro a ver o Cristo ressuscitado e não parece ter sobrevivido ao tempo em que os Evangelhos foram escritos. No último capítulo do Evangelho de João, Pedro, em uma das aparições da ressurreição de Jesus, três vezes afirmou seu amor por Cristo, equilibrando sua tríplice negação e a posição de Jesus em confirmação de Pedro como líder.

Pedro é o primeiro da lista dos apóstolos. Também está nos Evangelhos com Tiago e João um grupo especial dentro dos representantes, presente em incidentes em que os outros não estavam, como a Transfiguração de Jesus, por exemplo. Por vezes ele confessa a sua fé no mestre com o termo “Messias”. 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Muito linda a história do Apóstolo Pedro.

    Rosana 21 de novembro de 2013 10:23 Responder
  • meu nome é pedro e eu me vejo muito parecido com sao pedro,será que faz sentido?

    pedro cesar(pedrão df) 27 de Março de 2014 20:19 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *