Influência de Fernando Pessoa Na Cultura Brasileira Ocultista e Literária

Possui influência direta na literatura consumida em nível nacional. O valor dos escritos tem relevância ao ponto do autor ser lembrado até os dias de hoje. Porém, a influência dele também trilhou o caminho religioso, como no espiritismo, embora a academia negue o fato em defesa das tradições católicas como figura central no poder religioso em terras nacionais.

Influência de Pessoa no Espiritismo no Brasil e na Europa

Entre 1912 e 1914, enquanto vivia com sua tia, participou em “sessões espiritualistas” que foram levadas a cabo em casa, mas ele foi considerado em um “elemento atrasado” pelos outros membros da sessão. O interesse de Pessoa no espiritismo foi despertado no segundo semestre de 1915, ao traduzir livros. Isto foi aprofundado no final de março de 1916, quando de repente começou a ter experiências, onde se tornou um meio, que foram revelados através de escrita automática. Em junho, 24, Pessoa escreveu uma carta impressionante para sua tia, que então vivia na Suíça.

Nascido em 13 de junho, era nativo de gêmeos, tinha como ascendente a figura do escorpião. Os personagens eram projetados de acordo com os horóscopos centrados em Mercúrio, o planeta da literatura. A astrologia era parte de vida cotidiana e Pessoa que manteve o interesse até a morte, que conseguiu prever com certo grau de precisão. Como místico era um entusiasta do ocultismo, também prestou atenção para rosas cruz e maçonaria, o que influenciou a obra literária de forma direta.  O interesse por ocultismo levou a se corresponder com Aleister Crowley. 

Legado de Fernando Pessoa Para a Cultura

Pessoa morreu de cirrose em 1935, na idade de quarenta e sete anos, com apenas um livro publicado em Português: “NBS”. No entanto, ele deixou uma vida de trabalho inédito e inacabado (mais de 25 mil páginas manuscritas ou datilografadas que foram alojados na Biblioteca Nacional desde 1988). O pesado fardo da edição deste enorme trabalho ainda está em andamento. Em 1988 (o centenário de seu nascimento), restos de Pessoa foram transferidos para o Mosteiro dos Jerônimos, em Lisboa, onde Vasco da Gama, Luís de Camões e Alexandre Herculano também estão enterrados. 

Heterônimos de Fernando Pessoa: Personagens e Espíritas

A pesquisa representa um heterônimo de transição que Pessoa utilizou durante a pesquisa a se adaptar à realidade cultural portuguesa. Após a revolução republicana, em 1910, e a consequente atmosfera patriótica, Pessoa criou outro alterego, Álvaro de Campos, um engenheiro naval português formado em Glasgow. Tradutor Richard Zenith nota que Pessoa estabeleceu pelo menos de setenta e dois heterônimos. De acordo com o próprio autor, havia três principais: Alberto Caeiro, Álvaro de Campos e Ricardo Reis. Esses personagens possuem biografias diferentes, temperamentos, filosofias, aparências e estilos de escrita. 

NBS Mensagens 1934: Por Fernando Pessoa

Livro incomum no século XX: Épico simbolista composto de 44 poemas curtos organizado em ciclos: O primeiro, chamado de “Brasão” relata protagonistas portugueses históricos de cada um dos campos e encargos no casaco de armas. Os dois primeiros poemas (“Os castelos” e “Os escudos”) se inspiram das naturezas materiais e espirituais de Portugal. Cada um dos restantes se associa ao cargo da personalidade histórica. Em última análise, todos levam à Era de Ouro dos Descobrimentos.

A segunda parte traz referências da idade da exploração das colônias e o destaque ao que tange o império marítimo, que terminou com a morte de D. Sebastião, em Ksar-el-Kebir (1578). Pessoa traz o leitor para o presente como se tivesse acordando do sonho do passado, para cair em um no futuro: Enxerga D. Sebastião e volta com a ênfase em montar imperialismo universal. O terceiro ciclo chamado de “O Encoberto” é o mais preocupante. Refere à visão de um mundo futuro de paz e do Quinto Império. D. Sebastião é importante, na verdade, aparece em todas as partes do NBS. Ele representa a capacidade de sonhar e acreditar que se faz possível alcançar sonhos.

Uma das mais famosas citações de NBS é a primeira linha de “O Infante” (pertencente à segunda parte), que consiste no homem fazer apenas se existir a vontade de Deus. Compreensão da plena submissão ao divino. Outra citação bem conhecida de NBS é a primeira linha de Ulysses: “O mito e o Nada são Tudo”, o poema se refere ao rei de Ítaca como fundador de Lisboa. 

Ensaios Literários: Fernando Pessoa

Contribuiu para revistas com uma série de artigos, trabalhos que o evidenciaram como conhecedor da literatura europeia moderna e um especialista de tendências literárias contemporâneas da sua época. As notas filosóficas do jovem Pessoa se preocupam com conceitos ao criar vasto espectro semântico em textos cujo comprimento oscila entre meia dúzia de linhas e páginas. A densidade de análise representa ponto variável nas simples expressões de pressupostos e especulação originais quando se compara ao valor histórico dos poemas. 

Qual a Influência de Pessoa à Filosofia?

Sistemas Filosóficos de Pessoa: (A) A passagem do seu famoso poema “Mar Português” de “Mensagem”, na cidade de Lagos, Portugal. (B) Espiritismo relativo e reativo como os principais polos que organizam dados em torno de experiência. (C) Espírito absoluto e materialista ao “negar toda a realidade objetiva por causa dos elementos da experiência”.

O materialista panteísmo de Spinoza e o panteísmo de Malebranche “admitem que a experiência consista em dupla manifestação de qualquer coisa que, em essência, não tem problema nenhum espírito”. Considerando dois elementos como manifestações ilusórias, de realidade transcendente à verdadeira. Há transcendentalismo, inclinados para a matéria com Schopenhauer, ou em espírito, uma posição onde Bergson.

Tal panteísta no transcendentalismo se usa para definir o projeto que “abrange e supera todos os sistemas”, para caracterizar a nova poesia de Saudosismo, na qual a “contradição típica deste sistema” ocorre e trazem resultados sociais e políticas específicos da adoção como o principal paradigma cultural, e, por fim, sugere que a metafísica e a religiosidade se esforçam “para encontrar em tudo um além”. O pensador influenciou de forma direta na literatura consumida em nível nacional. O valor dos escritos possui relevância ao ponto do autor ser lembrado até os dias de hoje. Porém, a influência dele também trilhou o caminho religioso.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Excelente material sobre o grande poeta.

    luiz fernando 3 de Abril de 2014 5:06 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *