Mitologia Grega: A História de Medusa

A Mitologia Grega é repleta de figuras interessantes e cheias de magia, como é o caso de Medusa. Ela era um monstro ctônico, do sexo feminino, que de acordo com a mitologia tinha um belo corpo e rosto de mulher, além de asas de ouro e presas de bronze. Medusa era uma das três Górgonas. As três Górgonas eram Medusa (a ladina), Esteno (a forte) e Euríale (a que corre o mundo), filhas de Fórcis e Ceto (casal de divindades marinhas). As irmãs de Medusa eram imortais, mas ela era mortal, tanto que foi morta por Perseu. Posteriormente a sua morte, a cabeça de Medusa foi utilizada pelo herói como arma e entregue por ele a Atena, que a colocou em seu escudo.

O Castigo de Atena

Uma das versões mais conhecidas diz que Medusa tinha a cabeça repleta de serpentes e também era muito feia. De acordo com as histórias, as Três Górgonas eram mulheres muito bonitas, até que Medusa fez amor com Poseidon dentro do templo da Deusa Atena. Medusa era a mais bela das três irmãs e sempre teve diversos pretendentes,  e o que mais se destacava na sua aparência eram os belos cabelos transformados por Atena em serpentes.

A deusa ficou furiosa e resolveu castigar as três irmãs, tornando as três muito feias e com uma pele escamosa e nojenta. Porém, Medusa foi a que sofreu o castigo mais severo, uma vez que também foi amaldiçoada com as serpentes em sua cabeça e se tornou uma mortal.

Para tornar o castigo ainda mais severo, Atena conferiu a Medusa o poder que fazia com que todos que a olhassem se transformassem numa estátua de pedra. Depois de serem amaldiçoadas pela Deusa, as irmãs se mudaram para uma caverna que ficava próxima a um país chamado Hespérides, no extremo ocidente da Grécia.

Próximo a caverna era possível encontrar diversas estátuas de pedra de homens e animais que se atreveram a olhar para Medusa. As três irmãs Górgonas passaram a ser temidas em toda a Grécia.

Perseu

.

Exatamente por serem muito temidas as irmãs Górgonas passaram a fazer muitos inimigos. Porém, das três, apenas Medusa era mortal. Um dia o Rei tirano de uma ilha chamada Cíclades obrigou o jovem Perseu a ir atrás de Medusa, matá-la e cortar a cabeça, sob a ameaça de violentar a mãe dele, Dânae.

Perseu e Atena

A Deusa Atena se comoveu com a história de Perseu e resolveu ajudá-lo nessa tarefa nada fácil de matar Medusa. Dentre os apetrechos que a Deusa (juntamente com outros Deuses) deu a Perseu para travar a batalha estavam um elmo, que o deixava invisível (presente de Hades), sandálias aladas (fornecidas pelo Deus Hermes), um escudo feito de bronze brilhante e uma espada para lutar contra Medusa e suas irmãs, e ainda um alforje chamado quíbisis para poder carregar a cabeça cheia de serpentes.

Como Perseu Matou Medusa

Quando chegou a caverna Perseu entrou com o seu elmo, que o tornava invisível, e as três Górgonas estavam dormindo. Ele caminhou de costas, apenas sendo guiado pelo reflexo do seu escudo.

Depois Perseu utilizou as sandálias aladas para sobrevoar as irmãs Esteno e Euríale, para chegar a Medusa. Pelo fato de não poder olhar diretamente para Medusa para não ser petrificado, ele utilizou o reflexo do seu escudo e a decapitou. Para levar a cabeça embora Perseu utilizou o quíbisis e saiu da caverna sem que as irmãs de Medusa pudessem ver, devido ao seu elmo.

Perseu entregou a cabeça a Atena, que passou a utilizá-la em seu escudo para se proteger.

.

 

Versões de Medusa na Mitologia Grega

A Mitologia Grega sempre tem várias versões para as mesmas histórias, numa outra versão da história da Medusa, por exemplo, ela e as irmãs já teriam nascido feiosas e com cobras na cabeça.

Na obra “Prometeu Acorrentado” existe um trecho que fala sobre a origem das três Górgonas e as descreve como:

“Lá perto delas suas três irmãs feiosas, as Górgonas, aladas

Com cobras no lugar de cabelo — odiavam o homem mortal —”

Porém, alguns artistas acabam por retratar as Górgonas, principalmente Medusa, como mulheres que ao mesmo tempo que são muito bonitas também são aterrorizantes. A versão que mostra Medusa como uma bela moça antes do castigo de Atena faz parte da obra do poeta romano Ovídio.

Dentro dessa obra é possível encontrar trechos em que Perseu descreve a punição dada por Atena como sendo justa e merecida pelo comportamento de Medusa.

http://www.youtube.com/watch?v=lfIxMr0i7vc

A Morte de Medusa

.

 

Algumas versões da história contam que Medusa estava grávida de Poseidon quando foi morta por Perseu. De acordo com essas versões, quando o herói decapitou Medusa surgiram duas criaturas: o cavalo alado Pégaso e o gigante dourado Crisaor. Seria como se na verdade Medusa tivesse ficado mais forte após a sua morte, uma vez que originou outras criaturas.

Medusa e os Corais do Mar Vermelho

Além de ser uma das criaturas mais interessantes da Mitologia Grega, a criação dos corais do Mar Vermelho são atribuídos ao sangue de Medusa. Quando Perseu passou nessa região com a cabeça de Medusa, o sangue da Górgona respingou por sobre os corais, que se tornaram vermelhos como o seu sangue.

O Simbolismo de Medusa

http://www.youtube.com/watch?v=UV6OJ8XYfk8

A figura da Medusa é muito forte na Mitologia e também fora dela, para se ter uma ideia muitos templos possuem imagens da cabeça da górgona como forma de espantar os maus espíritos.

Entretanto, o simbolismo dessa personagem tão importante vai ainda muito além, uma vez que representam a ideia de escudo. O nome do escudo de Atena (que continha a cabeça da Medusa) era Aegis, e que originou o nome “Égide”, que significa Escudo. Dessa forma, podemos chegar a conclusão de que a Medusa está simbolicamente representando o escudo.

.

 

Além disso, quando analisamos, nos damos conta de que Medusa foi morta graças a utilização do escudo brilhante de Perseu, que pode evitar olhá-la diretamente e assim virar pedra, como tantos antes dele. A história de Medusa na Mitologia é realmente uma das mais ricas de versões e significados, vale a pena conhecer melhor. Trata-se de uma leitura bastante interessante.

Medusa História

Muito conhecida na mitologia grega, a medusa ficou bem conhecida por sua aparência. Seus cabelos em formas de serpentes, assas de ouro e pressas de bronze são algumas características dela.

Falando também do poder dela que é putrificar apenas com o olhar, sendo um dos mais fortes e assustadores da mitologia grega. Mas o que muitos não sabem é que antes de ela ter se transformado em um monstro, a Medusa era uma linha mulher, filha de duas divindades.

Medusa Historia

Medusa Historia

História De Medusa

Na mitologia grega Medusa significa ‘’protetora’’, ‘’sabedoria’’ e ‘’guaridã’’. Medusa era uma mulher representada com serpentes no lugar de seus cabelos, asas de ouro e presas de bronze.

Sua história se baseia em uma vida com alguns acontecimentos trágicos. Ela era uma mulher solitária e incapaz de amar e ser amada, tudo por conta de sua aparência.

Separamos para vocês algumas curiosidades sobre a Medusa:

  • As esculturas pintadas da Medusa serviam de decoração nos templos gregos e acreditavam que se afugentavam os maus espíritos.
  • O rosto de Medusa foi adotado como um símbolo da luta feminista.
  • Os corais do Mar Vermelho são atribuídos ao sangue de Medusa.
História De Medusa

História De Medusa

Mito Da Medusa Resumo

Uma das principais figuras da mitologia grega foi a Medusa, que nada mais era representado como um mostro, com serpentes como forma de cabelos e asas.

Como todo personagem da mitologia grega, a Medusa também apresentava alguns mitos e para vocês conhecerem melhor separamos alguns deles neste post.

Uma das mais conhecidas é a que diz que Medusa foi representada como uma donzela, e que certo dia ela teria recebido diversas cantadas de Poseidon, e por culpa dele seus cabelos teriam se transformado em serpentes.

Outro mito, ainda relacionado a Poseidon era de que Medusa esperava um filho dele.

Mito Da Medusa Resumo

Mito Da Medusa Resumo

Medusa Antes Da Maldição

Considerada a única das três irmãs sacerdotisas de Atena, Medusa é conhecida por ser deusa da sabedoria. Acompanhada de uma grande beleza e belos cabelos. Infelizmente tudo mudou quando seu caminho foi traçado pelo Deus dos Mares, Poseidon que logo depois de conhece-la teve o desejo de ter ela só para ele. Por conta disso, ele atacou ela com suas segundas intenções.

Após esse ataque Atena considerou como uma ofensa e acabou punindo Medusa, dando cobras no lugar de seus cabelos e o poder de transformar pessoas em pedras.

Medusa Antes Da Maldição

Medusa Antes Da Maldição

Fotos Da Medusa

Medusa foi uma das personagens mais famosos da mitologia grega. Ela era caracterizada por um monstro no corpo de uma mulher. Filha de Ceto e Fórcis que foram as divindades marinhas, e seus irmãos Esteno e Euríale. Um fato bem curioso era que Medusa era mortal.

Fotos Da Medusa

Fotos Da Medusa

 

Fotos Da Medusa

Fotos Da Medusa

 

Fotos Da Medusa

Fotos Da Medusa

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • E muinto importante gostei e mais legau ainda o livro da mitologia grega

    Nome vitor wesley 1 de julho de 2013 18:50 Responder
  • a historia da medusa é muito legal e enteressante eu adorei

    Cindy lima sousa 23 de setembro de 2013 20:06 Responder
  • Gostei explica muito bem sobre medusa a morte sobre as irmas etc.

    Ana Marcia 25 de setembro de 2013 23:38 Responder
  • Nossa eu adoro esses negocios de mitologia, sou louca por mais conhecimento sobre todos a Medusa foi uma das minhas escolhidas para saber mais sobre ela …

    Marcyelle 20 de outubro de 2013 6:50 Responder
  • nossa medusa e umas da minhas personagens mais lindas

    jhonatan 6 de Janeiro de 2014 22:02 Responder
  • sou apaixonada dessas coisas de mitologia grega tenho ate o livro de perseu jacyson

    kamilla nathally 7 de Janeiro de 2014 21:13 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *