Sempre que nos referimos ao termo mitologia, as primeiras lembranças que nos vêm à cabeça são referentes às mitologias grega e a romana. Parte desta relação vem desde quando somos crianças e estabelecermos nossos primeiros contatos com os textos mitológicos destes dois povos, que são os mais conhecidos e disseminados em nossa cultura. Eles possuem traços marcantes como os deuses do Olimpo e suas relações um tanto quanto conturbadas com o ser humano.
Porém, existem outras mitologias tão ricas quanto as de origem grega e romana, mas que acabam passando despercebidas da maioria das pessoas por pura falta de conhecimento.
A mitologia maia, por exemplo, é marcada por crenças politeístas dessa civilização do período pré-colombiano, uma cultura mesoamericana que permaneceu fiel a sua religião há cerca de 3 mil anos, estendendo-se até o século IX.
Apesar de ser uma mitologia muito rica, apenas três textos maias completos conseguiram sobreviver através dos tempos, pois a maioria deles foi queimada pelos espanhóis na época da invasão, tornando a mitologia maia conhecida na atualidade um tanto quanto limitada.