Programa do poder público nacional que visou ensinar educação básica para cidadãos brasileiros no sentido de preparar jovens indivíduos não apenas para o mercado de trabalho que se desenvolvia ao final da década de sessenta do século XX, como também integrar na sociedade a melhorar as perspectivas de vida. Mobral: Lei 5.379/1967.
MOBRAL e Ditadura Militar
Não se pode ignorar o fato de que o programa ficou no auge durante a época da ditadura dos militares no país, que de forma oficial durou de 1964 a 1985. Pessoas com cidadania nacional e idade entre a juventude e a fase adulta tinham que frequentar o Mobral. Na época o país esteva carente no que tange a educação, o que de certa forma prejudicava o aumento do ciclo da economia nacional. Para tentar resolver o problema os governantes apostaram no programa a ensinar o público que em media tinha idade acima do que se espera em termos convencionais na grande parte dos grandes países econômicos do capitalismo.
MOBRAL: Ascensão e Crise
Parte da opinião pública era a favor do programa, também porque estava movida por militares e à prática de censura. Depois do Movimento dos Cem Mil no Rio de Janeiro se ampliou os investimentos para a educação pública, o que também levou maior quantia de dinheiro para o programa que visou aumentar a educação básica entre brasileiros que também estavam atrasados na grade escolar e não tinham dinheiro para arcar com os custos para educar. Porém, no começo dos anos oitenta do século XX as crises econômicas prejudicaram na oferta de investimentos ao projeto e com o passar dos anos o preço aumentou em ritmo rápido.
Benefícios do Mobral Para A Educação Brasileira
Os índices do Ministério da Educação ficam em favor do MOBRAL. Por exemplo, no começo da década de quarenta do século XX mais da metade dos brasileiros não sabiam ler ou escrever. O cenário continuou pelo menos até o início dos anos sessenta do mesmo século. Entre 1960 e 1970 o valor caiu para a taxa de 33%, período no qual a instituição passou a atuar no hemisfério nacional de forma oficial. Entre as décadas de oitenta e noventa, o índice chegou aos 20%. No começo do século XXI a taxa ficou em aproximados treze por cento.
Professores Em Alta No MOBRAL
Apesar da supressão das liberdades individuais, há críticos que indicam pontos favoráveis para a época militar no Brasil por causa do aumento de valor que aconteceu ao ensino público, com professores que recebiam salários justos e jovens que deixavam a escola apenas quando sabiam a matéria de verdade e não sem saber ler e escrever, como aconteceu em parte do sistema de educação nacional entre 1990 e 2010.
Para compor o quadro de funcionários MOBRAL os técnicos precisavam de perícias em campos de atuação distintos, o que de certa forma tinha influência direta na melhora da qualidade. Porém, há parcela da sociedade que não teve chances de ingressar no sistema de ensino por razões distintas, desde ajuda na economia do lar como também por moral em local longe dos centros econômicos.
Quais Os Principais Métodos do MOBRAL?
Na grade escolar dos alunos tinham conhecimentos teóricos de nível pedagogo, militar, econômico, político, social, linguístico, sociológico, social, matemático, contábil, geográfico, histórico, comunicativo e nutritivo. De acordo com as regras oficiais a base do método de ensino funcionava para objetivar práticas como:
A: Contar, escrever e ler, três aspectos bases na estrutura de ensino;
B: Quem está na sala de aula precisa participar de práticas que servem para evoluir a riqueza do vocabulário.
C: Professores precisam atuar no sentido de evoluir a capacidade de raciocinar com base em aspectos que ajudam em resolver as problemáticas dos locais em que residem, ou seja, da comunidade.
D: Fazer com que o trabalho seja encarado como prática afirmativa para se desenvolver no meio social. Necessário observar com olhos especiais os alunos que possuem pontos criativos acima da média em determinados setores.
E: Não apenas aproveitar da melhor maneira possível os recursos como também saber quais os principais deveres, direitos e formas para que a comunidade participe de acordo com as regras constitucionais.
F: Primar por conservar e se emprenhar para que aconteçam práticas de ensino em ambientes que estejam conservados e com conduções de saúde adequadas para desenvolver a educação.
G: Fiscalizar e se certificar de que cada parte desempenha o papel de acordo com as regras estipuladas de forma prévia também na esfera da infraestrutura comunitária ou práticas para conservar.
H: Em termos práticos atua na sociedade para desenvolver e levar aumento de bem-estar para a população em geral.
Quais Diferenças e Semelhanças entre MOBRAL e Paulo Freire?
Os professores que atuavam no sistema de ensino tinham base em aproveitar ao máximo e por consequência trazer aulas repletas de significados ao público. Em certos pontos o conjunto tinha método diferente do que os esquemas de Paulo Freire. Mas também tinha semelhança, como no esquema para gerar palavras e o processo que serve para ajudar no sistema que serve para ensinar o alfabeto.
O ponto de diferença de destaque entre os dois sistemas está no fato de que o MOBRAL trabalhava com método uniforme quanto aos materiais que estavam presente nas salas de aula espalhadas no Brasil. A crítica aponta no sentido de que a sistemática não corresponde às verdadeiras demandas que existem nas zonas nacionais, o que atrapalha o público em compreender o conteúdo com pragmatismo.
Por teoria se pode dizer que os militares usaram os métodos de Freie para desenvolver o sistema MOBRAL, mas também colocaram pontos que serviam para se adequar aos interesses nacionais. Por exemplo, não visa libertar o povo, mas de certa maneira atua com três esferas nacionais para integrar o ensino: Sociedade política, civil e infraestrutura.
Com o passar do tempo os custos ficaram elevados. Porém, por causa dos resultados positivos o governo modificou a estrutura no sentido de continuar com o MOBRAL ao implantar o Conjunto Didático Base – documento com as diretrizes das novas regras que tinha como base conjunto de programas designado para diferentes setores da educação.
caros amigos. acho que a mobral, foi um marco na educação.
ela de qualquer frma levantava a auto-estima das pessoas mais velhas,
parabens a quem fez este trabalho descreendo a mobral.
fui professora e fiz muito pelo povo n sentido de liberdade
como diz-Paulo Freire- Educação com pratida de liberdade…..
isinei e aprendi muito….