Música Tradicional Mexicana

A música tradicional mexicana é amplamente diversificada e possui influencia de muitas culturas (com destaque para a influência dos índios mexicanos e dos europeus), que vem desde a idade média aos dias atuais e influenciou a diversidade de estilos musicais existentes.

A música tradicional mexicana pode ser dividida da seguinte forma:

a)    Música Popular Tradicional;

b)    Música Popular de Raízes Folclóricas;

c)    Música Popular de Raízes Latinas;

d)    Música Popular Contemporânea;

Existem muitas músicas, canções e cantores de origem mexicana que são mundialmente conhecidos, o que torna a música mexicana ainda mais conhecida e forte mundialmente. Entre as canções mexicanas conhecidas estão: Bésame Mucho, La Bamba, Solamente uma Vez e outra infinidade de canções mundialmente conhecidas.

Por isso a musica mexicana é tão conhecida e admirada em todo o mundo, no entanto neste texto daremos destaque as informações referentes a musica popular tradicional do México.

A Música Popular Tradicional Mexicana

A música popular mexicana pode ser classificada de 02 (duas) formas:

a)    De acordo com o número de integrantes e a disposição dos músicos;

b)    De acordo com o gênero musical;

Música Popular Mexicana – Quanto ao Número de Integrantes e Disposição dos Conjuntos Musicais Mexicanos

Com relação a forma de agrupamento (numero de integrantes e disposição) dos conjuntos da musica tradicional mexicana, podemos encontrar: os conjuntos huasteco, o Mariachi, o Trio, o Conjunto Calentano, o Conjunto Jarocho, norteño e a Marinmba Orchestra.

http://www.youtube.com/watch?v=tQCQyWqbH4Y

O Mariachi

Um dos mais conhecidos é o Mariachi, que é oriundo da cidade de Cocula, que fica localizada no estado mexicano Jalisco. O Mariachi é tido como um representante legítimo da musica e da cultura do México, sendo um tipo musical executado por um grupo de no mínimo 05 (cinco) músicos que se apresentam vestidos de roupas típicas das localidades rurais do México.

Normalmente, as bandas de Mariachi possuem a seguinte composição instrumental: 02 (dois) violinos, 01 (um) violão, 01 (uma) guitarra grande (na linguagem mexicana é chamada de guitarrón) e 01 (uma) vihuela – instrumento parecido com a guitarra, no entanto apresenta uma volta redonda ecoando um som maior que a guitarra tradicionalmente conhecida.

Atualmente, é possível encontrar bandas de Mariachi que tenham outros instrumentos musicais como trombetas e harpas.

Entre os interpretes mais conhecidos e famosos do Mariachi estão os seguintes: Pedro Infante, Vicente Fernandez, Antonio Aguilar e outros intérpretes.

O Conjunto Jarocho

Típico conjunto musical do folclore mexicano que se caracteriza por ser composto de arpa jarocha, jarana, leona e requinto.

Em alguns conjuntos podem apresentar violino, pandero octogonal, guiro, marimbol e quijada.

O repertorio musical do conjunto jarocho consiste em tocar os sones jarochos.

Huasteco

O Huasteco é um gênero musical influenciado pelos indígenas que habitavam o México e os espanhóis que colonizaram o país. Esse tipo de conjunto é composto por huapanguera (espécie de guitarra), da Huasteca Jarana (instrumento de cordas) e um violino.

Esse conjunto se destaca pelo som virtuoso e extravagante exalado pelo violino. Os gêneros musicais executados por esse tipo de conjunto são o Son Jarocho e o Fandango Español.

O Norteño

Conjunto musical do folclore mexicano, que é composto de acórdão, contrabaixo, bateria e bajo sexto. Em alguns casos, pode apresentar um saxofone.

Esses grupos são muito populares no México, como também pela população de origem mexicana que habita nos Estados Unidos.

Música Popular Mexicana – De Acordo Com Gênero Musical

A musica popular mexicana possui diversos gêneros musicais típicos, como os listados a seguir: Ranchera, Son Huasteco, Son Jarocho, Danzón, Bolero, Son Istmeño, Son Jaliscience, Chilena, Son Calentano, Son Planeco, Cancion Cardenche e outros gêneros musicais diversos.

Música Ranchera

A música ranchera é um gênero musical mexicano ligado ao mariachi. Esse gênero musical também é tocado por grupos chamados de conjunto norteño e banda duranguense.

A ranchera é uma musica tipicamente rural – a palavra ranchera é derivada de rancho, que acabou se tornando um símbolo nacional do México.

As musicas deste gênero musical são compostas de introdução instrumental, com verso e refrão, sendo utilizados instrumentos como: violão, trompetes, acordeons e violinos.

Um gênero musical que se aproxima da ranchera é o chamado corrido, que são musicas que contem historias épicas dos heróis mexicanos, e são tocadas pelos mesmos grupos musicais que executam as rancheras.

Musica Son Huasteco

Música tradicional do México que se caracteriza por ser oriunda da região huasteca e por sofrer influencia da cultura indígena, africana e espanhola.

A música geralmente é tocada pelo conjunto huasteco e é executada pelos seguintes instrumentos musicais: guitarra huapanguera, violino e huasteca orgias.

Esse estilo musical se destaca pelo improviso, pois os músicos precisam compor as letras e os arranjos das canções.

Música Son Jarocho

A Son Jarocho é um tipo de música popular mexicana, que misturam versos de humor, aliados com temas, como por exemplo: amor, natureza e etc.

A Son jarocho é executada por um conjunto musical (Conjunto Jarocho) que utiliza os seguintes instrumentos: A Jarana Jarocha (espécie de pequena guitarra), requinto jarocho, a arpa jarocha, leona, quijada e guiro.

A música Son Jarocho mais conhecida é La Bamba, que ficou mundialmente conhecida pela versão feita por Ritchie Valens e pelo filme norte americano que tem o mesmo nome.

Atualmente, alguns grupos de rock mexicanos tem feito uso de instrumentos típicos do Son Jarocho.

O Danzón

O danzón é um ritmo e uma dança nativa de Cuba que, no entanto se tornou popular e como membro ativo e forte na cultura mexicana, graça a músicos de origem cubana que levaram a musica para o México.

O danzón fincou raízes na cidade de Veracruz fazendo parte da identidade cultural do povo desta localidade, onde os músicos que tocam esse ritmo são chamados de orquestras de danzón.

A orquestra de danzón é geralmente composta por cornetas, trombones de pistão, clarinetes, violinos, contrabaixo e uma cabaça crioulo.

Son Istmeño

Gênero musical de origem mexicana que executa uma melodia compassada, bastante similar a valsa. Os instrumentos usados para tocar o Son Istmeño são: o clarinete, a guitarra e o bajoquinto.

Uma das principais características do Son Istmeño é o fato de ser versificado em zapoteca (uma dos grupos linguísticos mexicanos).

As suas melodias exalam romantismo, se destacando por este fato. Esse gênero musical é muito executado em festivais, feiras e casamentos.

Jon Saliscience

A Jon Saliscience é uma espécie de Mariachi Moderno, pois utiliza os mesmos instrumentos (instrumentos de corda – guitarron, vihuela e violinos), além de ritmos e batidas similares.

A musica mais conhecida deste gênero é a La Negra.

Son Planeco

O gênero musical chamado de Son Planeco faz uma combinação entre a musica, a poesia e a dança.

O grupo que executa os acordes do son planeco usa os seguintes instrumentos: harpa maior, violinos, vihuela e golpe guitarra.

O repertorio musical do son planeco possui a flange e xarope.

Música Mexicana Tradicional

A musica do México foi influenciada por uma ampla variedade de culturas, dentre elas a indígena mexicana e cultura europeia. Sua diversidade apresenta grande estilos, e suas musicas são conhecidas pelo mundo todo e alguns exemplos mais conhecidos são:

  • Bésame mucho.
  • La bamba.
  • Solamente una vez.
  • El rey.
  • Maria bonita.

Existem dois tipos de classificação que podemos usar para a música Mexicana sendo elas:

  • Agrupamento – numero de integrantes e disposição.
  • Gêneros musicais (Ranchera; Danzón; Bolero; e entre outros).
Música Mexicana Tradicional

Música Mexicana Tradicional

Tipos De Músicas Mexicanas

Conhecida por serem uma das mais ricas e complexas do mundo, a música mexicana possui diversos estilos típicos. A musica mexicana pode ser divindade em três categorias, sendo elas:

  • Música Mariachi.
  • Música Ranchera.
  • Música Regional.

Entre as músicas mexicanas mais conhecidas são: ‘’Bésame Mucho, La bamba e La Cucaracha’’.

Falando resumidamente sobre os seus típicos estilos, a musica Mariachi é um estilo bem diferentes dos outros, geralmente composta por cinco integrantes. Já a Ranchera é uma musica mais focada no amor dos mexicanos pela pátria e por ultimo a musica Regional, foi desenvolvida de uma mistura de música espanhola com música indígena.

Tipos De Música Mexicana

Tipos De Música Mexicana

Estilos De Músicas Mexicanas

Podemos dizer que a música do México é uma mistura entre as culturas Americana e Africana.

A música mexicana possui uma grande diversidade que é dividida por regiões e seus períodos de desenvolvimento. Dentre as canções mexicanas, muitas delas são conhecidas pelo mundo todo, e alguns exemplos delas são:

  • Besame Mucho.
  • Cucurrucucú Paloma.
  • Amor,Amor Amor.
  • Somos novios.
  • O rei.

Falando um pouco dos instrumentos musicais, os mais usamos são o violão, marimba e a guitarra, variando também de região.

Estilos De Música Mexicana

Estilos De Música Mexicana

 

 

Instrumento De Corda Mexicano

Dentre os diversos estilos de músicas Mexicana, o mariachi é um dos que mais se destacam. Esse estilo é conhecido por misturar de culturas nativas e que somam outras diversas culturas do mundo.

Dentre os instrumentos mais populares estão:

  • Trompete

Popularizado na década de 1930, se tornou um dos elementos fixos. Com um som alto e estridente era mais fácil identificar nas transmissões.

  • Violões

Dentre os diversos violões usados estão: vihuela e guitarron. O guitarron por sua vez era um instrumento um pouco mais difícil de tocar, ele era composto por 6 cordas.

Instrumento De Corda Mexicano

Instrumento De Corda Mexicano

México Música Tradicional

O México é um país com uma grande variedade quando falamos de cultura, a música por exemplo, é um dos principais assunto quando falamos dessa diversidade. Ela se destaca por conter diversos estilos musicais, dentre os mais diferenciados agradando a todo o público.

A maioria das músicas tradicionais do México são conhecidas pelo mundo todo, as mais conhecidas dessa lista são: ‘’La bamba’’, ‘’Maria Bonita’’ e ‘’La Cucaracha’’. Dentre os estilos música de referencia estão: Musica regional, musica tradicional, musica popular e entre outros.

México Música Tradicional

México Música Tradicional

 

Música Típica De México

Como sabemos todo país possui a cultura, seja era sua culinária, religião, danças, música etc.

Falando em especifico, o México possui uma cultura muito grande, sua diversidade é o que faz seu diferencial. A música do México por exemplo, ela é o resultando de uma miscigenação entre algumas tradições que envolvem a África, América e Europa. Além disso ela possui diversos estilos que são separados por cada região.

Dentre suas canções mais conhecidas tanto no México quanto pelo mundo a fora estão:

  • ‘’El king’’.
  • ‘’Guadalajara’’.
  • ‘’Sweetheart Heart’’.
  • ‘’Apenas uma vez’’.
Música Típica De México

Música Típica De México

Música Popular Mexicana

Dentre os inúmeros estilos de músicas mais conhecidas no México, o gênero pop tem o seu maior destaque. Produzidas geralmente na língua espanhola, o seu publico costuma ser mais jovem. Sua popularidade percorre o mundo entre o Brasil, Estados Unidos e América Latina.

Vamos listar alguns artistas e bandas mais conhecidas.

  • Marco Antônio Solis.
  • Alejandra Guzmán.
  • Ana Gabriel.
  • RBD.
  • Instituto Mexicano del Sonido.
  • Los Amantes de Lola.
  • Dulce Maria.
  • Jesse y Joy.
  • Lynda Thomas.
  • BelaNova.
  • Julieta Venegas.
Música Popular Mexicana

Música Popular Mexicana

Música Folclórica Mexicana

A cultura mexicana é rica em vários aspectos. A música e a dança por exemplos são as que mais se destacam.

As danças folclóricas mexicanas por exemplos, são geralmente acompanhadas por diversas orquestras e instrumentos com a guitarra.  Um dos grupos mais conhecidos são os mariachi, constituído por um grupo de ambulantes e seus diversos instrumentos dentre eles o violino, trombetas e a guitarra.

Por lá também acontece a famosa balada folclórica, onde ocorre a maior contribuição mexicana para a poesia ‘’as folclóricas americanos’’.

Música Folclórica Mexicana

Música Folclórica Mexicana

Tipos De Músicas Folclóricas Mexicanas

Diversas músicas produzidas no México são conhecidas pelo mundo todo como ‘’La Bamba’’, ‘’Bésame’’ e ‘’La Cucaracha’’. A lista de gêneros que mais fazem sucesso por esse país é grande, dentre as que mais fazem sucesso estão ‘’Pop’’, ‘’Regional’’ e Mariachis’’.

Além dessas existe as ‘’Ranchera’’, que utiliza o tema amor em quase todas as suas músicas focando em sua pátria e natureza. O estilo Regional e Ranchera são os que mais estão presentes no folclore mexicano.  

Tipos De Músicas Folclóricas Mexicanas

Tipos De Músicas Folclóricas Mexicanas

Música Tradicional De México

A música está presente na cultura de diversos países, e neste post vamos falar um pouco da música tradicional do México. Dentre os diversos gêneros presentes na música do México, separamos algumas que são mais conhecidas por eles.

Um gênero bem tradicional do país, Mariachi surgiu em meados do século XVI, após ganharam o seu sucesso, eles moram chamados para tocar em grandes festivais. Em XVII já era considera bem popular por eles.

Corridos surgiu em uma época quem delicada no México, foi durante a Revolução onde tudo começou. Servindo para retratar os eventos ocorridos, este gênero possui um estilo romântico espanhol.

Música Tradicional De México

Música Tradicional De México

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *