Seriados De Televisão
No Brasil ainda existe uma boa parcela da população que não sabe o que é um seriado de tv, isso porque no nosso país, os canais televisivos não estão acostumados a transmitir esse tipo de formato de programa, o que é mais comum por aqui são as novelas e os programas de auditório.
O seriado é um pouco diferente das telenovelas, uma vez que ele não é exibido todos os dias, ele tem uma data semanal e só vai ar, uma vez por semana naquele horário específico e ele não é transmitido de uma vez, ele é transmitido por temporadas, sendo assim ele pode ter muitas ou poucas temporadas, isso vai depender do seu nível de sucesso com o telespectador.
Alguns seriados podem durar muitos anos, alguns famosos seriados americanos já ultrapassaram as 10 temporadas, ou seja, os 10 anos, como por exemplo a famosa Grey’s Anatomy. O ponto é que para se acompanhar um seriado é preciso ser muito mais paciente do que quando se acompanha uma telenovela, uma vez que a resolução dos problemas e conflitos pode demorar muito tempo.
Hoje em dia os seriados de televisão estão cada vez mais comuns aqui no nosso país, isso porque temos hoje, alguns meios que nos trazem acesso às principais séries do mundo, isso foi possível principalmente por causa da internet, essa ferramenta globalizou a área do entretenimento, além também de democratizar.
Essa democratização que dizemos, ela ocorreu porque antigamente só tinha acesso ao conteúdo estrangeiro quem tinha tv a cabo, o que por sua vez não cabia no orçamento de muitas famílias, a internet oferece um conteúdo por um valor muito mais baixo, muito mais em conta e que cabe no bolso de muito mais gente, hoje temos por exemplo, o Netflix.
A Netflix uma das maiores empresas do planeta, que é uma plataforma de hospedagem de conteúdo de entretenimento (filmes, séries, documentários, desenhos, etc.) e que quando você se torna uma assinante, tudo isso fica disponível para você. Há também outras empresas que oferecem o mesmo serviço, mas com conteúdo diferente, tal como a Amazon Prime Vídeo e a HBO GO, entre outras.
O Que Motiva a Renovação De Uma Série De Tv?
Nós já mencionamos que uma série de televisão pode durar por muitos anos no ar, no entanto, não são todos os programas lançados que conseguem atingir esse feito, isso porque a renovação de uma série de tv para uma possível próxima temporada depende de muitos fatores, entre eles um dos principais é a audiência que ela traz a sua emissora.
A audiência, ou seja, o número de pessoas que assiste constantemente uma série, é uma das coisas mais importantes para os seus produtores, lembrando que consideramos como audiência constante ou audiência fixa, aquele valor médio de pessoas assistindo um programa a cada dia, pois ao longo da exibição em alguns momentos podem haver mais ou menos pessoas assistindo, são os chamados picos da audiência, por isso para se realizar cálculos sólidos é preciso considerar um valor médio que seja mais constante.
Tendo esse valor de audiência é então calculado se ele é um número que se torna válida a exibição da série, isso é pensado principalmente em relação ao investidores e profissionais de marketing que querem investir no horário da série, por exemplo, um programa exibido em um canal de televisão, ele conta com momentos de intervalo onde passam propagandas de alguns empresas ou organizações, se o número de pessoas que assiste a série é alto, isso quer dizer que bastante gente verá as propagandas e anunciar neste horário vale a pena para a empresa que procura promover seus produtos.
Se ao contrário o número de pessoas que assiste for muito pequeno, não valerá tanto assim a pena pagar para aquela emissora, para passar as suas propagandas durante o horário daquele seriado. Essas propagandas por sua vez é uma das coisas que mais traz dinheiro para um canal de tv, elas custam milhares e as vezes até milhões de reais, dólares, ou seja lá qual for a moeda. Por isso uma menor audiência, significa menos gente e querendo anunciar naquele horário e, portanto, menos dinheiro o que faz com que a série não se pague sozinha e dê prejuízo.
Quando falamos de séries em plataformas de streaming como Netflix, eles também calculam a audiência, eles têm os dados de quantos usuários assistiram a uma determinada série e usam isso para ver quantas assinaturas estão pagando a exibição e a licença de exibição de um determinado conteúdo, isso porque algumas produções hoje já são inteiramente feitas pela própria Netflix, mas outras são exibidas em forma de licença e eles devem pagar um valor para os donos ou produtores da série.
O mesmo acontece com outras plataformas, tal como o Amazon Prime Vídeo, o Disney +, o Aplee tv, entre outras que já existem no mercado.
Há também outros fatores que podem interferir para a renovação de uma série, entre eles estão o elenco, problemas entre os produtores, entre a equipe de produção e realização em geral, corte de orçamentos, alguma polemica que possa envolver o programa, entre outras situações. Quando se fala sobre o elenco geralmente é em relação a negociação do salário, como problemas relacionados aos valores, ou ainda pode ser algo relacionado à disponibilidade dos atores, como uma das protagonistas ficar grávida, um dos atores e atrizes mais importantes receber um outro convite mais interessante de trabalho, como outras coisas.
O Poder Do Público
Uma coisa que nem nos damos conta é que o nosso poder como telespectador é muito maior do que o imaginado, isso porque há atualmente alguns exemplos de séries que seriam canceladas e que por causa da movimentação dos telespectadores ela continuou sendo produzida, um desses casos é sobre a série Lúcifer que foi cancelada pelo seu canal, no entanto, o público começou a se movimentar nas redes sociais pedindo pela renovação, fizeram abaixo assinado e tudo mais que se tem direito.
Com toda essa comoção que aconteceu online pelos fãs, a gigante Netflix resolveu resgatar a série e assim fez um acordo com a antiga emissora e com os atores e produziu mais uma temporada que já foi lançada, está produzindo mais uma e negociando para fazer ainda outra em seguida.