O Que Tiradentes Defendia? Qual Era Sua Causa?

A história do Brasil possui muitos heróis que não ganharam grande notoriedade pelos seus feitos, isto pode está relacionado ao fato de defenderem causas não muito populares na sua época ou ainda por não terem a imagem desejada de herói, neste caso um exemplo que pode ser citado são os líderes da conjuração baiana. Ocorrida no final do século XVIII, esta revolta buscava a emancipação do estado da Bahia, também lutava por mais justiça racial e social, seus ideais também englobava um desejo de participação popular nas decisões governamentais, contudo suas lideranças não são amplamente conhecidas pelo povo brasileiro, muitos historiadores atribuem essa falta de reconhecimentos ao fato dos líderes serem simples trabalhadores pertencentes as baixas classes, também afirmam que há um fator racial, afinal de contas homens negros não seria o ideal de herói que a sociedade racista brasileira desejava admirar.

O apagamento histórico da conjuração baiana não foi um acontecimento isolado, muitas revoltas, com diferentes tipos de ideias, tiveram suas histórias, assim como de seus líderes, suprimidos no imaginário do povo brasileiro, restando apenas uma que é amplamente ensinada e conhecida no nosso país: a inconfidência mineira. No entanto por mais que nomes como o de Tiradentes sejam famosos, muitos desconhecem o que realmente foi a inconfidência mineira, suas convicções e o porque seu líder se tornou um herói nacional de tamanho renome, a ponto de existir um feriado nacional dedicado a sua memória. Este artigo tem como finalidade elucidar estas questões e fazer o leitor entender quem era Tiradentes, sua vida, sua morte e suas causas.

Uma Breve Biografia de Tiradentes

Nascido na capitania de Minas Gerais, território que após algum tempo viria a se tornar o estado mineiro, em 12 de novembro de 1746 e batizado como Joaquim José da Silva Xavier, Tiradentes viria a se tornar uma das figuras mais importantes na história do Brasil. No entanto seus primeiros anos foram bem semelhantes ao de qualquer homem de seu tempo. Nascido em uma família bem abastada, perdeu os pais ainda bastante jovens, após se tornar órfão viveu com seu tio e o dinheiro que possuía foi desaparecendo pela necessidade de pagar dívidas herdadas. Durante sua transição entre adolescência e a vida adulta começou a praticar diversas profissões, entre elas a de dentista, o que justifica seu apelido, contudo também exerceu a função de vendedor, minerador e até mesmo médico. Já na vida adulta tentou seguir a carreira militar, porém não conseguiu ascender na carreira, deixando-a após alguns anos em exercício.

Tiradentes

Tiradentes

Quando tinha aproximadamente 40 anos, logo após ter largado o militarismo, Tiradentes viveu algum tempo no Rio de Janeiro, nesta época se dedicou em projetos que melhoraram a estrutura da cidade carioca, contudo tais planos foram rejeitados pelos governantes da época: a coroa portuguesa. Durante este período foi se fomentando nele uma insatisfação com o atual situação em que o Brasil se encontrava, até então totalmente dominado por Portugal. Seu retorno a Minas Gerais serviu sobretudo para que finalmente começasse uma campanha contra a coroa portuguesa, isto o fez ter um papel fundamental na inconfidência mineira, o que ocasionou sua morte poucos anos depois.

A Inconfidência Mineira

O mundo no século XVIII passou por várias mudanças políticas importantes e que mudou definitivamente o rumo da história, entre elas as que mais se destacam são a revolução francesa e a revolução americana, inspirada por ideais iluministas e liberais, estas insurreições influenciaram diversas outras no planeta, entre elas a inconfidência mineira, esta foi uma conspiração que tinha como objetivo separar a então capitania de Minas Gerais do resto do estado brasileiro, e deste modo criar uma independência política e econômica em relação à coroa portuguesa. No entanto este plano nunca veio a ser colocado definitivamente em prática, pois um dos seus membros, chamado Joaquim Silvério dos Reis, traiu a causa e entregou seus companheiros.

O Que Tiradentes Defendia? Qual Era a Sua Causa?

Tiradentes, por mais que não fizesse parte da classe social mais alta do Brasil naquela época, ainda podia ser considerado com um membro da elite e é justamente os interesses dela que ele defendia.

As medidas econômicas e a cobrança de impostos que a coroa portuguesa submetia o Brasil era dois dos principais motivos que fizeram a alta sociedade brasileira se sentir ressentida em relação ao domínio português e desejar se livrar dele. Entretanto a inconfidência era um movimento bastante regional, deste modo o que se cobiçava não era a independência do Brasil, mas sim a separação de Minas Gerais do resto do território. A elite brasileira também desejava a construção de fábricas e universidade no território brasileiro, algo até então proibido por Portugal.

As causas de Tiradentes não incluía muito demandas populares, o fim da escravidão não era nem mesmo uma pauta discutida a finco, a democracia desejada também não incluía todas as esfera sociais.

Ilustração Colorida de Tiradentes

Ilustração Colorida de Tiradentes

A Morte de Tiradentes

Em abril do ano de 1989, Joaquim Silvério dos Reis delatou seus companheiros a coroa portuguesa, o que levou a prisão de seu líderes, isto ocorreu antes de que o levante planejado fosse executado, assim estragou os planos que viriam a ser posto em prática alguns tempos depois.

Não foi somente Tiradentes que foi preso pelo governo vários membros da inconfidência mineira também passaram um tempo na cadeia, contudo somente Joaquim José da Silva Xavier foi sentenciado a morte, a razão disso foi a falta de riqueza e poder que Tiradentes tinha, enquanto os outros inconfidentes eram membros da elite mais alta do Brasil, ele era o que tinha a classe mais baixa.

No dia 21 de Abril de 1792, 3 anos após sua prisão, Tiradentes foi enforcado pelo governo do estado brasileiro, sua execução se deu na cidade do Rio de Janeiro e posteriormente seu corpo foi esquartejado e seus membros foram distribuídos em várias cidades brasileiras.

Como Tiradentes Se Tornou um Herói Nacional?

Passaram-se muitos anos após sua morte para que Tiradentes fosse finalmente alçado ao posto de herói nacional, este evento só ocorreu quando a república veio a ser proclamada no Brasil, pois os novos líderes desta tinham a necessidade de criar símbolos para a nova forma de governo que agora o Brasil se encontrava, e a criação de uma figura com características heroicas como Tiradentes foram necessárias. Deste modo a imagem dele permeia a anos a história brasileira, sendo descrito por muitos como o maior herói nacional, existindo até mesmo feriado nacional dedicado exclusivamente a ele, além de batizar nomes de escolas, praças e cidades, a história de Tiradentes é nos ensinados desde o ensino fundamental, embora haja muitas distorções que levam muitos a terem uma ideia que não corresponde ao real Tiradentes.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *