Origem do Nome das Cores: Características Gerais

Você sabia que cada cor possui origens distintas de acordo com a região do mundo? Especialistas demonstram que as cores têm certos significados de energia que podem trazer a desejada glória ou indesejada maré de azar.

Qual a Origem da Cor Verde?

Por vezes se conecta a cor verde para a vida, juventude e vitalidade, representando o que as culturas antigas pensavam sobre a virtude. A palavra tem o início com o protoindo-europeu, conjunto disperso de tribos que de modo provável pode estar entre as primeiras comunidades agrícolas da história humana. Eles usaram a palavra para designar o significado de crescer.

A palavra não mudou em excesso com a ascensão e queda das culturas. Os povos germânicos ocidentais, que viviam em principal no norte da Europa, usaram o termo dentro dos dialetos. Ainda hoje, as línguas germânicas são ricas em designações semelhantes, desde o moderno alemão até o holandês.

Quando tribos germânicas invadiram a Inglaterra durante a Idade Média, a palavra mais uma vez mudou para o inglês antigo, que parece quase idêntico ao termo moderno: GREEN.

Então, da próxima vez que usar verde para iluminar a sala ou pensar em nova vida, você não está só pensando como seus antepassados, mas sim falando como os mesmos.

Qual a Origem da Cor Marrom?

Cor neutra para fashionistas nos grandes e pequenos polos da moda. No entanto, apesar de seu apelo moderno, a raiz da palavra é antiga. O termo original está enraizado no protoindo-europeu, língua falada por antigas culturas tribais da Europa Oriental e da Ásia Central.

Estudiosos do mundo apontam que os povos usaram a palavra para significar escuro e brilhante. À medida que os protoindo-europeus migraram através da Europa, o termo entrou no dialeto ancestral de certas línguas modernas proto-germânicas.

Na língua da Inglaterra durante a Idade Média, a palavra “BRUN” foi usada para descrever itens brilhantes e luminosos. Na verdade, o primeiro registro aponta à série de poemas “Leis de Boécio” e a fama por ter sido escrito pelo rei da Inglaterra. Hoje, a definição ainda sobrevive no termo em inglês.

Não até a Idade Média, o 13 º século para ser exato, fez a palavra marrom perder a parte brilhante da definição, quando certo escritor usou para descrever um homem com cabelo “BROWN”. Séculos mais tarde ainda é usado como termo amplo para descrever essa mistura versátil de cores complementares.

Qual a Origem da Cor Azul?

Quase todas as pessoas no mundo sabem o que a palavra azul significa! Do português ao inglês é termo amplo utilizado para descrever as águas cintilantes para sentimentos de paz.

Para saber as origens da palavra os especialistas olham através dos milênios para a linguagem protoindo-europeia. Essas pessoas usaram “BHLE” para descrever algo como cor clara.

Para falantes de inglês moderno, a palavra azul veio do antigo “BLEU”, emprestado do francês antigo, a língua falada pelo povo residente do norte da França durante a Idade das Trevas.

Curiosidades interessantes sobre a cor azul é que certas línguas não usam palavras diferentes para tons azulados e esverdeados. Coreanos, por exemplo, utilizam apenas um termo para descrever ambas as cores. Da mesma forma a palavra tailandesa “KHIAW” em geral significa verde, mas pode representar azul ao descrever o céu ou o oceano.

Qual a Origem da Cor Preta?

De elegância sofisticada para o mal encarnado, algumas cores evocam essas imagens fortes do preto. As origens da palavra remontam aos protoindo-europeus. De acordo com etimologistas, esses grupos antigos usaram o termo nas suas épocas.

Falantes de inglês de idade, os anglo-saxões transformaram a palavra e começaram a associar de modo direto com a cor. Ao mesmo tempo usavam termos semelhantes para designar branco ou brilhante.

As palavras eram parecidas ao ponto dos tradutores coçarem as cabeças ao tentar determinar se o escritor estava descrevendo algo de uma cor ou outra. Ainda em tempos antigos o termo foi usado para designar pessoas com a pele escura.

Qual a Origem da Cor Branca?

Desde a inocência da juventude à sabedoria da velhice, a cor branca representa infinidade de conceitos familiares no idioma inglês. A mais antiga origem da palavra em si, no entanto, está envolta à névoa de mistério.

Etimologistas, ou especialistas em linguagem, acreditam que a palavra teve o início no protoindo-europeu, língua que morreu há milhares de anos atrás, mas forneceu origem para certas línguas modernas, incluindo inglês, galês, lituano e armênio.

Como o antecessor, a palavra para branco em proto-germânico está perdida. Com o tempo ela adentrou ao inglês antigo, falado pelos anglo-saxões e tribos alemãs que começaram a invadir a Inglaterra no século V.

Os anglo-saxões não eram apenas as tribos bárbaras às vezes retratadas em filmes e livros. Eles também foram letrados, produzindo autores que contaram histórias épocas.

Não se pode ignorar o fato de que os anglo-saxões também foram os primeiros a começar a usar a palavra como um apelido para uma pessoa que tinha o cabelo claro ou uma pele clara.

Qual a Origem da Cor Magenta?

Um imperador romano. Uma batalha sangrenta. Enquanto a maioria das palavras de cor têm suas origens em longas listas de explicações etimológicas empoeiradas, a origem da magenta, uma tonalidade arroxeada-rosa, está aceita com maior facilidade na história.

Magenta é o nome de uma cidade no noroeste da Itália. Enquanto ninguém sabe ao certo, historiadores especulam a região nomeada para Marcus Maxêncio, um general romano que  mais tarde se tornou imperador quê tinha a sua sede no local, em meados do século IV.

Em 1859, durante a Segunda Guerra da Independência da Itália, as forças francesas e italianas derrotaram os austríacos em Magenta. Foi um choque sangrento, mais de sete mil homens mortos foram enterrados nas valas comuns. Pouco tempo depois foi descoberto um novo tipo de corante púrpura-rosa feito a partir de alcatrão de carvão: A cor nomeada magenta.

Enquanto alguns suspeitam que a cor foi chamada de magenta após os uniformes de cor vermelha usada por tropas francesas, outros acreditam que ela foi renomeada porque representou reminiscência do campo de batalha manchado de sangue.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Nome De Cor Com O

Como sabemos existem inúmeros tipos de cores e quase todas elas estão presentes em nosso dia-a-dia. Mas o que é cor? Falando bem resumidamente, a cor é a impressão que a luz refletida através dos corpos produz em nossos olhos.

Neste post vamos falar os tipos de cores existente com a letre O.

  • Oliva.
  • Ouro.
  • Orquídea.
  • Ocre.

Além dessa existem algumas cores que são associadas, e elas são:

  • Oliva pardo, claro e escuro.
  • Ouro escuro.
  • Orquídea escura.
Nome De Cor Com O

Nome De Cor Com O

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *