Uma das pinturas mais famosas do mundo é com certeza a Mona Lisa de Leonardo da Vinci. A obra que também é chamada de La Gioconda é uma das mais vistas e famosas do mundo, porém, isso não impede que esse quadro seja cercado por inúmeros mistérios.
Uma pintura que começou a ser feita no ano de 1503 e ainda é uma das principais referências mundiais de arte. Foi nessa obra que Leonardo pode explorar melhor a técnica do sfumato. Basicamente o que vemos nesse quadro é uma mulher simples com uma expressão tímida.
Porém, tudo isso já despertou muita curiosidade, pois ninguém sabe ao certo quem era essa mulher, se ela existiu de verdade e ainda mais porque sorria daquele jeito tão misterioso e único. Cada pequeno detalhe dessa pintura é motivo de uma elaboração de perguntas e respostas a respeito do que o pintor quis dizer.
A Pintura
A Mona Lisa é uma pintura a óleo feita sobre madeira de álamo e que está exposta no Museu do Louvre de Paris. Depois de algum tempo de investigação chegou-se a conclusão de que a modelo do quadro era Lisa Gherardini, mulher de comerciante italiano Francesco Del Giocondo, embora ainda haja muitas dúvidas a esse respeito.
A história da pintura também é bastante interessante, pois em 1506 o próprio Leonardo da Vinci levou esse quadro da Itália para a França. O artista foi para a França a convite de Francisco I Rei do país. O convite era para que Leonardo passasse a trabalhar na corte francesa.
Logo que viu o quadro Mona Lisa o rei decidiu comprá-lo e assim deixou-o em exposição no Fontainebleau e, posteriormente, no Palácio de Versailles. Depois disso o quadro foi para o Museu do Louvre onde permanece até os dias de hoje.
Uma curiosidade é que Napoleão Bonaparte gostava muito desse quadro e por isso deixou-o durante muito tempo nos seus aposentos pessoais. Porém, durante o período de guerras ele escondeu a Mona Lisa assim como outros objetos de arte.
No dia 22 de agosto de 1911 o quadro foi roubado e acreditou-se que ele havia se perdido para sempre. Os dois principais suspeitos do roubo foram o poeta francês Guillaume Apollinaire e o pintor espanhol Pablo Picasso. Porém, logo se percebeu que os dois nada tinham a ver com o caso.
O verdadeiro ladrão era um empregado do museu de onde Mona Lisa foi roubada o italiano Vincenzo Peruggia. Depois de ser recuperada a obra voltou para o Louvre onde pode ser vista ainda hoje.
Agressões Contra Mona Lisa
O quadro de Leonardo da Vinci além de impingir mistérios também desperta reações bastante extremadas nas pessoas. Algumas vezes o quadro sofreu agressões como no caso do homem que em 1956 jogou ácido sobre a parte inferior do quadro. Depois de um demorado processo de restauro a obra voltou a ser exposta.
Teve também o caso do boliviano que jogou uma pedra contra a obra de forma que danificou a sobrancelha de Mona Lisa. Depois disso, foi colocada uma proteção a prova de balas para proteger a obra evitando assim esses incidentes.
Os Mistérios
Quem Foi Mona Lisa?
Esse é um dos inúmeros mistérios que cercam essa obra famosíssima de Leonardo da Vinci. Como já dissemos a obra é identificada como sendo um retrato de Lisa Gherardini, mulher de comerciante italiano Francesco Del Giocondo, porém, não existe uma certeza para esse fato.
Alguns dados apontam para o fato de que o pintor era vizinho do rico comerciante italiano Francesco Del Giocondo e sua esposa. No ano de 2008 foi encontrado um documento em que fica claro que Leonardo trabalhava na época da pintura do quadro num retrato da esposa do comerciante.
Além disso, também se soube que o retrato era uma espécie de comemoração ao fato de que Lisa havia sido mãe recentemente. Porém, mesmo com tantas evidências ainda não foi encontrada uma prova irrefutável de que a mulher do quadro é mesmo a esposa de Del Giocondo.
Alguns estudiosos de arte já chegaram a levantar a hipótese de ser um retrato da mãe de Leonardo Caterina. Também existe a corrente de pessoas que acreditam que a Mona Lisa na verdade é uma versão de Leonardo vestido de mulher e já foram feitas diversas animações e com a pintura para mostrar as semelhanças entre o pintor e a personagem do retrato.
Existe também a possibilidade de se tratar da Duquesa Isabel de Aragão para quem Leonardo da Vinci trabalhou por muitos anos e cuja semelhança com outros retratos da duquesa é bastante grande.
As Letras nos Olhos de Mona Lisa
Para tentar desvendar esse que é o maior segredo de Mona Lisa, a sua identidade, alguns pesquisadores encontram um caminho. Durante estudos realizados com a obra alguns cientistas descobriram nas pálpebras de Mona Lisa um conjunto de letras que podem revelar a sua identidade.
Na pálpebra esquerda de Mona Lisa foram encontradas as letras “LV” que provavelmente indicam Leonardo da Vinci o autor da obra. Na pálpebra direita foram encontradas as letras S”, “B” e “D” e as iniciais “CE”. Os estudiosos acreditam que com esse conjunto de letras é possível reunir mais informações a respeito da modelo da obra.
Assim se não for realmente Lisa Gherardini será possível ter uma ideia de quem pode ser essa mulher misteriosa. O detalhe das letras não havia sido percebido porque além de ser bem pequeno e invisível a olho nu também nunca tinha sido imaginada essa possibilidade de haver letras escondidas na obra.
As Giocondas Gêmeas
Um dos novos mistérios a cerca de Mona Lisa é o aparecimento de um quadro com a mesma temática que teria sido pintado por um aprendiz de Leonardo da Vinci no mesmo atelier e no mesmo momento que o mestre.
A obra é conhecida desde o século XVIII, porém, nunca recebeu a atenção devida porque tem um fundo negro diferente do fundo com a paisagem toscana pintado por Leonardo. Porém, depois de alguns exames no quadro se percebeu que o fundo negro foi um efeito do tempo e que a paisagem está lá sim.
Os dois quadros serão expostos juntos para que os visitantes do Louvre possam comparar o original e o do aspirante.