Os gregos sempre preservaram as memórias históricas de seu país através de imagens e mitos que criavam com suas imaginações férteis. Buscavam saber coisas que estavam acontecendo, consultando seu oráculo Pitonisa, uma espécie de sacerdotisa que dava explicações mitológicas para todos acontecimentos. As lendas são partes principais da vida até hoje, por conterem fontes de informações para entendermos a civilizações antigas. Os principais personagens da mitologia grega foram:
- Centauros: com sua forma metade humana e a outra de cavalo
- Quimera: uma de parte de leão e outra de cabra, que soltava fogo pelas ventas
- Sereias: mulheres com caudas de peixe, que enfeitiçavam os marinheiros com seu canto
- Ninfas: lindas mulheres que habitavam os bosques
- Sátiros: corpo de homem, mas com chifres e patas de bode
- Górgonas: monstros mulheres com cabelos de serpentes, como exemplo a Medusa
Os deuses, mesmo sendo imortais, tinham características, atitudes e comportamentos semelhantes aos dos seres humanos, como vingança, maldade, egoísmo, fraqueza, bondade, entre outras. Eram representados pelos gregos como deuses que viviam no Monte Olimpo, onde comandavam as relações sociais e políticas dos seres humanos.Os romanos, ao invadirem a Grécia, modificaram apenas os nomes dos deuses. Dentre eles, podemos citar:
- Zeus: deus de todos os deuses
- Hefesto: deus do fogo e do trabalho
- Hermes: representava o comércio e as comunicações
- Atena: protetora da cidade de Atenas e deusa da serenidade e sabedoria
- Ártemis: deusa da caça
- Afrodite: deusa do amor, do sexo e da beleza
- Hera: deusa da maternidade e dos casamentos
- Ares: deus da guerra
- Poseidon: deus dos mares
- Apolo: deus da luz e das obras de artes
- Cronos: simboliza o tempo e deus da agricultura
- Hades: deus da alma dos mortos e dos cemitérios, do subterrâneo
A mitologia grega tem também seu lugar no cinema, sempre trazendo um pouco de sua magia e misticismo, com guerreiros dispostos a lutar contra seres mitológicos perigosíssimos, como a poderosa Medusa, o temível Minotauro, entre outros. Um dos filmes mais clássicos é Fúria de Titãs, de 1981, um dos grandes sucessos do cinema, atualmente com uma regravação mais moderna, feita em 2010. Filmes mais recentes, como Imortais, também retratam as lendas de muitos guerreiros que sofrem com a intervenção dos deuses do Olimpo.O mais interessante na cultura grega é que eles acreditavam que os criadores dos deuses eram o próprio universo e não os deuses. Para eles, existia o Céu e a Terra, que geraram os Titãs, cujo nome se refere a “deuses antigos”. A magia e as lendas contadas, tanto oralmente como por escrito, atravessaram o tempo, e nos levam a um mundo repleto de fantasia e aventura. Quem não gosta da mitologia grega, não é mesmo?