População E IDH Da Colômbia

A Colômbia é um país pertencente à América do Sul, possui como nome oficial República da Colômbia, sendo ele uma república constitucional, localizada ao noroeste do continente.

As fronteiras do país são feitas a leste com o Brasil e a Venezuela, ao sul com o Peru e o Equador, ao norte com o Mar do Caribe, ao noroeste com o Panamá e a oeste com o Oceano Pacífico. Suas fronteiras marítimas são com a Costa Rica, Nicarágua, Honduras, República Dominicana, Haiti, Jamaica e Venezuela.

Algumas Informações Sobre a Colômbia

Segundo o censo do ano de 2017, a sua população passa de 50 milhões de pessoas, sendo o vigésimo oitavo país mais populoso do mundo, e o segundo da América Latina, atrás do Brasil. Possui como língua oficial o espanhol, sendo o terceiro país mais populoso do mundo que possui tal língua como oficial.

Possui uma diversidade étnica extensa, e a mistura dos habitantes nativos indígenas, junto dos colonos espanhóis, dos africanos que foram levados ao país como escravos, e os imigrantes que foram para o país por volta do século XX, criou uma cultura diversificada.

O país possui uma geografia muito variada, com população nos Andes, onde estão grande parte dos centros urbana, além disso, possui habitantes em sua parte que abrange parte da floreste Amazônica, a sua região litorânea no mar no Caribe e também no Pacifico, e as pastagens tropicais. Ela está entre os 17 países megadiversos do mundo.

Surgimento do nome Colômbia

A palavra está relacionada a Colombo, um antropônimo genealógico, como forma de fazer homenagem a Cristóvão Colombo, que foi um grande navegador europeu. Colômbia significa então Terra de Colombo. O nome foi criado por Francisco Miranda, que fazia referência às terras descobertas pelos portugueses e espanhóis, que formariam a América do Sul.

Após a independência, a Colômbia passou a fazer parte da Grã-Colômbia (união da Venezuela, Equador e Panamá), sendo a data exata o dia 17 do mês de dezembro do ano de 1819. Para evitar confusões entre os nomes, a Colômbia passou a se chamar por um tempo República de Nova Granada, nome estabelecido em 1830 e que durou até 1858, depois, passou a se chamar Estados Unidos da Colômbia, do ano de 1863 até o ano de 1886. E no ano de 1986 voltou a se chamar República da Colômbia.

Bandeira da Colômbia

Bandeira da Colômbia

Quem é natural da Colômbia é chamado de colombiana ou colombiano.

População da Colômbia

O país possui a segunda maior população da América do Sul, como já foi citado, com a estimativa de 50 milhões de habitantes. A densidade demográfica fica em torno de 40,6 habitantes por quilômetro quadrado, mas é importante destacar que a maioria da população encontra-se nas regiões dos Andes e também na costa do Caribe. Possui uma taxa de crescimento anual de cerca de 1,4 por cento.

Antes da colonização o território que está atualmente à Colômbia, era habitado por índios, os quimbayas, os muiscas, os chibchas e os caraíbas eram os povos mais conhecidos. Com a ocupação espanhola veio também os povos africanos, levados ao país como escravos. Além disso, surgem no país também alguns imigrantes, com o passar dos anos há a miscigenação de todos esses povos, que formam a atual população da Colômbia.

Atualmente a sua população é dividida da seguinte forma: eurameríndios formam 58 por cento da população, os europeus ibéricos formam vinte por cento da população, os eurafricanos foram quatorze por cento da população, os afro-americanos somam quatro por cento da população, os ameríndios são um por cento da população, e o restante, cerca de três por cento, é formado por outras etnias.

Setenta e cinco por cento da população encontra-se nas áreas urbanas, sendo a cidade de Bogotá a mais populosa, com quase 6,3 milhões de habitantes. Além dela, Cali, Medellín, Barranquilla e Cartagena também possuem um número elevado de pessoas. Em Cali há mais de dois milhões de habitantes, Medellín conta com cerca de 1,8 milhões de habitantes, Barranquilla tem aproximadamente 1,2 milhões de habitantes, e Cartagena ultrapassa um pouco os oitocentos mil habitantes.

Confira alguns dados importantes sobre a população colombiana:

  • A população urbana representa cerca de 75% do total do país.
  • Consequentemente a população rural é cerca de 25% do país.
  • O Idioma oficial do país é o espanhol ou castelhano, mas existem mais de 500 mil falantes dos idiomas indígenas vindos dos nativos da região.
  • Há 101 idiomas registrados no país, e oitenta deles ainda estão vivos, ou seja, possuem falantes.
  • A religião mais praticada é o cristianismo, que representa 95,7% da população, sendo eles divididos entre: 90,1% de católicos, 3,1% de protestantes e 2,5% de outros.
  • Além do catolicismo também há cerca de 1,9% da população que pratica outras religiões, e 2,4% são agnósticos ou ateus.
  • A esperança de vida ao nascer na Colômbia é de 73,4 anos de idade.
  • A taxa de mortalidade infantil é de 18 a cada mil bebês que nascem vivos.
  • A renda per capita do país é de 5.0301 mil dólares.
  • Cerca de 49,2% da população colombiana é masculina, em números algo em torno de 24,6 milhões de homens.
  • Cerca de 50.8% da população é feminina, sendo algo em torno de 25,4 milhões de mulheres.
  • Há nove departamentos na planície oriental do país, onde fica cerca de 54% do seu território total, mas vivem nessa região somente 3% da população do país, possuindo uma densidade demográfica de menos de uma pessoa por quilômetro quadrado.
  • É um dos países mais urbanizados da América Latina.
  • Trinta cidades do país possuem população com mais de 100 mil habitantes.
  • Em relação aos deslocados internos do país, possui uma das maiores taxas do mundo, com cerca de 4,3 milhões de pessoas por ano.
  • A composição genética da população possui contribuição europeia (cerca de 45,90%), contribuição indígena (cerca de 33,80%), e também contribuição africana (cerca de 20,30%).

IDH da Colômbia

IDH da Colômbia

IDH da Colômbia

O IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) é usado para entender qual é grau de desenvolvimento de cada país. São usados os quesitos renda, saúde e educação para calcular tal medida, possuindo mais informações que não só a renda, é importante para entender melhor o país, permitindo também uma comparação entre todos os países do mundo.

O índice varia entre 0 e 1, e quanto mais próximo de um vemos que o país se encontra em uma melhor posição, possuindo melhores condições em renda, educação e saúde, em contrapartida, quando mais próximo de 0 pior é a qualidade de tais pontos.

Em 2010 a Colômbia possui um IDH de 0,689, e ocupava o 79° entre 169 países em um ranking mundial. Com os anos o país tem conseguido melhorar o seu IDH, e no ano de 0,747, agora em um ranking com 188 países ela se encontra no 96º lugar.

Para ter uma comparação, listamos os países com IDH mais elevado no ano de 2017: Noruega possui o IDH de 0,949; Austrália possui o IDH de 0,939; a Alemanha possui o IDH de 0,926; e a Dinamarca possui o IDH de 0,925. Também há a lista dos países com os menores IDHs do mundo: Burundi possui o IDH de 0,404; Burkina Faso possui o IDH de 0,402; o Chade possui IDH de 0,306; o Níger possui IDH de 0,353; e a República Centro-Africana possui IDH de 0,352.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *