Quadros de Pintores Famosos

Ser um artista famoso enquanto vive não é garantia que você será lembrado para o resto da vida, a menos que tenha feito uma obra memorável e digna de observação. Você já ouviu falar do pintor francês Ernest Meissonier? Ele era um contemporâneo com Edouard Manet, e, de longe, o artista mais bem sucedido em termos de aclamação da crítica e vendas.

O inverso também é verdadeiro, com Vincent Van Gogh, que é provavelmente o exemplo mais famoso disso. Van Gogh contou com seu irmão Theo para fornecer-lhe tintas e telas, mas hoje suas pinturas alcançam preços recordes sempre que elas aparecem em um leilão de artes. Trata-se de um nome familiar.

Olhar quadros de pintores famosos do passado e do presente pode lhe ensinar muitas coisas, incluindo a composição e manipulação de tinta. Embora provavelmente a lição mais importante é que você deve pintar por si mesmo, não para um mercado ou para a posteridade. Assim que foram feitas grandes obras da humanidade e ainda serão feitas. Confira alguns quadros e pintores famosos e informações sobre eles:

A Monalisa

Este é, sem sombra de dúvidas, um dos quadros de pintores famosos mais conhecidos do mundo, feito pelo conhecido Da Vinci. Leonardo Da Vinci nasceu no ano de 1452 em uma cidade italiana chamada Vinci, por isso recebeu este sobrenome no seu nome artístico. Este artista é completo, pois Da Vinci era um escultor, cientista, inventor, arquiteto, músico e matemático.

Quando tinha vinte anos, ele ajudou seu professor terminar uma pintura chamada “O Batismo de Cristo”. Quando ele tinha trinta anos, mudou-se para o Milan. Foi lá que pintou a maioria de seus quadros. A Monalisa é um dos quadros mais complexos do mundo. Dizem os pesquisadores que este pode ser um alterego do pintor ou um auto-retrato.

O fato é que não se sabe ao certo o que Da Vinci quis dizer, pois a moça parece rir com um riso irônico, ou está simplesmente conformada com algo. Atrás dela, vários caminhos se formam e se você tapar um dos olhos verá uma mulher diferente que do outro lado do rosto. Complexo, não? Por isso esse é um dos quadros mais fantásticos de todos os tempos.

O Jardim de Monet

Você jamais vai ler sobre quadros de pintores famosos sem falar de um quadro de Claude Monet, um artista que nasceu mais ou menos em novembro de 1840, em Paris. Mesmo quando ele era jovem era um artista muito bom, mas foi depois que foi perdendo a visão que foi ficando melhor. Ao contrário de muitos artistas, ele era famoso antes mesmo de morrer, porque sua técnica de uso de luz e sombra era impressionante. Tudo isso é visto no quadro “O Jardim” feito pelo artista.

Pintores Clássicos

Iniciando o tema sobre os pintores clássicos porque não começar com Claude Oscar Monet?! Ele nasceu em Paris no dia 14 de novembro, quando estava com cinco anos mudou-se com a família para Le Havre, um porto marítimo na desembocadura do Sena. Monet se extasiou com tamanha movimentação das embarcações.

Conheceu Bodin que o encorajou a dedicar-se a pintar e foi então que iniciou suas pinturas ao ar livre, método nada comum entre os pintores. Monet, com seu olho de pintor, um olho com uma mente criativa, conseguia interpretar a realidade colocando-a no contexto do pintor.

Pablo Picasso, outro pintor clássico, nasceu em Málaga no sul da França em 25 de outubro de 1881, seu pai era professor de desenho e com certeza o seu talento veio daí. Com 15 anos ele já tinha o seu ateliê, foi então em 1900 que Picasso fez sua primeira viagem  a Paris, em 1904 passou a ser o lar permanente do artista.

Passou por uma fase bem convencional do azul (de 1901 a 1905) melancólico para o rosa alegre e delicado (1905), por ser um homem relativamente vulnerável aos sentimentos. Havia uma grande mudança de estado de espírito de acordo com seus relacionamentos amorosos, os quais misturavam as mulheres juntamente com a sua arte.

Um pintor espanhol que se naturalizou francês e que foi considerado o maior pintor do século 20, sendo também um grande escultor, artista gráfico e ceramista. Renoir nasceu em Limonges no dia 25 de fevereiro de 1841, mudou-se para Paris e aos quatorze anos entrou para uma firma de pintores de porcelana como aprendiz. Esse grupo foi terrivelmente ridicularizado pela crítica das instituições artísticas de Paris e impedido de expor suas obras no Salão Oficial. Renoir, para sobreviver, pintava retratos convencionais e expunha seus trabalhos recusados no Salon des Refusés.

Foi em 1881, na Itália, que o pintor descobriu que queria ser um artista de grande estilo renascentista. Antes, sua pintura era decorativa com delicada percepção que adquiriu quando pintava as porcelanas, sua amizade com Monet fez com que se entrosassem a tal ponto de pintarem em conjunto.

Foi em 1874 que o grupo de rejeitados se reuniu e organizou uma exposição. Eles não obtiveram muito sucesso financeiro, mas ganharam o nome de “impressionistas” no sentido de ridicularização. Renoir expôs 7 de suas obras e em  1876 e depois 15 de suas obras, conseguindo agradar cada vez mais, alcançando enorme sucesso em  1879.

Vincent Willian Van Gogh nasceu em Groot-Zundert uma cidadezinha em Brabante no dia 30 de março de 1853, seu pai era um protestante ferrenho que deu de herança ao filho seu sentimento religioso pela vida e pela natureza caracterizando firmemente seu trabalho, seu irmão que era seu melhor amigo o incentivou para a pintura e também o sustentou financeiramente nos últimos dias de sua vida.


Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *