Todas as noite sonhamos com diversas coisas, a maioria dos sonhos são esquecidos por nos durante o dia, mas alguns marcam e permanecem em nossa memória. O sonho carrega significados que podem fazer com que entendemos melhor nossa vida, nossos desejos e nossas vontades. Além da interpretações simbólica dos sonhos, é possível ter um paralelo melhor com nossa vida ao tentar reconhecer o que aconteceu no sonho através da psicologia. Há alguns símbolos que aparecem em sonhos e que podem nos assustar, é o caso de sonhos com cobras, nesse artigo iremos conhecer um pouco mais da história da análise de sonhos, além de atender mais afundo alguns dos possíveis significados quando se sonha com cobra.
Psicologia e Sonhos Historicamente
Carl Jung e Sigmund Freud são o que se pode chamar de pais da psicanálise. Ambos escreveram diversos livros sobre a interpretação dos sonhos. Freud foi o fundador da psicanálise, ele viveu entre os anos de mil oitocentos e cinquenta e seis e mil novecentos e trinta e nove, formado em medicina com especialização em neurologia, ele começou a usar tratamentos alternativos para cuidar de seus pacientes, primeiramente com hipnose para poder acessar o inconsciente dos seus pacientes. Talvez a sua maior contribuição para o estudos do sonho tenha sido com o livro “A Interpretação dos Sonhos”, nesse livro Freud aponta que todo sonho tem um significado na vida da pessoa, mas esse se encontra oculto, e ele está principalmente ligado aos desejos do sonhador. Segundo Freud muitas vezes esses desejos são reprimidos pelo consciente por serem impróprios e imorais, vale lembrar que o período em que Freud viveu existiam muitos tabus além dos que encontramos nos dias atuais. Freud então acreditava que o fato de conseguir interpretar um sonho, iria dar um sentido aos nossos desejos, um sentido que pudesse ser entendido por todos. Freud conseguiu afastar a ideia de que os sonhos estavam ligados a premonições e outras superstições, para ele era algo totalmente explicado cientificamente, apesar da corrente que acredita em sonhos devido a superstições e premonições ser ainda muito forte nos dias de hoje. Para que se tenha o sonho, é necessário que o homem durma e então sua consciência irá desligar, e com isso, os seus desejos reprimidos irão florescer, além disso, os traumas das pessoas também ficam guardados no subconsciente, eles são ainda mais difíceis e podem ser interpretados também pelos sonhos. Para Freud então “O sonho é a satisfação de que o desejo se realize.”, ao analisar os estudos de Freud, percebe-se em como ele ligava o sonho principalmente a desejos sexuais, que em sua época era um assunto envolto por tabus.
O outro grande contribuidor foi Carl Jung, ele viveu entre os anos de mil oitocentos e setenta e cinco a mil novecentos e e sessenta e um, foi formado em psicologia e fundou a psicologia analítica, passou anos de sua vida se dedicando a estudar o fenômeno dos sonhos, assim como Freud, ele acreditava que era através dos sonhos que se acessava o subconsciente, mas, diferente dele, Jung acreditava que os sonhos poderiam levar a interpretação tanto de acontecimentos ocorridos no passado como no futuro. Os sonhos então eram movimentações do subconsciente que tinham uma maior ganha de significados. Tanto Freud como Jung dividiam a psique humana em três componentes, para Freud eles eram inconsciente, pré-consciente e o consciente, já para Jung ps componentes ego, inconsciente pessoal e inconsciente coletivo. O inconsciente coletivo é uma das maiores diferenciações entre eles, já que Jung acreditava que ele era compartilhado entre os indivíduos tanto pela genética como através da história, Freud acreditava que somente o que era vivido pelo individuo podia estar em sua psique.
Nos Dias Atuais
As contribuições de Freud e Jung para a psicologia analisar os sonhos foram diversas, e elas são a base para que os psicólogos atuais consigam encaixar e interpretar os sonhos por nos vividos. Mas, para a interpretação dos sonhos é preciso um conhecimento muito profundo do sonhador, a interpretação dos sonhos é algo individual, e vai depender do contexto em que o individuo sonhou está vivendo, os sonhos irão usar linguagem de símbolos para transmitir o que estamos sentindo mas não conseguimos transmitir de forma clara a nossa vivência. Uma técnica recomendada pelos psicólogos dedicados a entender os sonhos é anotar, manter um diário dos sonhos, onde você registra o que conseguir se lembrar do que sonhou naquela noite. Dessa forma, você irá perceber quando alguns símbolos são muito recorrentes em seus sonhos, e assim conseguirá saber se ele tem um significado mais profundo em sua vida.
É importante também ressaltar que o sonho não deve ser levado ao pé da letra, além de que nem todo sonho tem um significado oculto – a não ser que seu subconsciente esteja realmente tomando conta de todo o seu ser – alguns sonhos são somente isso, visões de nosso imaginário, reflexos de algo vivido no dia, algo sobre o que você falou de mais ou te chocou demais. Por isso é importante a anotação dos sonhos, dessa forma se torna mais claro o que pode ter um significado oculto e o que não pode.
Os Sonhos com Cobra
Para Freud, a cobra que aparece nos sonhos tem relação com o órgão sexual masculino, dessa forma, o sonho com esse animal irá mostrar sua relação com a sexualidade, e com figuras masculinas. Talvez um desejo de uma vida sexual mais intensa ou com uma figura masculina em especial, quando se é homem, terá a relação com a própria masculinidade ou com o desejo de se relacionar com outros homens.
Para Jung, há uma interpretação mais profunda, os sonhos com cobra irão apontar uma discrepância entre a atitude da mente consciente e o instinto da pessoa, pois ele acredita que a cobra seria a personificação do conflito que irradia do individuo.
Mas além das interpretações desses pensadores, há outros significados a cerca do sonho com cobras, como foi dito, o simbolismo é mais importantemente relacionado a vivência da pessoa, aos seus próprios conflitos internos. Apesar do nosso primeiro pensamento ao ver uma cobra é medo, e ligar ela há um animal peçonhento e traidor (principalmente pela história de bíblica Adão e Eva), a cobra também é um animal importante por exemplo na medicina, onde é usado o seu veneno para salvar vidas. Por isso podemos nos enganar ao pensar que o sonho com cobra só poderia ser algo ruim. Segundo estudiosos, a cobra é um dos animais que mais tem possíveis interpretações nos sonhos com elas, dessa forma, fica a par do analista conhecer o seu paciente para descobrir qual poderia ser o símbolo representado por esse sonho.
As cobras podem simbolizar sabedoria e cura, a figura do animal está inclusive representada no Bastão de Esculápio, simbolo da medicina. Nesse caso, podem ter relação com a necessidade do ser estar em busca do conhecimento ou de possíveis curas, muitas vezes não físicas, mas espirituais e mentais. Uma importante característica das cobras é a forma como elas trocam de pele, isso pode simbolizar algo como a renovação que é necessária ser vivida por aquela pessoa, ou ainda, um processo de renascimento do seu eu ou transformação, além disso, ela pode estar ligado ao ciclo da vida e da morte, simbolizando a “perca” daquilo que se foi. Além da troca de pele, o ato das cobras abandonarem os ovos quando esses estão próximos a eclodir, pode mostrar um desapego da pessoa que está sonhando, esse desapego não necessariamente é bom, mas pode estar no momento certo da vida daquela pessoa, o sonho mostrará a necessidade de desapegar. Além desses significados ela também pode ter relação com os possíveis desejos sexuais da pessoa, isso tanto pelo fato de ser um animal que se enrijece e expele liquido – semelhante ao que ocorre no ato sexual – como pela simbologia popular dada a cobra de que é um animal mais ligado a sexualidade. Um outro possível significado é a relação com aspectos instintivos, reações impulsivas, e ações sem reflexos que aquele que sonha deseja fazer.
Para entender o real significado do sonho você deve analisar todo o contexto geral, o que o animal está fazendo durante o sonho por exemplo, o sonho parece mais assustador ou inocente, todo o sonho é importante para entender a simbologia por trás dele.