Terapia Junguiana Sonhos

O Que É E No Que Consiste a Terapia Junguiana

A Terapia Junguiana, que também pode ser referida como análise de Jung, tem como função fazer com que venham à tona alguns aspectos de nosso íntimo psicológico, basicamente com a finalidade de cada um buscar conhecer mais a si mesmo para que fique claro e iluminado os aspectos de nossas vidas dos quais precisamos direcionar uma maior atenção e, algumas vezes, a terapia ainda é capaz de nos orientar no que diz respeito a como melhorar esses aspectos de nossas vidas pelos quais procuramos ajuda.

Sendo assim, esse tipo de terapia está voltada para a área da psicologia, sendo que se configura como uma das vertentes da psicologia mais profundas, uma vez que tem como um dos objetivos tentar unir a porção inconsciente de cada indivíduo com o seu consciente, o que às vezes é tomado para as pessoas como “ter a consciência do inconsciente”.

Tudo isso foi algo deixado por Carl Jung, que é considerado por muitos como sendo o pai da psicologia analítica. Esse homem bastante estudioso acabou unindo diversos conceitos amplos originados de diversas áreas, como a astrologia, a ciência, a religião, a antropologia e até mesmo a arte, na tentativa de identificar o real funcionamento da mente humana e a relação entre os fatores externos e aquilo que sentimos e que pensamos ou que nos causam dor mesmo com a sua suposta inexistência.

Isso porque não é sempre que temos a consciência dos motivos de nossas aflições e angústias e a função da psicanálise é basicamente fazer com que as pessoas descubram e se resolvam consigo mesmas, sendo tudo isso um processo geralmente longo, dinâmico, mas bastante uniforme.

Um Pouco Mais Sobre as Características Da Terapia Junguiana

A Terapia Junguiana não é tão conhecida para a população leiga pelo simples fato de não ser algo muito comum, isto é, não são muitos os especialistas que utilizam essa estratégia em suas sessões de terapia e muitos deles, inclusive, acabam preferindo outras vertentes da profissão para a realização do tratamento de cada paciente, de maneira individual e singular, para que o indivíduo aprimore a sua saúde mental.

Isso ocorre porque as teorias de Jung são um tanto quanto complexas, muito embora, ou até mesmo por conta disso, elas serem bastante originais. De uma maneira geral, esse tipo de terapia tem como finalidade melhorar a qualidade de vida das pessoas que sofrem de alguns problemas psicológicos ou até mesmo psiquiátricos, uma vez que ela tenta buscar motivos, consequências e esclarecimentos para tudo ou pelo menos grande parte dos males internos e de nossas angústias.

Dentre esses problemas se encontram algumas das doenças que estão cada vez mais comuns em nossa sociedade, como a ansiedade, a depressão e outros transtornos, principalmente no que diz respeito aos relacionamentos interpessoais e à consciência existencial do indivíduo. A Terapia Junguiana também está indicada para aquelas pessoas que vão começar novas fases das suas vidas e que se sentem perdidas com o momento ou com o ciclo que está se iniciando, podendo trazer um maior conforto à pessoa que se encontra nessa situação.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *