Idoso Aprendiz

É tão triste ver como as pessoas ignoram a terceira idade, sendo que eles são realmente as maiores fontes de sabedoria e experiência que possamos obter nesta vida. Vemos tantas filhos deixando seus pais em asilos e casas de repousos, sendo que tudo que eles precisam é de um pouco de atenção.

Alguns deles precisaram de maiores cuidados por conta da saúde. Quando você é jovem as coisas parecem que vão demorar para realmente acontecer e sempre ficamos sem entender como o tempo passou tão rápido e nem sequer nos damos conta. Idosos não são incapacitados, pelo ao contrário, mas com a idade algumas atividades se tornam mais difíceis de concentrar, de coordenar o corpo para realizar.

Muitos deles, extremamente ativos, ficam bastante depressivos por verem que toda sua mobilidade, toda sua rapidez vão ficando para trás e as pessoas mais jovens vão substituindo suas forças de trabalho até o momento em que chega a aposentadoria e muitos deles se tornam um “peso” para sua família.

Idoso

Falando oficialmente, o idoso é aquele que possui mais de sessenta anos de idade. Esse dado foi bastante consultado e averiguado pela Organização Mundial da Saúde, para que todos pudessem ter o direito de usufruir melhor da vida com certa idade.

Alguns países adotam idades diferentes, dependendo da cultura e duas políticas públicas. Sendo que em muitos lugares o envelhecimento ocorre mais cedo ou mais tarde devido ao desenvolvimento social do local. O que se pode entender é que a OMS tentou encontrar uma idade média que fosse mais fácil para se tornar mundial.

Lembrando que não é necessariamente fato que aos sessenta as pessoas mudem. Mas sim um processo cronológico em que o envelhecimento se mostra mais rápido e difícil de não se perceber. Com ele vem uma série de mudanças para se adaptar, algumas doenças, a falta de mobilidade que leva a dependência e por fim uma menor participação da sociedade de maneira geral.

Para eles são dedicados estudos e até mesmo médicos especializados como o geriatra. Tudo isso em busca de melhorar a vida de cada um.

Família

Quando somos crianças, todos (ou pelo menos a maioria) são dependentes de seus responsáveis, seja eles seus pais, tios, avós. Eles cuidam de você, mesmo sabendo que no atual momento você não poderá contribuir com as despesas, eles fazem isso simplesmente pelo fato de amar você.

Passamos a vida dizendo que devemos tudo para quem cuidou de nós, mas quando eles realmente precisam da gente sempre tentamos desviar. Há muitas famílias que brigam pela herança dos pais, ou então simplesmente não querem revezar para cuidar deles.

Nesse momento todo o amor, o carinho e as lembranças passam a se tornar somente o dinheiro que possuem ou que irão gastar.

Claro que a família é para apoiar e cuidar, mas ainda sim precisa seguir com sua vida e muitas vezes os idosos demandam muito tempo de cuidado assim como um bebê. Por isso nem sempre significa abandono os idosos serem deixados em casa de repouso. O abandono é quando eles simplesmente não visitam, não fazem questão, não ajudam e esquecem eles.

Oportunidades

Quando se é idoso não pode simplesmente parar todas as atividades que está fazendo. Precisa continuar se exercitando, tanto mentalmente, quanto fisicamente.

Não é simples continuar movimentando o corpo, já que muitos movimentos vão ficando cada vez mais difíceis de serem realizados. Porém já existem muito especialistas em cuidados físicos de idosos para que não haja esforço excessivo, podendo ser tanto uma musculação, uma natação, uma hidroginástica, fisioterapia.

É importante que esses exercícios sejam iniciados bem jovens, todos sabemos como o corpo precisa se movimentos além do que fazemos no cotidiano e isso faz bem não somente para o corpo, mas também para melhor funcionamento da mente. Quando nos sentimos bem com o nosso corpo, consequentemente nos sentimos mais felizes e isso com a idade é melhor ainda. Sabemos que nosso corpo trabalha com o metabolismo que necessita se acostumar com alguma rotina. Que tal ser com uma rotina saudável que pode melhorar a sua vida no futuro?

Aprendizado

Nunca é tempo para parar de aprender e sabemos que com a alta tecnologia atual, fica ainda mais fácil de ficar desatualizado. Todos dias novas informações são lançadas no mercado e isso é horrível para aqueles que não possuem muito acesso no dia-a-dia.

Os idosos são pessoas que acabam se tornando ultrapassados por ainda utilizarem maneiras de produzir, falar e pensar do século passado. Assim quando entram na velhice, muitos deles não mexem nem sequer no celular.

Para isso muitos deles que ainda possuem uma cabeça boa, procuram estar se atualizando, aprendendo coisas novas. Isso acontece principalmente devido ao tempo livre que cada um deles possuem depois da aposentadoria.

Alguns já conseguem até algumas empresas que empregam em menores períodos, incentivando o aprendizado e ainda sim podendo ser útil.

Ser Útil

É um dos sentimentos que os idosos mais sentem falta, muitos gostam de viver a aposentadoria por terem trabalhado muito durante a vida, alguns deles por outro lado, só pararam por realmente não estarem mais em condições de exercer as atividades do cotidiano.

Mas para qualquer um ser útil pode variar muito, seja para ajudar em casa, no serviço, orientação, artesanato. Há muitas atividades simples que irão mover sua mente e ainda sim promover ações para outras pessoas.

Aposentar

Casal de Idosos Caminhando na Praia

Casal de Idosos Caminhando na Praia

Se aposentar não é simplesmente parar de fazer tudo que antes fazíamos. Pagamos durante muito tempo um boa quantia que pode fazer diferença na nossa vida depois. É um investimento que pensamos que talvez não consigamos usufruir depois, mas que na maioria dos casos pode ajudar com os gastos. Ser fonte de renda para viagens e ainda mais descansar sem se preocupar.

Os idosos se tornam pessoas teimosas que muitas vezes são vistos como chatos pela família, o que eles querem é somente atenção, atividades e que entendam que todos os anos de experiência são somente para melhorar a vida de agora, a fim de que todos os conselhos dados sejam escutados, pois eles são para o bem.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Geral

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *