Cultura Irlandesa

Evento Cultural na Irlanda

Evento Cultural na Irlanda

Cada vez mais brasileiros tem elegido a Irlanda como seu novo destino seja para residir definitivamente ou para fazer um intercâmbio na Europa. O Estado Soberano chamado oficialmente de República da Irlanda tem uma série de diferenças culturais quando comparado com o Brasil e algumas peculiaridades que tornam esse destino surpreendente e oferecem uma experiência sem igual. Que tal conhecer mais sobre a cultura irlandesa?

 

Características da Cultura Irlandesa

 

Sapateado tradicional Irlandês

Sapateado tradicional Irlandês

A seguir vamos apresentar alguns dos principais símbolos da cultura Irlandesa, elementos que tem papel crucial na criação da identidade dessa nação. É uma leitura interessante tanto para quem está de viagem marcada quanto para quem ainda não tinha considerado conhecer esse país.

 

Bandeira Tricolor da Irlanda

 

Bandeira da Irlanda

Bandeira da Irlanda

A bandeira de três cores da Irlanda foi apresentada como opção pela primeira vez no ano de 1848 por Thomas Francis Meagher que se inspirou na bandeira da França. Porém, essa bandeira somente foi usada oficialmente como um símbolo do país depois do Levante de Páscoa do ano de 1916, nessa ocasião foi hasteada acima do Correio Central de Dublin.

No ano de 1919 foi adotada como a bandeira da República Irlandesa durante a guerra por sua independência. Cada cor tem um significado sendo o verde referente a tradição gaélica da Irlanda que possui um número expressivo de católicos romanos, o laranja é a parte da bandeira que representa a minoria que é constituída quase toda por protestantes  por fim o branco é o símbolo máximo de trégua entre os dois grupos que aceitaram viver em paz.

 

Hino da Irlanda

Considerado como o hino de toda a Irlanda por alguns nacionalistas, Amhrán na bhFiann, ou A Canção do Soldado, é uma composição de 1907 cuja autoria da letra em inglês é de Peadar Kearney e versão em irlandês é de Liam Ó Rinn. Foi no ano de 1906 que se tornou o hino oficial da Irlanda, contudo, em algumas situações é substituído por Ireland’s Call (Chamado da Irlanda), em particular em eventos da Irlanda do Norte.

 

Constituição Irlandesa

 

Constituição Irlandesa

Constituição Irlandesa

A Bunreacht na hÉireann é a constituição base da Irlanda, ou seja, nenhuma lei pode ser aprovada se não a seguir. Para que sejam feitas mudanças na constituição é necessário a realização de um referendo em que todos os cidadãos com mais de 18 anos de idade devem obrigatoriamente votar. O texto da constituição foi aprovado por meio de referendo no dia 1° de junho de 1937, para saber mais leia as leis na íntegra em inglês clicando aqui.

 

Harpa: Símbolo Nacional

 

Harpa e o brasão da Irlanda

Harpa e o brasão da Irlanda

Quem tiver a oportunidade de conhecer a Irlanda perceberá que há representações de harpas em várias instancias da vida dos irlandeses desde símbolos de departamentos do Governo até a moeda local passando pelo selo presidencial. Todas as moedas irlandesas tem a harpa representada.

Dia de São Patrício

 

Duende é o símbolo do Dia de São Patrício

Duende é o símbolo do Dia de São Patrício

O dia 17 de março é um dia de grande celebração e de feriado nacional na Irlanda, trata-se do Dia de São Patrício. Acredita-se que essa é a data do falecimento do São Patrício que teria sido o responsável por levar o cristianismo para a Irlanda. A data é celebrada com desfiles realizados em boa parte das cidades do território irlandês além de outras localidades pelo mundo.

Uma tradição bastante comum é a de levar consigo um trevo que de acordo com os religiosos era usado por São Patrício para explicar o conceito da Trindade. Embora não seja um símbolo oficial, o trevo, é um dos mais reconhecidos e associados a Irlanda.

 

Cultura dos Pubs

 

Balcão de um Pub tradicional

Balcão de um Pub tradicional

Quando se fala em Irlanda é difícil não pensar nos famosos pubs ou ‘Public House’, não é mesmo? Trata-se de uma tradição para os irlandeses se encontrar nesse tipo de ambiente descontraído para beber com seus amigos e vizinhos. O estilo desses bares varia de acordo com a região da Irlanda em que se está, vale dizer que o país reconhece ter problemas devido ao consumo excessivo de álcool.

Sociedade: Emigração e Imigração

 

Pintura histórica representando a Imigração Irlandesa

Pintura histórica representando a Imigração Irlandesa

Durante séculos, a Irlanda, viveu um fenômeno de emigração em que boa parte da sua população foi para outras nações em busca de melhores condições de vida. Algo curioso é que por muito tempo o número de pessoas que saíram da Irlanda foi maior do que o número de imigrantes. No século passado as décadas de 1950 e 1980 foram marcadas por forte movimento de imigração.

Contudo, no final da década de 1990 as coisas começaram a mudar, pois a economia irlandesa apresentou recuperação significativa se tornando mais atraente para imigrantes, inclusive os brasileiros que tem considerado a terra dos pubs uma alternativa. Milhões de irlandeses que haviam deixado a sua terra natal retornaram após essa melhora econômica.

Música Irlandesa

 

U2 a banda mais famosa da Irlanda

U2 a banda mais famosa da Irlanda

Terra natal de grandes músicos como U2, The Pogues, Van Morrison, The Chieftains entre outros é um lugar que mantém viva a sua tradição musical. Nos pubs especialmente é possível conferir apresentações ao vivo, difícil estar na Irlanda e não viver uma experiência imersiva em sua música.

 

Influência da Mitologia Celta

 

Mitologia Celta

Mitologia Celta

A cultura irlandesa é fortemente influenciada pela mitologia celta algo que pode ser observado tanto nas histórias passadas popularmente como pelo número destacado de escritores e poetas de sucesso como James Joyce, George Bernard Shaw entre outros.

Costumes Culturais da Irlanda

 

Conheça os costumes antes de viajar

Conheça os costumes antes de viajar

Como outros países do mundo, a Irlanda, possui alguns costumes que é interessante conhecer antes de se mudar ou viajar para o pais.

 

Relacionamento Com as Pessoas

 

Irlandeses são espontâneos em seu modo de agir

Irlandeses são espontâneos em seu modo de agir

Ao conhecer alguém aperte a sua mão, quando encontrar alguém que já conhece bem dê beijo no rosto e enquanto conversa olhe nos olhos, pois é demonstração de interesse no que está sendo dito. Os irlandeses são reconhecidos por seu jeito espontâneo e carinhoso de cumprimentar as pessoas sendo normal abraços quando esses encontros acontecem.

 

Horário Marcado

 

Pontualidade Irlandesa

Pontualidade Irlandesa

A pontualidade dos irlandeses está longe de ser britânica, geralmente quando um irlandês combina de te encontrar às 8h está querendo dizer na verdade às 8h15. Porém,  não abuse dos atrasos.

 

Educação e Boas Maneiras

 

Irlandeses são educados

Irlandeses são educados

O povo irlandês é um dos povos com mais boas maneiras do mundo, quando os indivíduos descem do ônibus costumam agradecer ao motorista assim como dizer obrigado e por favor constantemente. Em ambientes como lojas, por exemplo, é natural que se formem filas.

 

Gastronomia Irlandesa

 

Gastronomia Irlandesa

Gastronomia Irlandesa

As refeições consideradas como as mais tradicionais da Irlanda são:

 

Irish Stew (Cozido Irlandês)

 

Esse prato é um cozido que geralmente tem batatas, cenouras, carne e cebolas que são cozidas juntas.

 

Batata, Muita Batata

 

Batata Amanteigada prato tradicional Irlandês

Batata Amanteigada prato tradicional Irlandês

A batata é um dos alimentos mais consumidos na Irlanda podendo ser consumida na forma de purê, frita, cozida ou assada. Na dúvida tem batata!

 

Colcannon

 

Um prato composto por batatas, repolho e alho-poró.

 

Fry

 

Fry prato tradicional Irlandês

Fry prato tradicional Irlandês

É um prato consumido tipicamente no café da manhã sendo composto por rashers (bacon), linguiça, ovo, tomate, cogumelos, pudim preto e branco com pão irlandês chamado de Soda Bread.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Europa

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • super legal vou, ganhar o premio na FEIRA DAS NAÇÕES, em Breu Branco.

    evilin larissa 20 de outubro de 2011 14:57 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *