Reino Fungi

Os fungos não são plantas, esta é a primeira afirmação que temos de fazer. Os seres vivos estão organizados para o estudo em grandes grupos de base, chamados de reinos. Os fungos foram listados de maneira errônea como integrantes do Reino Vegetal por muitos anos. Em seguida, os cientistas aprenderam que os fungos apresentam uma relação mais próxima com os animais, mas são únicas e distintas formas de vida. Agora, os fungos são colocados em seu próprio reino: Reino Fungi.

Reino Fungi

Reino Fungi

Fungos

Os integrantes do Reino Fungi se caracterizam por serem eucariotas e dentre eles estão alguns seres que são bastante conhecidos de todos nós como os bolores, leveduras e até os cogumelos que podem ser usados para uma série de pratos. Como explicamos acima durante muito tempo os fungos estiverem inclusos no reino das plantas de maneira errônea.

Os cientistas os agruparam em outro reino porque observaram neles características únicas como o fato de suas células possuírem parede celular com glucanos e quitina, por exemplo. Algumas investigações profundas de suas características demonstraram que os fungos tem mais proximidade com os animais do que com as plantas. Contudo, a Micologia – ramo de estudo da Biologia que se dedica aos fungos – é considerada como integrante do segmento de plantas.

Fungos

Fungos

Talvez o seu tamanho diminuto seja um dos responsáveis pelo pouco que se sabe a respeito dos fungos. As estruturas desses seres são bastante pequeninas e apresentam um estilo de vida que beira ao crítico se valendo de uma relação de simbiose ou sendo parasitas. Os fungos podem ser notados quando frutificam, um exemplo de frutificação é o bolor que se espalha.

Funções dos Fungos

Embora sejam tão pequenos, os fungos, tem funções essenciais para a humanidade sendo a principal delas a de decompor matéria orgânica. Além disso, alguns tipos de fungos podem e são usados como alimento pelo ser humano há séculos como trufas e cogumelos. Ainda no segmento alimentício os fungos são usados como agentes de fermentação para fazer pão, cerveja, vinho entre muitos outros.

Funções dos Fungos

Funções dos Fungos

Também são utilizados no segmento farmacêutico sendo base para diversos antibióticos. Podem ainda ser empregados com sucesso nas indústrias de detergentes e também ser usados como fator de controle de pragas agrícolas e ervas daninhas. A partir da década de 1940 seu uso industrial se intensificou.

Fungos Tóxicos

Apesar dos fungos serem utilizados efetivamente para uma série de benefícios humanos também podem representar problemas como no caso das variedades que produzem substâncias chamadas de micotoxinas que são tóxicas ao ser humano e a animais. Há também os fungos que possuem substâncias psicoativas que podem ser usados como entorpecentes.

Reino Fungi – Um Reino Variado

Os fungos são seres que podem se desenvolver em praticamente qualquer habitat, inclusive os mais extremos como desertos e fundo do oceano. De maneira geral os fungos são terrestres, embora, existam algumas variedades que se desenvolvem em ambientes aquáticos. Estima-se que existam cerca de 1,5 milhão de espécies de fungos, porém, ainda há muito que se descobrir sobre esse fantástico reino.

Por que Fungos eram Considerados do Reino Plantae?

O principal motivo pelo qual os fungos foram mantidos no Reino Plantae por tanto tempo é que eles são geralmente imóveis e apresentam frutificação (algumas variedades) assim como as plantas. Os fungos possuem características comuns com plantas como musgos, por exemplo.

Porém, algumas das características que são únicas dos fungos os classificaram num grupo separado. Dentre essas características particulares está que alguns se desenvolvem como leveduras sendo que alguns podem até mesmo alternar entre uma fase de hina e leveduras. A parede celular dos fungos é composta de glicanos (encontrados em plantas) assim como quitina (que faz parte do exoesqueleto dos artrópodes). Somente nos fungos existe essa combinação de moléculas estruturais.

Reprodução dos Fungos

Um capítulo bastante complexo a respeito desse reino, pois acredita-se que boa parte dos fungos podem se reproduzir de mais de um modo. Dentre os tipos de reprodução possíveis para os fungos estão: sexuada, assexuada, dispersão por esporos além de outros métodos de reprodução assexuada.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Biologia

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *