A Filosofia Grega: Grande Contribuição à Cultura Ocidental

A filosofia grega dispensa apresentações, porque chega em um certo momento da nossa vida escolar, que nos deparamos com a Filosofia e os grandes filósofos. O que não poderia ser diferente considerando a grande importância que os gregos representam para a cultura do Ocidente. Podemos citar inúmeras matérias que a grande sabedoria desse povo nos transmitiu, como por exemplo, na Matemática, na História, na Medicina, nas Artes Plásticas e até mesmo no Teatro, com as grandes comédias e também as tragédias retratas nos palcos. Foi sob a orientação da Filosofia, que aprendemos muito sobre esses e outros argumentos.

O significado da Filosofia é o de: amor à sabedoria. Ela tem a sua origem na Grécia Antiga e alguns importantes nomes, dos seus pensadores, que começam a surgir a partir do século VI a.C. Graças a esses estudiosos, muito se sabe sobre a natureza humana e o universo. Graças ao estudo dos filósofos, mas também das suas intuições e esforços pessoais. Ensinamentos que duram até hoje, que fazem parte da sociedade atual, assim como fizeram parte de outros momentos da história da humanidade.

Veja Alguns dos Grandes Nomes da Filosofia Grega

Podemos dizer que a filosofia surgiu com a Escola de Mileto, exatamente no período denominado de Arcaico. Neste primeiro período, os nomes de destaque são os de: Anaximandro e Anaxímenes. A teoria e os estudos iniciados nessa escola, partiam do princípio que “tudo na natureza descendia de um elemento básico”. Esses elementos descritos nesses estudos eram: água, ar ou matéria.

Falando em grandes nomes e destaques da Filosofia Grega, podemos destacar dois grandes nomes quando fazemos referência a Matemática. Certamente nomes, que vocês já escutaram e até mesmo estudaram: Pitágoras e Tales de Mileto. Os teoremas criados por ambos filósofos matemáticos são usados até os dias atuais.

Além das matérias, digamos escolares, existia um grupo de filósofos que dedicavam os seus estudos à religião e também ao Estado. Eles eram chamados de sofistas e surgiram no século V a.C. Esse grupo defendia a democracia acima de qualquer coisa.

Uma outra característica desses filósofos é que eles eram pensadores e a sua maior preocupação e objeto de estudo era o homem. Elas costumavam a recriminar quem fazia dos estudos do universo somente uma forma de especular, mas sem nenhum objetivo. Disse Protágoras: “o homem é a medida de todas as coisas”. Sem falar, que para os sofistas a verdade absoluta não existia, era tudo uma questão de opinião ou visão diferente do mundo, das coisas, dos mesmos fatos.

Saiba Mais Sobre a Escola Socrática

Quando chegou no fim do século V a.C. começou a acontecer uma separação entre a Filosofia e a Ciência, ambas até então, caminhavam lado a lado. Deste ponto, porém, a Filosofia dedicou-se, principalmente a dois argumentos: a ética e ao homem. E foi nesse momento que surgiu a Escola Socrática, com esse nome, que não é por acaso, porque era inspirada nos pensamentos do filósofo Sócrates.

Quem foi Sócrates? Esse é um dos grandes filósofos, que nos deixou tantos ensinamentos. Ele foi um educador, cuja a principal missão era conhecer melhor o homem, que ele considerava mais importante que saber os segredos do Universo. Quem não se lembra ou nunca ouviu falar da sua célebre frase: “só sei que nada sei”.

Para Sócrates, o homem só iria se desenvolver, se aprimorar, através da educação, mas não qualquer educação, e sim aquela que tinha como base o “uso crítico da razão”.

O modo de ser de Sócrates, de falar a verdade e de falar sem medo tudo aquilo que pensava, fez com que ele fosse considerado uma pessoa que queria corromper os jovens e renegar os deuses. E o seu fim acabou sendo através de uma condenação, que fez com que ele fosse obrigado a beber um veneno mortal, chamado cicuta.

Saiba Mais Sobre Platão – Outro Grande Filósofo Grego

Platão foi um filósofo que teve os seus primeiros ensinamentos de Sócrates, era um dos seus discípulos. E com a “escola” que teve, também tinha grande preocupação com a formação moral do homem. Por isso, através do que dizia buscava destacar a importâncisa da moral individual e mais, dizia que essa tinha que vir associada as reformas na sociedade. Segundo Platão, o mundo que existia sobre aquele das ideias, era o mundo perfeito.

Platão foi o autor de importantes obras e entre elas, destaque para “República”, onde o filósofo descreveu como segundo ele, seria um Estado perfeito, quais as regras deveriam ser necesárias aplicar. Porém, esse filósofo grego não era a favor da democracia e ele tinha explicação para se colocar contra. Platão dizia que o homem comum não estava preparado para assumir um governo e muito menos seria capaz de assumir decisões para política que fossem inteligentes e realmente válidas para a população.

Saiba Mais Sobre O Filósofo Grego Aristóteles

Platão era discípulo de Sócrates e Aristóteles por sua vez era discípulo de Platão. Porém, Aristóteles, dos 3 importantes nomes da filosofia grega, é considerado aquele que mais exerceu influencia sobre o Ocidente. É grande quantidade de material e trabalhos realizados por ele, que foram deixados nas mais diversas áreas: Política, Astronomia, Física e Biologia.

Segundo Aristóteles, o homem, no plano social, era dividido, naqueles que nasceram para se tornarem escravos e nos outros, que por sua vez, não seriam nunca escravos.

Depois dos 3 grandes nomes dos filósofos gregos que deixaram muitos ensinamentos para as futuras gerações, tais que estão presentes até hoje, vamos ver, como pode ser dividida a filosofia grega:

Ela Pode Ser Dividida Em 3 Fases:

  • Período Pré-socrático: os filósofos  desse período estavam em busca de um princípio, que deveria aparecer em qualquer momento da existência de qualquer coisa. Os principais filósofos dessa período foram: Heráclito, Anaximandro, Xenófanes, Tales de Mileto e Parmênides.
  • Período Socrático: neste período acontece a mudança do objeto de estudo, que deixa de ser a metafísica e passa a ser o homem. Os principais filósofos desse períodos foram: Sócrates, Platão e Aristóteles.
  • Período Helenístico: neste período a visão cristã é associada a filosofia e se crê que é mais fácil resolver as situações individuais do que aquelas coletivas. Os principais filósofos desse período foram: Séneca, Epíteto, Lucano, Antístenes, Diógenes de Sínope e Marco Aurélio.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *