As Etapas da Evolução Humana

Para quem anda curioso para saber como o homem chegou até o que é hoje, vai ver um pouco sobre sua evolução, mais precisamente sobre as etapas da chamada “Evolução Humana”.

Se você ainda não acreditava, agora terá certeza que o homem e o macaco são parentes próximos e que as etapas desta evolução que homem percorreu até hoje, distanciaram o homem do macaco, mas não separam as origens. A espécie humana que hoje conhecemos passou por uma longa evolução tanto física como biológica, este longa que nos referimos é algo em torno de 4 milhões de anos. Com o distanciamento dos chamados “Macacóides”, os hominídeos começaram a fazer uso de ferramentas e a andar de forma mais ereta, além de desenvolver a língua, adquirir consciência e assim aumentar a massa muscular.

Vejamos a seguir as etapas que o passou para chegar até o que nós conhecemos hoje o “homosapiens sapiens”. Alguns pesquisadores dizem que existem 5 (cinco) etapas, mas nós iremos ver um pouco mais. Vamos começar pelos primatas.

Os Primatas

Estes são os parentes mais antigos, eles habitaram na Terra há aproximadamente 70 milhões de anos atrás. Esses mamíferos são exatamente iguais aos que conhecemos hoje, com hábitos semelhantes desde esta época, sejam comportamentais ou alimentares.

Vamos conhecer um pouco mais sobre os hominóides:

Eles também são primatas, mas que viveram cerca de 50 milhões de anos depois dos primatas, mais precisamente entre 10 e 20 milhões de anos atrás. O mais conhecido eles é o chamado proconsul. O proconsul é muito similar a um pequeno gorila, também morava nas árvores, mas ele também gostava de vir para o chão, uma característica deles é que eram quadrúpedes, ou seja, andavam sobre quatro patas. Um ponto interessante sobre os hominóides é que um dos descendentes do proconsul, as vezes andava somente sobre as patas traseiras, o kenyapiteco começava a endireitar o corpo e a se aproximar mais dos hominídeos.

Os Hominídeos

Esta é a família a qual pertence o famoso Australopiteco, atenção a partir daqui podemos considerar as espécies como do gênero humano. O australopiteco afarense tinha por característica ser mais alto que um chimpanzé, andava somente sobre 2 patas e possuía longos braços que lhe auxiliavam na hora de se pendurar nas árvores, esta espécie viveu a cerca de 3 milhões de anos. Outra característica que não podemos deixar passar é que como eles andavam sobre 2 patas, andava ereto, ele ficava mais “alto” e assim colhia os frutos das arvores sem ser necessário subi-las ou então atirava pedra para afugentar possíveis predadores.

Ainda falando do Australopiteco pode-se considerá-lo como o ancestral mais antigo que o ser humano possui, ele vivia na África, algo interessante é que seu crânio tinha aproximadamente 500cm³ de volume, mas mesmo assim eles não tinham uma linguagem desenvolvida.

Homo Habilis

Este é o primeiro hominídeo da família Homo, viveu há cerca de 2 de milhões de anos e seus vestígios foram encontrados apenas na África, afirma-se que devido a seu crânio com um volume que é o dobro de um chimpanzé, 800cm³, eles conseguiram fabricar armas, a partir de pedras e madeira, bastante rudimentar como tudo daquela época, devido a fabricação dessas armas, o Homo Habilis começou a se alimentar, afinal ele agora podia caçar. Alguns historiadores afirmam que eles já possuíam uma linguagem rudimentar e tinham cerca de 1,30m de altura, sendo, portanto menores que o australopiteco.

Homos Erectus

Descendente direto do Homo Habilis, herdou suas características de caça e fabricante de instrumentos, seu crânio já era o dobro maior que o dos macacos que conhecemos hoje, possuindo 1.100cm³, ele saiu da África e percorreu a Europa, Ásia e Oceania há aproximadamente 1 milhão de anos. Outro ponto para o Homos Erectus é que provavelmente ele foi o primeiro a manipular o fogo com maior precisão. Ele era nômade e vivia em grupos de 20 (vinte) a 30 (trinta) pessoas, nada de grandes populações.

Como o nome diz, ele também foi à evolução dos outros gêneros Homo, passando a andando mais ereto que seus ancestrais.

Homo Sapiens

Começamos a chegar aos nossos ancestrais mais próximos do que somos hoje. Especialistas afirmam que estes humanóides viveram a cerca de 200 mil anos atrás, eram considerados ótimos artesões e por isso conseguiam fazer melhores utensílios para a caça, como para auxiliar na vida cotidiana. Seu crânio chegou ao tamanho que os seus descendentes possuem hoje, aproximadamente 1.500cm³ de volume.

Muitos estudos revelam que o Homo Sapiens, possuíam baixa estatura e era bastantes musculosos, além de afirmar que eles já conseguiam se comunicar com facilidade através da fala constituída através de muitos anos de evolução.

Homo Sapiens Neanderthalensis – Homem de Neandertal

Este sem dúvida é o mais famoso de todos, antes da nossa “geração”. O Homo Sapiens Neanderthalensis viveu há aproximadamente 100 mil anos, são considerados o nosso ancestral mais parecido com o que somos hoje. Foram eles que começaram a ter as noções espirituais e de morte. De todos os tipos que apresentamos, ele era o que possui o maior crânio, com 1.700cm³ de volume e também era o maior em estatura, chegando a medir 1,68m. Hoje os homens modernos conseguem alcançar alturas maiores, mas nosso crânio não passa dos 1.500cm³ de volume.

Devido a sua habilidade com a caça, e por serem nômades acabaram adquirindo um corpo bastante forte e musculoso, com ossos fortes e músculos bem estruturados. Como falado, eles eram ótimos caçadores e começaram a fazer grandes rituais na hora do funeral. Em outras palavras foram ótimos antecessores para o Homo Sapiens Sapiens.

Agora que você já viu como se deu a evolução humana, pode perceber que tudo é questão de tempo e aprendizagem, tudo o que somos hoje, foi devido à grande evolução que os humanóides vieram sofrendo desde o inicio há muito milhões de anos atrás.

Sem sombra de dúvidas, nós somos ancestrais de uma nova geração de humanóides, que provavelmente serão mais inteligentes que a gente, que podem ou não aprender com os nossos erros, e o mais importante, devem aprender com os acertos e melhorar ainda mais daqui para a frente.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *