Como Acabou O Reinado De Dom Pedro No Brasil?

Dom Pedro I

Dom Pedro I é um monarca e nobre português, que nasceu em um distrito da importante cidade portuguesa de Lisboa, seu nascimento aconteceu no ano de 12 de outubro de 1798, ele nasceu na função de príncipe de seu país. Portugal naquela época ainda era uma monarquia e seus pais eram o rei Dom João VI (rei de Portugal) e Carlota Joaquina, uma espanhola de linhagem nobre.

Muitas pessoas não sabem o nome oficial de Dom Pedro I, que era Pedro de Alcântara Francisco Antônio João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon. Durante a sua infância ele viveu em um palácio em Portugal, próximo a Lisboa, mas quando Dom Pedro I tinha os seus 10 anos de idade, juntamente com a sua família, se mudou para o Brasil e sua residência passou a ser a quinta da Boa Vista, localizada na cidade do Rio de Janeiro.

A família real portuguesa decidiu se mudar para o Brasil, que na época era uma colônia de Portugal, principalmente por causa dos ataques de Napoleão Bonaparte, líder francês que estava invadindo os territórios portugueses e tinha o desejo de tomar o poder, eliminando a família real.

Com apenas 19 anos, Dom Pedro I se casou com uma arquiduquesa austríaca, seu nome era Maria Leopoldina Josefa Carolina de Habsburgo, o casal teve ao todo seis filhos e são eles, Francisca, Januária, João Carlos, Maria da Glória, Miguel e Pedro de Alcântara, que mais viria a ser conhecido como Dom Pedro II.

A vida política e vida pública de Dom Pedro I tem início com a volta de seu pai, rei João VI para Portugal, no ano de 1820, então no dia 20 de abril do ano seguinte, 1821 ele foi oficialmente nomeado como príncipe regente, logo depois em 1822, seu pai o rei solicitou que Dom Pedro I voltasse para Portugal, desta forma o Brasil passaria a ser apenas uma colônia novamente, mas Dom Pedro I se recusou.

Dom Pedro I

Dom Pedro I

A recusa de Dom Pedro I ficou conhecida como o dia do Fico e ficou marcada na história pela frase dita por ele, “Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, diga ao povo que fico”. Dom Pedro I também foi responsável pelo ato de independência que aconteceu no dia 7 de setembro do mesmo ano e que é comemorado até os dias de hoje, apesar de que na prática essa independência não tenha significado muita coisa e o Brasil passou sendo um país submetido ao comando de portugueses.

Primeiro Reinado No Brasil

A partir do ano de 1822 se tem início no Brasil o que ficou conhecido como o primeiro reinado, sendo Dom Pedro I o imperador do Brasil naquela época, como já dito, na prática o Brasil não obteve nenhuma independência e a grande ironia é que até hoje se comemora essa data como se ela tivesse trazido grandes mudanças para os brasileiros, a realidade foi que o reinado de Dom Pedro I foi muito autoritário e centralizado, sendo que ele próprio agia como o rei do Brasil.

Além do seu autoritarismo, Dom Pedro I também teve muitos conflitos durante o tempo em que governou o Brasil, incluindo a sua grande deslealdada com suas mulheres, após ficar viúvo de sua primeira esposa, ele se casou novamente com uma nobre alemã, mas teve muitas amantes brasileiras, com sua segunda esposa ele teve mais uma filha e com uma amante, conhecida como Marquesa de santos, ele teve mais 5 filhos, no âmbito político o Brasil foi muito desgovernado em sua época, havia descontentamento com suas atitudes e decisões em todos os ramos da sociedade, além de também haver muita miséria em nosso país, mas naquela época, até mesmo a elite estava começando a se virar contra ele.

O primeiro reinado no Brasil teve fim no ano de 1831, que foi quando Dom Pedro I resolve ir embora do nosso país, os motivos dele ter tomado essa decisão foram muitos, tal como a grande agitação e descontentamento que existia no território brasileiro na época em decorrência do seu reinado, problemas com a coroa portuguesa após a morte de seu pai, no ano de 1826, etc.

A coroa precisava de um novo rei e Dom Pedro I que chegou a ser considerado o monarca a substituir o rei João VI, abdicou do trono e dos seus direitos em nome de sua filha, mas ela era apenas uma criança e ambos estavam no Brasil, com isso o seu irmão reivindicou seus direitos como rei, de fato seu irmão Dom Miguel assumiu o trono, o que viria a desencadear uma grande guerra civil em Portugal, que envolveu toda a região ibérica, incluindo terras espanholas.

Todos esses constantes e acumulados desgastes fizeram com que Dom Pedro I renunciasse a seu cargo de imperador no Brasil e voltasse a Portugal, pois haviam tantos problemas para ele aqui, quanto haviam conflitos e interesses que ele deveria defender por lá em sua terra natal, por isso no dia 7 de abril do ano de 1831, oficialmente Dom Pedro I deixa de ser o primeiro imperador do Brasil.

Quadro de Dom Pedro I

Quadro de Dom Pedro I

Dom Pedro I foi embora, mas isso não significava o fim da exploração para o povo brasileiro, porque em seu lugar ele deixou o seu filho Dom Pedro II, que na época era ainda uma criança e tinha os seus 5 anos de vida apenas, mas que depois se tornou o segundo imperador do Brasil.

Interesses Pessoais

Muitas vezes na história nós vemos muitas pessoas que fizeram um grande mal para seu povo serem retratados como heróis, mas não devemos esquecer que até recentemente a história era escrita e contada não de forma imparcial, mas ela era contata e passada as futuras gerações justamente por aqueles que foram os opressores, por aqueles que fizeram o mau, por isso é tão comum ver mulheres serem deixadas de lado ou até mesmo ridicularizadas, assim como tantas outras minorias que são cortadas das histórias principais.

Tela de Dom Pedro I a Cavalo

Tela de Dom Pedro I a Cavalo

Dom Pedro I movimentou a história brasileira e isso é um fato, mas ele nunca foi o salvador de ninguém, ele declarou a independência pensando em satisfazer e ajudar a elite da época, que tinha medo de deixar de lucros e perder privilégios com o Brasil voltando a ser colônia de Portugal, ele não fez isso por amor ao povo ou por buscar uma melhora para a nossa nação, mas ele fez tudo que fez pensando em seus próprios interesses políticos e financeiros.

A história por muito tempo contada se olhando apenas o lado masculino, enaltecendo o egocentrismo, a falta de caráter e inteligência, mas hoje com as mudanças que vemos no mundo e com a era da internet, é muito difícil alguém contar uma história apenas com apenas uma visão, porque apenas na distância de um clique, muitas versões são espalhadas e o lado do opressor pode prevalecer por algum tempo, mas mais cedo ou mais tarde as máscaras caem, esse é o alcance das redes sociais e o mundo conectado que vivemos.

Dom Pedro I por fim voltou a Portugal, porque ele não tinha mais como sustentar a situação política e o descontentamento de uma população que estava cada vez mais miserável, ele foi embora para cuidar de sua filha, para retomar o seu trono, mas ele foi principalmente porque sabia que no Brasil era praticamente impossível que se mantivesse de pé por muito tempo. Dom Pedro I faleceu quando tinha apenas 36 anos de vida, na sua terra natal em decorrência de uma doença respiratória, a tuberculose.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *