Cultura Organizacional

Nós também podemos caracterizar a cultura constituída por três níveis (Schein, 1988). O nível mais visível é o comportamento e artefatos. Este é o nível observável da cultura, e consiste de padrões de comportamento e manifestações exteriores da cultura: gratificações previstas para os executivos, os códigos de vestimenta, o nível de tecnologia utilizada (e onde é utilizado), e o layout físico dos espaços de trabalho.

Todos podem ser indicadores visíveis da cultura, mas de difícil interpretação. Artefatos e comportamentos também podem nos dizer o que um grupo está fazendo, mas não o porquê. No próximo nível da cultura estão os valores, que são subjacentes e, em grande medida, determinam o comportamento, mas eles não são diretamente observáveis, como os comportamentos são. Assim, pode haver uma diferença entre os valores declarados e os operacionais, sendo que as pessoas vão atribuir seus comportamentos aos valores declarados. Para realmente entender a cultura, temos que chegar ao nível mais profundo, o nível das suposições e crenças.

Imagem de Amostra do You Tube

A cultura organizacional, é um conceito desenvolvido por pesquisadores para explicar os valores, psicologia, atitudes, crenças e experiências de uma organização. De um modo geral, é visto como as normas e valores comuns de indivíduos e grupos dentro de uma organização. Através deste conjunto de entendimentos mútuos, a cultura organizacional controla a forma como os indivíduos interagem uns com os outros dentro da organização, bem como com clientes, fornecedores e outras partes interessadas existentes fora dos limites da organização.

Cultura Organizacional

Cultura Organizacional

O tema da cultura organizacional tem sido estudado por pesquisadores de diversas áreas. Campos puramente acadêmicos, tais como a sociologia e a antropologia, assim como outras disciplinas, tais como ciências da gestão e comportamento organizacional. Embora possa não ser possível uma definição que se adeque a todos os campos, há um consenso geral entre os pesquisadores sobre diversos aspectos da cultura organizacional. A cultura organizacional tem muito importância nos dias atuais.

Imagem de Amostra do You Tube

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>