Maiores Engenheiros da História

É muito comum ouvirmos falar da falta de engenheiros no Brasil, e não só, em outros países do mundo. Se trata de uma das poucas profissões onde a procura é maior do que a oferta de trabalho. A engenharia é dividida em vários setores, como elétrica ou civil, e outras tantas, todos trabalhos que exigem muito dos profissionais. Conheça um pouco mais sobre o início da Engenharia e os grandes nomes da história da mesma.

A História da Engenharia

Podemos dizer que a engenharia é tão antiga que tem a sua história misturada, associada, com aquela da humanidade, que começou há cerca de sete milhões de anos.

Falando da história da humanidade, estudos sobre a paleontologia, apontam que os primeiros hominídeos da Terra eram carnívoros, porém, eles não eram como os animais, que possuem garras afiadas e podem comer e precisavam de uma ajuda. Foi neste ponto que nasceu a necessidade de fabricar ferramentes, e claro, um tipo de construção exige “engenharia”. As primeiras delas eram pedaços toscos de pedras lascadas, o importante é que tivessem a ponta aguçada. Uma invenção que nos dias de hoje pode parecer “sem valor”, mas naquela época significou uma grande criação e desenvolvimento.

Mais para frente, o maior avanço tecnológico do homem da época primitiva foi, com certeza, a descoberta do fogo, que aconteceu por volta de 600.000 anos. Esse fato, teria tido início depois de um incêndio provocado pelas chamas de uma erupção vulcânica. O fogo não só era a luz, mas também a possibilidade de ter calor, o que servia para enfrentar o frio. Desse ponto da história da humanidade antiga, o homem teve a possibilidade de viver em lugares mais frios, que até então, era impossível, aumentando a parte habitada da Terra. Em seguida, o fogo foi usado para cozinhar.

Demorou mais 50.000 anos para que os humanos fizessem novos avanços na engenharia, foi quando iniciou a produção de artefatos para caça mais elaborados: arpões, lanças, até chegar no arco e flecha. Era um modo de matar a caça mantendo maior distância, e em consequência, de modo mais seguro para os homens, que muitas vezes enfrentavam animais grandes e ferozes.

http://www.youtube.com/watch?v=tVbsAMtm0rg

Do Surgimento da Agricultura e Novos Feitos da Engenharia

Segundo os relatos históricos, a agricultura só passou a fazer parte da vida da humanidade 10.000 a.C., podemos considerar ao lado do fogo e da fala, um dos acontecimentos de maior importância nesse período.

Em seguida da agricultura, chegou a domesticação de animais, que passaram a ajudar nas atividades das famílias, como companhia de caça ou mesmo, para aproveitar o leite e os ovos. Um outro fator que mudou o modo de viver das pessoas, que não precisavam mais se locomover constantemente para procurar o meio de sobreviver. Nesta época, passou a se fazer reserva de comida e por isso, a permanência num determinado local era possível. Foi quando o homem passou a ser sedentário e as comunidades foram surgindo. Não demorou muito para a engenharia civil dar os primeiros sinais, surgiram as construções de pedras e tijolos.

Neste ponto, podemos dizer que nasceu o primeiro engenheiro, o civil e o podemos apontar com o mais desenvolvido deles: Tell es Sultan (Jericó).

Depois do Primeiro Engenheiro, A Descoberta do Metal

Era entre 7.000 e 6.000 a.C. quando o metal foi descoberto e aproveitado para criação de objetos.

Mais para frente, ligando a história da humanidade com os grandes engenheiros, podemos dizer que os egípcios primitivos estão entre eles, porque desenvolveram várias técnicas de construção, como: barcos de junco, criar objetos de cobre e trabalho com pedra dura. Podemos destacar as pirâmides, e colocar na lista de maiores engenheiros da história, Imhotep, um chanceler real.

Com a descoberta da escrita, o seu uso permitiu que tudo aquilo que era aprendido ficasse registrada para populações futuras. E melhor ainda, quando os gregos deram a sua contribuição com os conhecimentos da matemática, proporcionando um grande progresso.

Com a base da matemática foi possível descobrir tantos cálculos que seriam mais tarde usados na engenharia.

Os Avanços do Século XVI e XVII

Esses séculos representaram um grande avanço científico e foram descobertos diversos modos de manipular e explorar a natureza, foi a era da Revolução Industrial. Era o século de XIX, quando as máquinas começaram a surgir substituindo o trabalho braçal, um outro marco da engenharia industrial. Os bondes, as bicicletas, os carros, as furadeiras, uma série de coisas que tornava a vida dos povos daquela época mais fácil. Junto com essa evolução surgiram as novas profissões e finalmente, o engenheiro passou a ter um significado, já com as suas devidas especificações: químico, elétrico, mecânico, etc.

A primeira escola de engenharia oficial surgiu em 1804, Instituto dos Engenheiros de Londres, na cidade inglesa. No Brasil, a profissão foi implantada, quase imediatamente a descoberta do território brasileiro pelos portugueses e até 1900, era livre o exercício da profissão. Depois desse período é que ficou estabelecidas normas para atuar como engenheiro no Brasil.

Alguns Nomes e Invenções de Engenheiros Ao Longo da História

  • Robert Hook e Van Leeuwenhoek Anton: microscópios desenvolvidos no final do século XVI. Já Galileu Galilei usou os microscópios para conhecer a Terra e o Universo. Depois surgiram os microscópios eletrônicos e aquele espacial – Hubble.
  • Da bússola ao GPS: a bússola foi inventada na China e foi essencial na navegação e exploração de outras terras.
  • Luz elétrica, a pioneira foi aquela de Humphry Davy, no início do século XIX, uma lâmpada de arco voltaico entre eletrodos de carbono. E Thomas Edson desenvolveu e patenteou a primeira lâmpada de longa duração entre 1879 e 1880.
  • Transistores: graças a eles foi possível manipular o fluxo de corrente elétrica, um projeto desenvolvido pelo Bell Laboratories, no ano de 1947.
  • O telégrafo: foi o primeiro passo para o desenvolvimento da engenharia das telecomunicações, que inclui o telefone, o rádio e até mesmo o e-mail. Em 1839, começou a ser desenvolvido uma séria de dispositivos que permitia o uso do código de Samuel Morse. Com ele, era possível passar mensagens de forma intermitente, tudo de acordo com o fluzo da eletricidade e também dos fios que eram usados para comunicação. Entre 1850 e 1902, essas linhas de telégrafo passaram a ser multiplicadas e a possibilidade de passar mensagens a longa distância ficou mais fácil.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *