Marketing de Relacionamento

O marketing de relacionamento não é um novo conceito de marketing, no entanto, se tornou um conceito cada vez mais importante na economia moderna. O marketing de relacionamento, basicamente, utiliza o relacionamento da empresa com seus clientes atuais como a base dos esforços de marketing direcionados. Esta relação é fomentada e alimentada de perto para garantir que os clientes que estão satisfeitos com seus produtos ou serviços permaneçam fiéis à empresa.

Satisfação do Cliente

O elemento mais importante do marketing de relacionamento é a satisfação do cliente. A satisfação do cliente, que pode ser conseguido através de um serviço de qualidade ao cliente, produtos de qualidade e serviço de qualidade, é usado não só para manter os clientes e gerar negócios de referência, mas também como fonte de dados de marketing. Afinal de contas, clientes satisfeitos estão mais dispostos a conversar com representantes da empresa sobre suas experiências, fazer recomendações e aceitar materiais de marketing.

Existem várias maneiras em que a satisfação do cliente pode ser usada em marketing de relacionamento. A primeira maneira é através de um sistema de comunicação. Os clientes que desejarem receber materiais promocionais e de comunicação optam para se comunicarem em uma lista de endereços eletrônicos. As técnicas de marketing viral também podem ser usadas como parte de uma campanha de marketing de relacionamento, que se destina a promover a satisfação dos clientes. 

Retenção de Clientes

A retenção de clientes é outro ponto do marketing de relacionamento. Neste caso, o profissional de marketing poderia tomar medidas para garantir que o cliente se mantenha fiel à empresa. Isso geralmente é realizado através da oferta de regalias especiais, tais como descontos, artigos promocionais, vendas privadas, e outras recompensas e incentivos.

Uma vez que os programas de retenção de clientes estão no lugar e uma relação foi estabelecida, em seguida, o comerciante pode utilizar estratégias de marketing de relacionamento aos dados do cliente. Estes dados podem então ser usados para criar medidas de retenção de clientes, para identificar problemas e desenvolver planos corretivos para os problemas identificados. 

Marketing de Relacionamento

Ao contrário de outros tipos de marketing, o sucesso de qualquer relacionamento dobradiças campanha de marketing sobre a capacidade do comerciante para estabelecer um relacionamento contínuo com seus clientes. Como a mídia social continua a se desenvolver e crescer, as táticas de marketing de relacionamento irão continuar a evoluir e mudar também.

Grandes e pequenas empresas precisam dar um passo pró-ativa em seu marketing de relacionamento – especialmente nos principais comunidades online, como Twitter e Facebook. Com a velocidade em que as experiências ruins, mau serviço, mau desempenho, ou ações inadequadas podem ser reportados e se espalharem pela web, a necessidade de vigilância em marketing de relacionamento nunca foi tão grande.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades
1.538

Função: Programação e SEO Formação: Bacharelando em Ciência da Computação – Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) Técnico em Informática Industrial – Colégio Técnico Industrial de Guaratinguetá (CTIG) Interesses:  Internet, Jogos, Esportes e Música

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *