O Apanhador em Campo de Centeio

O livro O Apanhador no Campo de Centeio, que em inglês carrega o título de The Catcher in the Rye, é o grande sucesso do escritor americano  J. D. Salinger. Originalmente, a obra foi publicada como se fosse revista nos anos 1945/1946 e, posteriormente, 51, teve seu lançamento em romance, transformando-se num dos livros mais lidos em todo o mundo.

Num primeiro momento, a obra foi destinada apenas ao público adulto. Entretanto, o principal personagem, Holden Caulfield, acabou se tornado bastante popular dentre os mais jovens. No enredo, Caulfield atravessa problemas típicos da adolescência: angústia, confusão, revolta e alienação, causando essa empatia com a juventude pós 2ª guerra, época do lançamento do livro. Na verdade, o protagonista é um anti-herói, e se tornou um ícone dos adolescentes rebeldes, influenciando os movimentos dos anos 60 e 70.

A influencia do romance foi tamanha, que passou a fazer parte da lista dos cem romances de língua inglesa eleitos pela revista Time em 2005 e fazendo ainda parte de uma criteriosa seleção promovida pela Modern Library, uma editora renomada americana. Além do mais, o livro é mencionado como influência de diversos escritores como Henry Miller, Charles Bukowski, dentre outros.

Enredo

O protagonista Holden Caulfield, após tirar notas ruins na escola, e ainda ser expulso de uma escola para rapazes, passa um final de semana em Nova Iorque. Filho de uma família rica da cidade, aos 16 anos, Caulfield deixa para depois o enfrentamento com seus familiares e segue vagando pela cidade. Durante o trajeto da personagem, J. D. Salinger põe lugares de Nova Iorque e paisagens como bastidores às digressões do jovem sobre suas perspectivas e sua vida.

Entediado com tudo que o circunda e desacreditado das pessoas, Caufield busca, em pessoas de seu passado como uma antiga namorada, um professor, irmã menor, as informações sobre a confusão sem razão que engloba seus pensamentos. No Jornal The New York Times, a jornalista Michiko Kakutani constatou que, o Apanhador  se tornou a urgente voz que Salinger criou para Holden Caulfield, voz essa que permitiu a Salinger incorporar as ansiedades,  pensamentos e frustrações de um garoto de dezesseis anos; uma avaliação do mundo e ao mesmo tempo uma denúncia dos hipócritas, falsos e chatos.

Da mesma forma que ocorria com a vida de Salinger, sua principal obra abrange um culto ligado a determinados fatos. Por exemplo, David Chapman, o assassino de John Lennon, vocalista dos Beatles, fora encontrado no mesmo dia do assassinato com a obra em mãos.

Curiosidades

J.D.Salinger era um desses escritores excêntricos e eremitas presentes na literatura dos Estados Unidos. Não sedia entrevistas, não se permitia fotografar e, acabou deixando de lado seu amor pela escrita. O romance de mais fama de Salinger, O Apanhador no Campo de Centeio, traz à tona as fantasias e dúvidas de um adolescente típico dos anos 50.

Ainda que tenha sido exrito numa vertente chorosa de livros de autoajuda, o livro se tornou um símbolo cult em todo o mundo. O que desperta interesse é que a obra de Salinger acabou sendo encontrada com dois malucos notórios: John Hincley Jr., que tentou assassinar o presidente norte-americano Ronald Reagan para, em tese, atrair a atenção da atriz Judie Foster, e, como já mencionado anteriormente, Mark Chapman, o assassino de John Lennon, que quando preso pela polícia tranquilamente lia a obra, O Apanhador no Campo de Centeio.

Muitos que promovem a cultura da Teoria da Conspiração creem que o romance possa ser gatilho mental atuante em matadores com pré-programação. Essa missão ficaria dormente na cabeça do assassino, como uma forma de vírus psíquico de computador, até no momento que lesse o romance e assim, apertasse o gatilho da programação.

Mais Sobre o Enredo

Através do protagonista e personagem da obra, Salinger, deixou para a posteridade todos os sonhos, anseios, e a forma de agir e de pensar de toda uma geração que, não possuía voz, ao menos não se ouvia e tão pouco chegava a ser entendida pelos adultos.

Parece que a história possa ser até mesmo banal, quem sabe em razão disso, muitas pessoas, numa primeira olhadela, não se tenham deixado atrair pelo livro desde o início, ou vejam frustração com a perspectiva que ele carrega.

A história traz as lembranças de Holden Caulfield, um jovem adolescente que, ao ser expulso de outro colégio, o Pencey, no qual cumpria sua rotina de estudos, resolve retornar para casa antes da hora. Nesse retorno, Holden, sentindo muita solidão e depressão durante o trajeto, resolve ligar para determinadas pessoas, com a ideia de desabafar e encontrar alguma companhia para informar suas insatisfações e medos, e mencionar o que acha e que pensa da vida como se mostra. O ponto alto do livro é esse, através desses diálogos e dessas reflexões que habita toda a faceta moral da obra e é nela que se compreende ainda a razão de tanto sucesso.

Onde Encontrar

  • Livraria Saraiva: www.saraiva.com.br
  • Casas Bahia: www.casasbahia.com.br
  • Cia dos Livros: www.ciadoslivros.com.br
  • Ponto Frio: www.pontofrio.com.br
  • Americanas: www.americanas.com.br
  • Submarino: www.submarino.com.br
  • Shoptime: www.shoptime.com.br
  • Livraria Cultura: www.livrariacultura.com.br

Aproveite as dicas e informações sobre o livro, leia o mesmo e tire suas próprias conclusões e informações sobre a obra. Bem sabemos que um livro é um campo aberto para o trabalho, cada pessoa enxerga a história de acordo com sua perspectiva e modo de vida. O interessante na leitura é isso, não é algo fechado, acabado, há sempre perspectivas diferenciadas e ao mesmo tempo complementares.

Talvez o instigante da obra não seja somente o fato de dois malucos terem sido encontrados com a obra, mas ela em sai, o que nela despertou a curiosidade deles? O que o livro O Apanhador no Campo de Centeio reserva a cada leitor? As inúmeras ideias e observações é que fazem de todo o livro algo único e interessante, motivador.

Trabalhar a mente na busca de um maior conhecimento do mundo e de si próprio pode muito bem ser feito através da leitura e, quanto mais livros forem lidos e absorvidas, maior será esse conhecimento. Não tenha medo de aprender!

No original “The Catcher in the Rye”, é um romance do escritor estadunidense J. D. Salinger. A princípio, o romance saiu escrito em formato de revista, entre os anos de 1945 e 1946, somente em 1951 ele foi publicado como um livro. O personagem principal é Holden Caulfield, que acabou se tornando um ícone de rebeldia adolescente. Esse é o traço do personagem, anti herói, rebelde e que acabou sendo expulso do internato para rapazes onde foi estudar pois tirava notas ruins em todas as matérias.

A história se passa em dezembro de 1949, e conta a trajetória de Holden na sua empreitada, após sair do colégio no meio da noite, ele se envolve com uma prostituta e passa por uma série de acontecimentos, porque não queria ir para a casa dos pais.

Esse livro é muito popular entre os jovens, e o vocalista da banda Green Day o tem como seu preferido. Uma curiosidade é o assassino de John Lenon afirmou ter se inspirado no livro para matar o beatle.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *