O Que é Ser Narcisista?

O Narcisismo

A psicanálise utiliza o conceito de narcisismo para definir aquela pessoa que admira de forma demasiada a si mesmo, que cultua a sua própria imagem. O indivíduo narcisista tem um verdadeiro sentimento de paixão por si mesmo. O termo deriva do mito de Narciso da mitologia grega.

Quem Foi Narciso?

Narciso é referido na mitologia grega como o auto-admirador e se trata de um herói do território de Téspias. O jovem Narciso era conhecido por sua grande beleza e por ser muito orgulhoso. Existem algumas versões a respeito do mito de Narciso. Na mitologia romana o equivalente de Narciso é Valentim que apesar de ser confundido com o Cupido não é a mesma coisa.

Narciso – Por Ovídio

A primeira versão diz que o filho do deus-rio, Cefiso e de Liríope, assim que nasceu recebeu uma profecia do adivinho Tirésias que disse aos seus pais que ele viveria por muito tempo se jamais contemplasse a sua própria imagem. O jovem nunca havia se visto até o dia que passou perto de um rio e viu o seu reflexo, ficou encantado com a imagem e acabou caindo no rio morrendo afogado. 

Narciso – Por Pausânias

A outra versão é de Pausânias que achava estranho dizer que alguém se apaixonou por si mesmo. Nessa versão Narciso teria uma irmã gêmea que se vestia com as mesmas roupas e com quem fazia tudo. O jovem se apaixonou por sua ela que faleceu, para suprir a falta que sentia dela ele passou a se relacionar com o próprio reflexo na água, ele então caiu no rio e se afogou. O corpo de Narciso então se transformou numa flor que recebeu o seu nome.

A Terceira Versão

Outra versão ainda diz que Narciso pelo fato de ser um belo jovem despertou a paixão de uma ninfa chamada Eco. Com a recusa de Narciso ao seu amor, Eco, condenou o jovem a se apaixonar pela sua própria imagem que estava refletida na água. No fim Narciso cometeu suicídio por afogando e o seu corpo se transformou numa flor com o seu nome. 

Definição Psicanalítica de Narcisismo

Para a psicanálise o termo narcisismo se enquadra na categoria de pessoas que tem uma relação de auto-erotismo, ou seja, que concentram o seu instinto sexual sobre o próprio corpo. Em grande parte as pessoas que são narcisistas são fechadas, solitárias e egocêntricas.

Narcisismo Por Freud

O maior psicanalista da história, Sigmund Freud, constatou que o narcisismo é uma característica inerente a todos os seres humanos, em graus diferentes. Esse sentimento está relacionado com o desenvolvimento da libido, o desejo sexual. Seguindo a linha de psicanálise de Freud o narcisismo é uma fase de transição da infância comum e pode estar relacionada com homossexualidade e o exibicionismo assim como outras características da conduta sexual.

Para Freud o narcisismo se torna uma patologia quando passa do que é tido como normal para algo doentio. Seria o momento em que entra em conflito com as ideias culturais e éticas de maneira a passar a ser um excesso e assim trazer dificuldades para as relações normais da pessoa dentro do seu meio social. 

Etapas do Narcisismo

Os estudos de Freud apontam que existem duas etapas do narcisismo, a etapa primária (fase auto-erótica) e a secundária (que consiste no momento em que o indivíduo desenvolve o ego e assim passa a fazer a distinção entre os seus desejos e o que o atrai do restante do mundo).

Você é Narcisista?

Quase todo mundo conhece alguém que poderia se encaixar na descrição de uma pessoa narcisista. Porém, será que você é uma pessoa narcisista? Os especialistas em psicanálise apontam que vários líderes de empresas têm alguma característica ou traço de narcisismo.

Saber conter o próprio ego pode ser essencial para sobreviver no trabalho bem como no meio social. Confira algumas características das pessoas narcisistas e descubra de você é uma delas. 

Liderança

Geralmente quem é narcisista gosta de liderar, ter uma posição de destaque e dizer aos outros como agir e o que fazer. Através dessa liderança essas pessoas têm a capacidade de dominar as demais pessoas sem ter a necessidade de dar explicações aos demais.

O Centro das Atenções

Uma pessoa que adora chamar a atenção para si e receber elogios dos demais a todo instante tem grande potencial de ser uma pessoa narcisista.

Perfil Atraente

Pesquisas demonstraram que geralmente as pessoas narcisistas têm boa aparência e se vestem melhor do que os seus colegas de trabalho, por exemplo. São pessoas que tem um estilo próprio. 

Xingamentos e Palavrões

As pesquisas a respeito das pessoas narcisistas também demonstraram que elas costumam falar mais palavrões que os demais e discutem mais com outras pessoas usando xingamentos para diminuir os mais modestos. Também se constatou que pessoas narcisistas gostam de utilizar uma linguagem sexual mais explícita.

Fala Alta e Com Gesticulação

Geralmente pessoas que são narcisistas não prestam atenção nos demais e gostam de falar alto e gesticular bastante para que os outros o notem.

Muitos Relacionamentos

As pessoas narcisistas costumam manter relacionamentos mais curtos e tem mais parceiros sexuais no decorrer da vida. Para os narcisistas é importante mostrar que tem mais de uma opção de parceiro e que podem escolher com quem irão ficar. 

Traição

Quando os narcisistas percebem que o parceiro está comprometido tendem a trair com mais facilidade. Além disso, o narcisista gosta de convencer outras pessoas a realizar práticas sexuais das quais não participaria normalmente.

Desvalorização dos Demais

Para que a atenção e os elogios sejam direcionados somente para si, os narcisistas, desvalorizam os demais. Quem é narcisista tem dependência por receber admiração, é como uma droga para ele. Conforme o tempo passa essa necessidade de admiração se torna mais difícil já que as pessoas param de aplaudi-los e dessa forma se torna necessário procurar por novos contatos para receber aprovação novamente.

Aliás, essa característica explica porque os narcisistas mantêm relacionamentos curtos e fracos. Para que possam renovar a sua cota de admiração precisam começar novos relacionamentos. Quando a admiração deixa de ser uma constante o narcisista tende a partir para um novo contato.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *