O Sucesso das Pin-ups

Você já ouviu falar de pin-ups? Sabe o que é? É uma imagem feminina que foi criada ao longo dos anos, que na verdade retrata exatamente um tipo de mulher, cuja a sensualidade e o seu estilo marcante fazem com que ela se destaque das demais.

O Sucesso das Pin-ups

O Sucesso das Pin-ups

No dias atuais, essas mulheres “voltaram a existir”, mas se apresenta de uma outra forma. Elas sabem como ninguém misturar o moderno com retrô com uma pegada muito elegante.

Quando as pin-ups ganharam visibilidade foi quando elas ganharam espaço em pôsteres e ilustrações, que na verdade faziam representações de atrizes e modelos ou de mulheres que simplesmente eram muito sensuais.

As Pin-ups Clássicas

1- Bettie Page é um dos clássicos exemplos de pin-ups. A modelo, que foi uma das primeiras a entrar para série “coelhinhas da Playboy”, se tornou popular nos anos de 1950.

Ela entra para essa seleta lista principalmente por conta da sua influência no mundo da moda e das artes. A sua sensualidade e que despertava o desejo dos homens estava no seu corpo escultural, que era emoldurado pelos cabelos bem pretos e ondulados em um corte com franja.

2- Zoe Mozert é o que podemos chamar de “exemplo complexo de pin-up”. Explicando melhor, ela fazia desenhos e ao mesmo tempo era a própria modelo para ilustrações pin-up. Quando queria fazer um desenho de si mesma, Zoe usava um espelho, uma câmera fotográfica e pronto, fazia suas poses sensuais e depois as transformava em desenhos.

Porém, Zoe tinha uma particularidade para quem fazia esse tipo de ilustração, ela prefira um traço muito realista ao mesmo tempo que usava tons pastéis.

3- Não tem como falar em pin-up e citar a musa do cinema e uma das suas maiores representantes, a atriz Marilyn Monroe. Ela faz parte da lista de pin-up clássica.

No final dos anos de 1940, Marilun estava entre as estrelas preferidas do sexo masculino e passou a atuar como modelo pin-up, entre um trabalho no cinema e outro, para o fotógrafo Bruno Bernard.

4- Outra que entra na disputa das mais famosas pin-up clássicas e também é do cinema é Betty Grable. A musa de Hollywood era sempre “usada” para fazer campanhas promocionais para filmes e sempre usando o estilo pin-up. Isso nos anos de 1940, quando ainda acumulava o “título” das pernas mais bonitas de Hollywood.

O sucesso das suas fotos era tão grande, que em 1944, Betty Grable ganhou o papel principal do filme “A Garota Pin Up”. A história conta a vida de uma garota que se divide entre o balcão de uma lanchonete e a venda das próprias fotos para soldados.

5- Nos quadrinhos a grande pin-up é sem dúvidas Betty Boop. Bem diferente de outros personagens de desenho animados, o público de Betty sempre foi o mais velho. Sendo considerada um sex symbol de desenhos.

Mas, não é só pelo apelo sensual da personagem das histórias de quadrinhos que Betty Boop se destaca. Ela entrou para a história dos desenhos pois foi a primeira vez que uma personagem feminina ganhou formas mais humanas. Fica fácil entender toda a diferença se compararmos Betty Boop com Minnie Mouse.

As Pin-ups Modernas

Sim, as pin-ups não fazem parte somente de um passado, elas estão na modernidade, porém, sempre seguido o mesmo visual de anos atrás, sem perder de vista o que está em alta hoje. Uma mistura que parece complexa e que pode perder a identidade, mas não é bem assim, a pin-up moderna sabe muito bem como manter a mesma linha, o mesmo estilo.

A cantora Katy Perry é um exemplo de uma mulher que trouxe o pin-up para a modernidade. A cantora fez isso para ilustrar os seus videoclipes. Enquanto isso, outras mulheres dos dias de hoje, preferem destacar o estilo, através de sessão de fotos, como é o caso de Dita Von Teese. A modelo fez uma sessão de fotos como stripper com a pegada totalmente nos anos 1940, mas com recursos atuais.

1- Dita Von Teese, vamos falar mais um pouco dessa modelo e atriz americana que seguiu a linha pin-up em várias ocasiões. Aliás, ela é considerada a responsável pela volta da burlesque, além de popularizá-la e de estar na seleta lista de pin-ups modernas.

Se tem uma coisa que tem a cara de quem segue esse estilo, essa peça é o corsete e assim como Bettie Page, o cabelo bem preto faz um contraste marcante nas suas fotos, que a fazem ganhar ainda mais destaque e glamour.

2- Katty Perry, como foi dito, adotou por diversas vezes o pin-up, não só no modo como se veste, mas também pela escolha do penteado. Essa referência do passado fica bem evidente no guarda-roupa da cantora, tanto nas apresentações, quanto no material promocional.

3- Amy Winehouse, que morreu em 2011, também fazia parte da pin-up, inclusive carregava uma “garota pin-up” tatuada no braço direito. O estilo ficava evidente nas roupas que a cantora britânica escolhia para se apresentar e não só nos palcos, na vida cotidiana era fácil identificar uma mulher pin-up no estilo de Amy.

4- Heidi Van Horne é considerada uma pin-up profissional e foi pioneira ao resgatar o estilo participando de ensaios para revistas masculinas. Além de fazer vários filmes independentes.

5- Christina Aguilera é outra que aos poucos foi adotando o estilo pin-up e como a identificação foi boa tanto para o público quanto para ela mesmo, a cantora deu continuidade. A artista chegou a fazer uma homenagem ao estilo pin-up na música “Candyman” e também foi a responsável pela trilha sonora de “Burlesque”, que está dentro da mesma atmosfera.

Como Seguir o Estilo Pin-up

Para resgatar o estilo pin-up atualmente, basta bem pouco, a regra básica é atrair a atenção para os cabelos e para o corpo. Um equilíbrio entre sensualidade e classe. O cabelo então, precisa de uma atenção bem especial.

Porém, fica mais fácil ainda porque muitos estilistas estão trazendo de volta o estilo nas coleções modernas. Peças com formas e cores que caem como uma luva para as mulheres com esse tipo de sensualidade tão particular.

O estilo pin-up está voltando á moda, e muitas artistas estão aderindo a este visual sensual e romântico, como Kate Perry, que atualmente é uma representante do estilo.

Embora existam indícios de que o estilo já exista desde 1890, foi apenas em 1940 que o estilo se popularizou, com várias atrizes aderindo a este modo de se vestir e maquiar de forma sensual, porém sem ser vulgar.

Usando roupas que marcam bem o corpo mostrando as curvas de um modo discreto, com cabelos glamorosos e geralmente cacheados, sapatos altos e delicados e maquiagem que valoriza a boca e os olhos, as mulheres que aderem ao estilo mexem com a imaginação masculina.

As maiores representantes do estilo são as atrizes Ava Gardner e Marilyn Monroe. Como muitas mulheres que seguiam o estilo estampavam pôsteres que geralmente eram pregados na parede, o estilo ficou conhecido como “pin up”, que significa “pendurar”.

Neto

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *