Relação, Custo e Benefício

Fazer escolhas é sempre bem difícil, infelizmente não conseguimos prever o futuro e isso nos deixa sempre muito intrigados se estamos indo para o caminho certo que nos trará felicidade. Quando envolve dinheiro, já começamos o pensamento diferente, pois sabemos que nem tudo que é caro é realmente bom e o contrário também não pode ser dito.

Tudo precisa ser pesado na hora de decisões importantes na vida. Pois sabemos que vivemos apenas uma vez e que tudo faz muito mais sentido se estiver andando conforme o esperado. Nossa relação com a vida sempre tem ser a melhor possível, mas sabendo aproveitar a trajetória com muita sabedoria.

Para tudo na vida há uma relação de custo e benefício. Sabe quando alguém pergunta se realmente vale a pena comprar um produto mais caro e você diz que sim porque ele irá durar mais? Esse o ponto mais importante do custo ser maior, mas ainda sim faz com que você tenha um produto de maior qualidade.

Em outros aspectos da vida que não envolvem dinheiro podemos aplicar a mesma tática que irá funcionar.

Custo e Benefício

Falando economicamente, já houve estudos para relacionar ambas variáveis. E assim foi criado um indicador com sigla RCB que tenta medir quanto um benefício seja em dinheiro, em qualidade dependendo do que se trata vem junto com o seu custo. Se realmente o que tem qualidade realmente precisa custar mais caro, não só monetariamente.

Custo e Benefício

Custo e Benefício

Existem fórmulas muito importante para que esses cálculos sejam feitos efetivamente, todos usando valores presentes se for possível quantizar. É um termo mais antigo do que imaginamos, comum desde épocas passadas, começando durante a conferência de V. Moraes em que Banza von Hambburg era o matemático responsável e utilizou o conceito para aquele momento, sendo assim ele teve início em âmbitos comerciais passando para diversas áreas ao longo do tempo.

Custo E Benefício: Finanças

Finanças

Finanças

Falando economicamente, será que tudo que você desejar comprar é realmente necessário para sua vida? Caso realmente seja necessário, você sabe escolher a melhor opção para que ela consiga atender o que você precisa e ainda não pagar a mais por isso?

Esse texto não tem o objetivo de fazer você gastar menos nem nada disso e sim fazer você saber gastar melhor avaliando o preço a partir do que ele vai realmente te oferecer. Com isso a primeira coisa é saber tomar decisões de maneira consciente, sabendo opinar sobre determinadas coisas é mais tranquilo comprar sem medo de errar.

Temos a mania de achar que um produto mais caro é aquele que que tem maior qualidade, mas nem sempre precisamos pagar caro pelas coisas. Mas infelizmente isso acontece, produtos baratos serem de baixa duração e com isso o barato acaba custando caro.

É uma missão bem difícil saber escolher, mas é basicamente pensar em quanto a alguma coisa é necessária e trará recompensas positivas para você. A partir disso você imaginar o quanto você estaria disposto a pagar por isso dentro de uma margem.

Tenha características bem definidas do que você deseja para que não saia sem determinado ponto. A partir disso associe com um produto ou serviço que possa atender essas características. Pense também se algumas dessas características são menos importantes que outras, principalmente para que na hora que você for escolher alguma possa ser retirada caso tenha que escolher.

Com isso em mãos, faça uma pesquisa de preços em alguns lugares para saber se nenhum lugar está querendo cobrar mais caro do que outro. Tente conversar com pessoas que já tenham tido experiência sobre, mas investigue qual marca, estabelecimento e outros.

Com algumas pequenas dicas já fica mais fácil entender sobre cada “proposta” que você possui em mãos.

Custo E Benefício: Emprego

Carteira de Trabalho

Carteira de Trabalho

Quando se trata do trabalho que exercemos todos os dias, não falamos de custos monetários, mas sim aqueles que envolvem muito além. Como já sabemos o dinheiro não compra felicidade e por isso fica bem complicado quando não gostamos do emprego que temos, mas ainda sim dependemos dele para sobreviver.

Na maioria dos casos o benefício é alto, porém o custo mais ainda. Seja a falta de tempo para si próprio ou para família, a má convivência com os colegas, alguma humilhação ou qualquer condição que pode consumir sua saúde tanto física quanto mental. Até que ponto o salário é um benefício?

Não devemos trabalhar com aquilo que não gostamos. Mesmo sendo uma obrigação, quando gostamos as coisas fluem melhor e o dinheiro é consequência. Não para ser tudo do jeito que queremos, mas há limites para que você aguente uma situação horrível sabendo que não é o certo a se fazer.

Tente procurar outro lugar para trabalhar, tente melhorar o ambiente conversando e abrindo o jogo. O benefício precisa estar equilibrado com o custo.

Custo E Benefício: Relacionamento

Outro tipo de relação que envolve muitas variáveis para se decidir. Seja em relações afetivas, ou então entre amigos, quando um lado começa abusar você deve cortar no inicio. Acontece que quando envolvemos sentimentos é mais complicado tomar decisões sem deixar que eles influenciam.

Por isso vemos pessoas que mesmo apanhando de seus parceiros ainda acreditam que os benefícios são maiores do que os custos. Pensar que um amigo que está somente aproveitando da sua amizade, mas que ainda sim você o vê como um confidente. Infelizmente o ser humano é egoísta e tenta se auto beneficiar para depois pensar realmente nos outros.

Não é errado pensar em si próprio, contanto que não prejudique o próximo. Reflita sobre os benefícios que você traz para outras pessoas, eles têm que ser maior do que o custo que você passa para eles.

Em caso de relações abusivas, muito além de sentimento, o medo também está presente. Mas os benefícios de sair daquela situação vão ser muito maiores.

Aposto que você não pensava em como essa relação de custo e benefício poderia ser usada em diversas áreas da nossa vida. A questão é saber interpretar cada uma das possíveis tomadas de decisões que enfrentamos, lembrando do futuro que está por vim.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *