Trovadores Mexicanos: Parte Importante da Cultura do México

Os trovadores mexicanos são considerados um símbolo do DNA mexicano. Também conhecidos como os “mariachis”, eles representam a parte rural do México. Esse cantores, se é que podemos classificá-los simplesmente assim, encantam com as suas vozes, interpretando canções  cheias de sentimento e outras patrióticas.

Se tem uma cidade mexicana que pode ser considerada o berço dos trovadores é Guadalajara, que é a capital do Estado de Jalisco. Alí nasceram os grandes nomes, os grandes trovadores mexicanos e que vivem até hoje levando com eles a alma da área rural do México.

Os Trovadores Mexicanos Pelas Praças

A simplicidade, a originalidade dos trovadores mexicanos se vê em todos os cantos do país. Eles estão ali bem no meio das ruas e das praças, levando alegria e contando a história das cidades através dos seus versos. Aliás, podemos dizer que as praças no México são musicais, graças a essa cultura que atravessou anos e anos e foi conservada e é muito admirada pelos mexicanos e por quem visita o país.

Se uma pessoa quer ver um trovador mexicano em ação, não tem erro, basta ir em uma das praças de Guadalajara, a segunda cidade mais importante do México, mas que não perdeu as raízes e nem se esqueceu de ser o berço dos mariachis ou trovadores mexicanos.

Para manter a genuinidade, os trovadores mexicanos se apresentam nas praças, tudo como sempre foi, popular, as canções são sempre românticas, falam de histórias de amor e outras vezes, declaram outro tipo de amor, aquela a pátria. E a resposta a essa exaltação da cultura mexicana é recebida pelos nativos com braços abertos. A população se identifica com os trovadores mexicanos.

As Características dos Trovadores Mexicanos

Vou já viu um trovador mexicano, tem ideia de como eles sejam, isto é, o tipo de roupa que eles usam, como se comportam?

A imagem mais comum dos trovadores mexicanos, aquela do imaginário comum, é a de um grupo de músicos, que se apresentam vestidos com roupas tradicionais, o chamado “trajo de charro”, composto de cintos largos, botas e jaqueta bordada. Além disso, eles possuem sombreros, trompetes, guitarras e violinos. Aliás, a guitarra é chamada de vilhuela. E para completar, os trovadores mexicanso se apresentam em pé.

Sim, a imagem coletiva dos trovadores mexicanos está bem pertod daquela real, eles usam a roupa tradicional chamada de “traje de charro”, que seria praticamente o uniforme deles, sem esse, não tem apresentação. A roupa é uma mistura do traje de um vaqueiro com aquele de um trovador. Vale lembrar que apesar das características, roupas e canções, o que faz deles importante para a cultura mexicana é a sua música que expressa o patriotismo, aliás, as canções ganharam essa característica depois da revolução que aconteceu entre os anos de 1910 e 1920.

Trovadores Mexicanos: A Cultura Moderna Sem Perder As Raízes

Os trovadores mexicanos representam que é possível aderir a cultura do mundo atual sem perder as raízes. O México abriu as portas para toda a influência que veio dos outros países, mas nunca deixou as suas origens de lado e o maior exemplo dessa adptação sem perder a identidade são os mariachis. Essa mistura de canto, dança e música com tanto DNA mexicano rural.

A música apresentada pelo trovadores mexicanos é aquela de séculos atrás, porém, o modo como ela é apresentada para as pessoas tornou-se mais forte somente em meados do século 19. Esse marco para os trovadores mexicanos aconteceu em Cocula, uma cidade pequena que fica perto de Guadalajara.

As Teorias Sobre A Origem do Nome Dado Aos Trovadores Mexicanos

Nesse ponto a uma pequena discordância da origem dos trovadores mexicanos, que dizem, os coculenses, que naquela região, os indígenas cocas chamavam os próprios músicos de mariachis.

Além dos coculense reclamarem a origem da palavra, uma segunda hipótese é apontada, aquela de que mariachis deriva da palavra francesa “mariage”, em portuguêsm casamento. Segundo defende alguns históricos, quando a França invadiu o México, durante a corte do imperador Maximiliano, que durou de 1864 a 1867, alguns músicos eram contratados para animar as festas de casamento, por isso, eram chamados de “músicos de mariage”. Daí teria nascido a palavra mariachi.

As explicações mais recentes sobre o nome dado aos músicos mexicanos é que o nome mariachi é o mesmo de uma árvore que tinha a madeira utilizada para criar plataformas para artistas mexicanos populares. Eles se apresentavam sobre esses “tablados” feitos com essa mdeira e por isso, ganharam esse nome.

E as teorias não param por aqui, existe uma segunda mais recente, essa com maior número de apoiadores do que a primeira. Segundo essa teoria, o nome tem origem em um canto aborígene que era feito em homenagem a Virgem Maria. Porém, não importa, porque os trovadores podem ser considerados, peões, índios ou vaqueiros, o nome pode ter origem aqui ou ali, o que realmente interessa é o quanto eles podem proteger e divulgar a cultura mexicana, não deixá-la morrer.

O Momento Em Que Os Trovadores Mexicanos Tornaram-Se Um Grade Sucesso

Era 1905, quando os trovadores mexicanos tornaram-se um grande sucesso, e tudo graças a um convite do general Porfírio Diaz, o entãoi presidente da República, que fez um convite ao músico Justo Villa. Junto com o seu conjunto mariachi, Justo se apresentou nas festas da pátria promovidas na Cidade do México.  Foi desse ponto em diante que a música passou a fazer parte da cultura nacional e não mais ficou restrita a região onde tinha nascido.

Os trovadores mexicanos passaram a ser mais importantes ainda depois da Revolução que durou 10 anos, de 1910 a 1920. Através das canções os mexicanos demonstravam o quanto a pátria era importante para eles. Nesta época, nasceram aqueles que seriam os grande nomes do gênero mexicano: Miguel Aceves, Lola Beltrán, José Jiménez, Pedro Infante e Conjunto Vargas.

Nos dias atuais, a música dos mariachi faz parte do povo do México e está sempre presente nas mais importantes datas, como casamentos, missas eoutras festas importantes. Não existe um único grande evento mexicano que os trovadores mexicanos não estejam presente levando as suas canções, a cultura do México e as raízes com o passado.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *