História do Controle da Natalidade

Um tema polêmico, como controle de natalidade pode parecer uma questão moderna, mas não é. Os anticoncepcionais têm sido utilizados de uma forma ou de outra durante milhares de anos ao longo da história humana e até mesmo na pré-história. Na verdade, o planejamento familiar sempre foi amplamente praticado, mesmo em sociedades dominadas por códigos sociais, políticos ou religiosos que exigem que as pessoas “Sede fecundos e multiplicai”.

Os Absurdos em Torno do Controle da Natalidade

A história do controle de natalidade podem ser contadas há muitos séculos. De fato, as mulheres de todo o mundo têm usado o método de controle de natalidade mesmo antes de haver qualquer inovação contraceptiva ou procedimentos médicos. No entanto, muitos destes métodos nem sempre foram tão seguros e efetivos como os atualmente disponíveis.

Séculos atrás, as mulheres chinesas bebiam chumbo e mercúrio para controlar a fertilidade, o que muitas vezes resultavam em esterilidade ou morte. Durante a Idade Média na Europa, mágicos aconselhavam as mulheres a usarem os testículos de uma doninha nas coxas ou pendurar o pé deste animal em seu pescoço. Outros amuletos da época eram coroas de ervas, fígado dissecado de gatos ou fragmentos de ossos de gatos (mas só os pretos), fios de linho amarrados em um pano e embebidos em sangue menstrual, ou o ânus de uma lebre. Acreditava-se também que uma mulher poderia evitar a gravidez por três vezes a pé ao redor do local onde um lobo grávidas tinham urinado.

Contraceptivos

Em 1850 aC, o mais antigo dispositivo contraceptivo conhecido para as mulheres foi o pessário. Pessários são objetos ou misturas inseridas na vagina para bloquear ou matar o esperma. Por volta de 1850 aC, os egípcios usaram óvulos feitos de excrementos de crocodilo, mel e carbonato de sódio. O esterco de crocodilo é alcalino.

O preservativo foi inventado no Egito por volta de 3000 aC. Desenhos antigos mostram claramente homens usando preservativo, por vezes feitas de material que pode ter sido de origem animal. Não está claro do que eles foram feitos ou se eles foram usados para o sexo ou para o vestido cerimonial. O mais antigo registro conhecido de preservativos datados por volta de 1640 foram encontrados no Castelo de Dudley, perto de Birmingham, Inglaterra. Elas eram feitas de intestino de peixes e animais. Os preservativos naqueles dias eram mais utilizados para prevenir doenças sexualmente transmissíveis do que para a contracepção.

Goodyear

Charles Goodyear conseguiu a patente da vulcanização da borracha em 1844. Logo, os preservativos de borracha eram produzidos em massa. Ao contrário de preservativos modernos que são feitas para ser usado uma vez e jogado fora, os preservativos eram lavados, untados com vaselina, e colocados em caixas de madeira para posterior reutilização.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
História

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *