Conseguir fazer com que a sua casa tenha a sua cara é realmente algo para se orgulhar e uma das formas de transformar ambientes com criatividade é através da escolha de quadros decorativos. A mensagem que esses quadros transmitem contribui para que os visitantes reconheçam o estilo do morador. Para quem têm dúvidas sobre como acertar na escolha dos quadros que irão ornamentar as suas paredes listamos algumas dicas a seguir.
Dicas Para Escolher Quadros Para Sua Casa
Quando os seus visitantes se depararem com os quadros nas paredes dos seus cômodos serão impactados de uma forma particular, isso lhes dirá algo sobre quem mora no local. Por isso saber como escolher com assertividade as obras que ficarão nas paredes é importante. Mais do que pensar a respeito do tamanho da obra é necessário entender como ela irá funcionar no espaço.
Observe a Parede
Tendo escolhido em qual parede você deseja pendurar o quadro em questão fica mais simples escolher que peça adquirir. O quadro deve ficar proporcional a parede e também ao móvel mais próximo. Por exemplo, quando a parede é mais estreita o mais indicado é apostar numa parede na vertical. Se a parede for larga é mais válido optar por quadros na horizontal.
Além disso, quadros pequenos em paredes grandes podem ficar muito apagados enquanto que quadros muito grandes em paredes pequenas criam uma sensação de que o ambiente é muito apertado. Observando esses detalhes fica mais simples entender como é possível ter vários quadros de estilos diferentes numa mesma casa, cada tipo de parede fica bem com um tipo de quadro.
Novos Formatos
Aproveite que atualmente o mercado de arte decorativa está mais amplo oferecendo opções de quadros de diferentes formatos. É possível ter os clássicos quadros quadrados e retangulares assim como versões de telas redondas entre outros. Escolha de acordo com a sua personalidade e com a mensagem que deseja transmitir ao montar a sua decoração.
Composição de Quadros
Não precisa ter apenas um quadro ornamentando a sua parede, uma composição de quadros de diferentes formatos e cores cria um visual interessante. Porém, atente para o fato de que as telas devem conversar entre si, ou seja, ter alguma ligação para que possam funcionar bem juntas. Evite posicionar as telas muito próximas umas das outras, deixe um espaço de respiro para que as pessoas que as vejam consigam entender uma a uma.
Molduras
Na hora de planejar a decoração de um ambiente usando quadros não deixe de dedicar algum tempo para pensar nas molduras. Elas podem mudar totalmente a mensagem que a obra está transmitindo. Para quem gosta de mais ousadia na sua decoração recomendamos dar uma repaginada nas molduras mais antigas usando spray prata, dourado, vermelho e até branco. No caso de telas que sigam um estilo mais clássico a dica é apostar em molduras convencionais e até rebuscadas.
Pendurando os Quadros
Com a seleção dos quadros, molduras e paredes feita chega o momento de pendurar esses artigos decorativos. O ideal é que o quadro fique bem centralizado na parede estando a cerca de 1,60 metros em relação a altura do chão. Isso permite que os quadros fiquem na linha de visão de quem chega. Contudo, devemos dizer que não é uma regra rígida e que estilos decorativos mais descontraídos podem se valer de quadros soltos, até encostados nas paredes.
Iluminação do Quadro
Mais um detalhe muito importante a ser considerado, os seus quadros não deve ficar diretamente expostos ao sol, pois isso pode deixá-los queimados. Além disso, é importante ter atenção ainda a iluminação artificial que pode de alguma maneira interferir na qualidade do quadro. Se o quadro contar com uma tela de vidro de proteção é importante cuidar para que o reflexo não acabe atrapalhando para que as pessoas entendam e visualizem o desenho.
Escolha Um Quadro do Seu Gosto
O preço dos quadros que estarão em suas paredes não é o mais importante, lembre-se de que você irá se deparar com essas obras diariamente, então escolha algo de que goste verdadeiramente. Pode ser desde um pôster com uma frase legal até uma obra de um artista consagrado, porém, deve tocar a sua alma.