A Graforréia Xilarmônica é uma banda de rock alternativo brasileira, que foi formada no ano de 1987, inspirado pelo período da Jovem Guarda e dos grupos musicais internacionais que faziam sucesso nos anos 60. O som da banda tinha como característica ser divertido, com um toque de humor.
É considerada uma das principais bandas do movimento cult no Brasil. O som do grupo tinha influência da chamada música nativista, que é como é chamado os gêneros musicais da região sul do país, nos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná, também chamada popularmente de música gaúcha.
Uma das canções da banda é chamada “Literatura Brasileira”, lançada no álbum “Coisa de Louco II”, no ano de 1995. Confira a letra da canção abaixo:
Eu quero escrever um livro
Sobre literatura brasileira
Nem que seja enchendo murcilha
Nem que seja dizendo besteira
Ai ai ai Minas GeraisEu quero colocar o meu primo
Na academia de letras brasileiras
Nem que seja mascando capim
Nem que seja plantando bananeira
Ai ai ai Rio Grande do SulAnalfabetos e analfabestas
Fazem fila na porta do colégio
Mas não prestam atenção na aula
Eles ficam só de olho na merenda
Ai ai ai resto do BrasilOs alunos vão pra aula contrariados
Pois queriam ver desenhos animados
As alunas vão pra aula de vestido
Na verdade elas querem arranjar maridoA diretora se trancou em sua sala
Com um saco de pipoca e uma tv
Ela está vendo a corrida maluca
Ela torce pelo Dick Vigarista
Ai ai ai raios duplos, raios triplosMutley faça alguma coisa
Slave to love
Mutley faça alguma coisa
Slave to loveEu quero escrever um livro
Sobre literatura brasileira
Nem que seja enchendo murcilha
Nem que seja dizendo besteiraEu quero colocar meu primo
Na academia de letras brasileiras
Nem que seja mascando capim
Nem que seja plantando bananeiraAnalfabetos e analfabestas
Fazem fila na porta do colégio
Mas não prestam atenção na aula
Eles ficam só de olho na merenda
A letra da música faz uma crítica e uma reverência à literatura brasileira, tudo com muito bom humor. O ensino no país é criticado, evidenciando a realidade de muitos alunos brasileiros, como no trecho em que diz que eles vão à aula somente para a merenda. Outro ponto importante é que a academia de letras brasileiras é evidenciada como sendo uma sociedade pouco alcançável. O grande ponto da letra da canção é uma crítica, pode-se acreditar que ela passa a ideia de que a literatura brasileira é algo muito complicado e por isso não incentiva os jovens a ter interesse na mesma.
Vamos conhecer mais sobre essa banda tão emblemática:
Um Pouco Da História Da Banda
Uma questão que é sempre levantada quando se trata do grupo é como eles inventaram esse nome, e a explicação é bem interessante, os integrantes se uniram e cada um deles abriu um dicionário em uma página, nessa página eles deveriam escolher a palavra mais estranhas dentre as contidas ali. Após algumas ideias todos concordaram com Graforréia Xilarmônica. Os membros originais da banda foram Frank Jorge, Carlo Pianta e Marcelo Birck.
O primeiro show da banda aconteceu na cidade de Capão novo, no ano de 1987. No mesmo ano gravaram a sua primeira canção, intitulada “Colégio Interno”, que foi parte da trilha do filme “O Mentiroso”. Os primeiros anos da banda foram difíceis, eles não possuíam um projeto de carreira sólido muito menos membros comprometidos, trocando constantemente de integrantes. Eles faziam apresentações pequenas em locais menores.
No ano de 1988 lançam a sua primeira fita demo, intitulada “Com Amor, Muito Carinho”, após esse lançamento se tornam mais conhecidos em sua região. No ano de 1992 eles conseguem os primeiros shows fora do seu estado de origem, que era Curitiba. No ano de 1993 duas de suas canções: “Eu” e “Buda Baby” são incluídas na coletânea “A vez do Brasil”, e o sucesso se tornou maior, nessa época as rádios locais passaram a tocar constantemente as suas canções.
No ano de 1995 assinam contrato com a gravadora Banguela Records, e então gravam o seu primeiro CD, “Coisa de Louco II”. O disco une alguns dos maiores sucessos do grupo, foi o disco que alavancou a carreira da banda e a tornou conhecida em praticamente todo território nacional. Parte do sucesso se deve a gravação do videoclipe da canção “Você Foi Embora”, que foi exibido pela MTV Brasil diversas vezes na época. A divulgação do disco também contou com uma turnê por várias cidades de Curitiba.
No ano de 1997 lançam sua segunda fita demo, intitulada “The Best of Graforréia” e também começaram a gravação para o segundo álbum, que seria lançado no ano seguinte, “Chapinhas de Ouro”. O público da banda começou a aumentar, mas eles nunca se dedicaram inteiramente a conseguir sucesso nacional, por isso, seus shows ocorriam de forma irregular.
No ano 2000 a banda estava se apresentando no Bar Ocidente em Porto Alegre, quando os integrantes declararam que aquela seria a última apresentação do Graforréia Xilarmônica. Para os membros eles não haviam conseguido o reconhecimento que mereciam. O fim do grupo foi lamentado por muitas, e muitos consideram que o grupo foi a inspiração para a formação do rock alternativo na cidade de Porto Alegre.
Apesar de terem encerrado as atividades da banda, o grupo ainda foi convidado para apresentações especiais, como no ano de 2001 para uma apresentação no Festival Upload, e nos anos de 2001 e 2003, onde fizeram uma apresentação especial de final de ano em Porto Alegre.
No ano de 2005 a banda volta à ativa de forma oficial, lançando em CD gravado ao vivo no ano seguinte. No ano de 2007 a banda é considerada de grande destaque no território nacional, apesar disso, eles fazem uma nova parada em suas atividades, que retornam no ano de 2011 para uma apresentação no festival Morrostock.
No ano de 2012 a banda se apresenta no Bar Opinião, onde grava um DVD que marca os 25 anos de carreira do grupo. Nesse mesmo ano se apresentaram no Lollapalooza.
Sobre Os Integrantes Do Grupo E O Impacto Da Banda No Cenário Musical Nacional:
Os integrantes Marcelo Birck e Frank Jorge eram amigos de infância, desde pequenos tinham interesse pela música, e iniciaram as suas carreiras musicais juntos, em uma banda chamada “Prisão de Ventre”, que teve duração de 3 anos.
Quando os dois tiveram a ideia de iniciar uma nova banda eles se inspiraram muito em seu trabalho antigo. Junto de Alexandre Birck eles decidiram cirar um som que misturasse o Brega, o rock dos anos 60 e a Jovem Guarda. Marcelo ficou pouco tempo na banda, e foi substituído por Carla Pianta quando a deixou, apesar de não fazer mais parte das apresentações ele era compositor da maioria de suas letras.
A banda com certeza teve grande importância para o rock gaúcho, que tinha dificuldades de se firmar no cenário musical nacional, passando muitas vezes por rejeição do público, que dava preferência ao som vindo de São Paulo e do Rio de Janeiro. A Graforréia se enquadra nesse aspecto de rejeição, principalmente pelo grupo usar muito do regionalismo em suas letras, algo que não seria de fácil compreensão de moradores de outras regiões do país. Apesar disso, a banda teve destaque no rock nacional por mostrar-se bem original, e com certeza ela serviu de inspiração para a letra e o ritmo de muitas bandas gaúchas ainda nos dias de hoje, e serviram de inspiração para bandas como “Los Hermanos” e “Pato Fu”.
Discografia
- Com Amor, Muito Carinho – lançado no ano de 1998. (fita demo)
- The Best Of Graforréia Xilarmônica – lançada no ano de 1988. (fita demo)
- Coisa de Louco II – lançado no ano de 1995. (álbum de estúdio)
- Álbum Homem Branco – lançado no ano de 1988. (fita demo)
- Chapinhas de Ouro – lançado no ano de 1988. (álbum de estúdio)
- Graforréia Xilarmônica: Ao Vivo – lançado no ano de 2006. (álbum ao vivo)