Os livros são os responsáveis por grande parte de nosso conhecimento, mas foram introduzidos tardiamente na vida das pessoas, somente a partir da invenção da prensa, por Gutenberg.
A impressão ainda não é uma coisa barata, por isso os livros ainda não são vendidos a preços acessíveis, e a cultura fica fora dos padrões da classe baixa, certo? Errado, graças à tecnologia do mundo virtual, só não tem acesso a grandes obras quem não quer.
Com a internet, muitas obras foram disponibilizadas em sites, algumas em parte e outras até integralmente e podem ser encontradas facilmente em páginas de busca.
Há, inclusive, um site de origem do governo brasileiro, o www.dominiopublico.gov.br, que disponibilizou para download milhares de livros de autores brasileiros já consagrados, com a finalidade de facilitar as pesquisas escolares e dar condições iguais de contato com os clássicos da literatura a todas as classes sociais, para minimizar, quem sabe, o caos da educação pública em todo o país.
Os livros online disponibilizados na internet são de todas as categorias: terror, clássicos, best-sellers, eróticos, e ainda podem ser acessados exemplares únicos, como a primeira versão de Os Lusíadas ou ainda documentos relacionados ao descobrimento do Brasil, como a Carta de Caminha; é possível baixar alguns, outros, entretanto, só podem ser consultados online em suas próprias páginas. Daqueles que são oferecidos downloads é possível baixá-los em leitor de e-book encontrados em celular, tablet ou ainda serem lidos em netbook ou notebook, no conforto de sua cama ou indo para o trabalho.
A vantagem maior sem dúvida é o preço, um livro online de um título recém lançado é várias vezes mais barato que um impresso e você ainda pode lê-lo em qualquer lugar e em vários tipos de mídia. Sem contar que eles não ocuparão espaço na estante, você não terá de ficar tirando o pó e nem com a luz acesa para incomodar os outros de madrugada quando estiver lendo.
As livrarias de hoje estão adaptadas com a venda dos livros impressos e também dos virtuais, por isso, se aquele título que você tanto espera ainda não estiver disponível em sites de busca, tente uma livraria, lá com certeza você o encontrará.
Claro que nada pode apagar a magia do livro impresso, do contato com o papel, os detalhes da capa, o perfume que exala de suas folhas muitas vezes já tocadas por várias pessoas, e até já manchados por batom ou lágrimas, nem a expectativa de aguardar o outro ler, para só depois desfrutar de um mundo imaginário, mas tão palpável, que só a leitura nos proporciona.
O prazer de ler é sempre grandioso e deve ser eternamente motivado, quer por livros online ou não, só eles nos fazem viajar sem precisar tomar nenhum avião.