A 9ª Edição da Feira Literária Internacional de Paraty (FLIP) começou nessa quarta-feira, dia 6, na cidade histórica do litoral do Rio de Janeiro, próximo à divisa com o estado de São Paulo. Esse ano, os organizadores irão fazer uma edição dedicada a um dos ícones do movimento modernista brasileiro: o escritor paulista Oswald de Andrade, que nasceu no ano de 1890 e faleceu em 1954, deixando um vasto acervo literário, principalmente em relação aos seus manifestos.
A abertura será feita a partir das 19h por Antonio Candido e José Miguel Wisnik, que debaterão a obra do homenageado dessa edição da FLIP. Em seguida, haverá um show da cantora Elza Soares, que cantará algumas músicas que relembrem o escritor. Ao lado da cantora, também subirão ao palco para promover homenagens a Oswald de Andrade o próprio Wisnik, assim como Zé e Celso.
Durante os cinco dias de evento, serão debatidos diversos temas, que vão desde obras literárias até os resultados das ditaduras em países da América Latina. Nessa questão, o destaque vai para os colombianos Laura Restrepo e Héctor Abad Faciolince, que discutem sobre esse tema no domingo, dia 10, em relação à Colômbia. Restrepo é autora do romance Delírios, assim como do livro Heróis Demais.
No entanto, ela possui uma história interessante, pois precisou ser exilada no México devido a sua aproximação com o grupo guerrilheiro M-19, fugindo do governo colombiano da época. Já Faciolince escreveu sobre seu pai, o humanista Héctor Abad Gómez, sobre suas lutas em defesa dos direitos humanos.
Já em relação aos debates literários, destaca a mesa “A História em HQ”, que reunirá o quadrinista Joe Sacco, autor de Palestina – Notas sobre Gaza, que contará como se deu a construção da sua HQ. Também participam dessa mesa o ensaísta americano James Ellroy, que contará um pouco mais sobre os temas de suas obras, que já chegaram a virar filmes, como Dália Negra. Outra participação de peso na feira é de David Byrne, ex-líder do Talking Heads, que falará um pouco mais de transporte alternativo, tema abordado em seu livro Diários de Bicicleta.
Um pesar para o evento foi que, pela segunda vez consecutiva, o italiano Antonio Tabucchi cancelou sua participação na FLIP. A sua ausência nesse ano se deu pela decisão da justiça brasileira sobre o caso do ativista de esquerda Cesare Battisti, que na Itália foi condenado por terrorismo, mas desde que veio para o Brasil, conseguiu fugir livre da justiça de seu país.
Ingressos
Os ingressos para o evento literário custam 10 reais, sendo que o do primeiro dia, que envolver o show de abertura, custará 40 reais. Para adquiri-los, é necessário que a pessoa vá até a bilheteria da FLIP em Paraty. No entanto, algumas mesas já tiveram seus ingressos esgotados.