Desde a época de seu descobrimento, começou a se produzir literatura no Brasil, e as produções literárias dessa época fazem parte da corrente quinhentista, ou seja, do Quinhentismo, que abrange literatura dos jesuítas, literatura classicista e literatura informativa.
A literatura informativa são as cartas, documentos, relatórios e relatos feitos a partir da chegada dos portugueses aqui na chamada “nova terra”. Os temas desses escritos eram as matas, os índios e os animais que os descobridores encontraram aqui. Os relatos eram ricos em adjetivos exagerados, exaltando tudo o que foi por aqui encontrado. Neles estão clara a fascinação que os europeus sentiram ao encontrar esse pedaço de mundo, tão verde e com tantas riquezas a oferecer.
As características da literatura informativa são essa descrição maravilhada dos habitantes, flora e fauna do Brasil, e o texto pouco literário, não sendo tão poético quanto os outros. Os relatórios e cartas eram enviados principalmente para Portugal, para manter a corte informada sobre os acontecimentos e detalhes das novas terras.
muito bom gostei da explicação.