O notório Dr. Nazista Joseph Mengele promoveu experiências médicas em prisioneiros, especialmente anões e gêmeos judeus nos campos de concentração. Ele disse ter supervisionado a operação pela qual duas crianças ciganas foram costuradas para criar gêmeos Siameses, as mãos das crianças ficaram gravemente infeccionadas, uma vez que as veias foram muito danificadas pelo experimento.
O Diário de Nyiszli
O único relato em primeira mão sobre as experiências do Anjo da Morte vem de um punhado de sobreviventes dos campos de concentração e de um médico judeu, Miklos Nyiszli, que trabalhou com Mengele como um patologista assistente que submetia suas vítimas – gêmeos e anões com idades entre dois anos de idade prá cima – a exames clínicos, exames de sangue, raios X e outros processos médicos.
No caso dos gêmeos, ele desenhou esboços de cada dupla, para a comparação. Ele também injetou em suas vítimas várias substâncias, gotas de produtos químicos em seus olhos, aparentemente em uma tentativa de mudar a cor dos olhos, causando sérios danos aos olhos dos mesmos.
As experiências do Dr. Mengele em crianças, matou milhares de inocentes através da injeção de clorofórmio em seus corações, assim como para realizar exames comparativos patológicoa em seus órgãos internos. A finalidade deste cruel procedimento de Mengele, segundo o Dr. Nyiszli, foi estabelecer a causa genética para o nascimento de gêmeos, a fim de facilitar a formulação de um programa para duplicar a taxa de natalidade da raça ariana(!). As experiências com gêmeos afetaram cerca de 180 pessoas, entre adultos e crianças.
Experimentos Sobre Doenças
Mengele realizou também um grande número de experiências no campo das doenças contagiosas (a febre tifóide e a tuberculose, principalmente) para descobrir como os seres humanos de diferentes raças resistiram a essas doenças. Ele usou os gêmeos ciganos na experiência das mãos unidas, para esta finalidade. Os experimentos de Mengele combinaram pesquisas com os objectivos científicos e ideológicos racistas do regime nazista.
A Vida do Dr. Joseph Mengele
O Dr. Josef Mengele, conhecido como o Anjo da Morte, foi um oficial nazista da SS alemã e um médico no campo de concentração nazista de Auschwitz. Ele ganhou notoriedade, principalmente por ser um dos médicos da SS que supervisionava a seleção e o transporte de presos, determinando quem era para ser morto, quem viria a se tornar um trabalhador forçado, e quem iria para a realização de experimentos com seres humanos de valor científico duvidoso no campo, incluindo tentativas para mudar a cor dos olhos, injetando produtos químicos nos olhos das crianças, várias amputações de membros, e tratamentos de choque.
A maioria desses experimentos de Mengele resultaram em mortes, devido às experiências ou infecções posteriores. Em várias ocasiões, ele matou pessoas simplesmente para dissecá-las depois.