Como Surgiu a Antropologia no Brasil

A Antropologia – anthropos (ser humano) e logia (estudo) – é a ciência que se ocupa de estudar o ser humano através da observação do seu comportamento e de sua capacidade de produção cultural. No Brasil essa ciência prosperou e se desenvolveu a partir dos anos 1960, porém, é válido conhecer um pouco mais do seu escopo e trajetória enquanto campo de estudo.

O Que é Antropologia?

Dentre os principais objetivos que essa ciência possui estão encontrar respostas para o comportamento e modo de agir do ser humano. Os estudos dessa ciência abarcam a ideia de pessoa no âmbito de produtor cultural e daquele que promove cultura. Para que se possa chegar a conclusões efetivas a Antropologia se vale de estudos a respeito de diferentes culturas humanas vislumbrando as alterações que aconteceram no caminhar do tempo e espaço.

A observação central promovida pela Antropologia está na forma como os grupos humanos evoluíram através do aprendizado social. Essa ciência olha para diferentes culturas com um olhar livre de preconceitos e compreendendo que em todos os grupamentos humanos existem complexidade e riqueza cultural. A diferenciação cultural entre os povos é que torna o ser humano tão instigante.

Influências

Mesmo sendo reconhecida como uma ciência única e rica em métodos e procedimentos próprios a Antropologia tem a influência de outras áreas de conhecimento como a psicologia, filosofia, história, direito, biologia entre outras. Os estudiosos e desenvolvedores das bases científicas antropológicas extraíram desses outros campos do saber o que eles podiam oferecer de mais apropriado e delinearam uma nova ciência.

O Que Faz o Antropólogo?

O antropólogo pode se ocupar de estudar desde os grupos humanos mais simples até aqueles mais complexos que possuem uma sociedade a parte. Cabe a esse estudioso realizar a formulação de princípios que expliquem como determinadas culturas se formaram e se desenvolveram.

Etnografia – O método principal da Antropologia

Concebido como o método principal da Antropologia, a etnografia, se concentra na observação e descrição profunda da forma como as pessoas vivem. De maneira geral os antropólogos obtêm essa visão detalhada e complexa observando de perto o dia a dia dos grupos que são do seu interesse, o que se chama de trabalho de campo.

Observar fatos no local em que eles acontecem é uma maneira de compreender como as pessoas vivem e de que forma a cultura delas se desenvolve o cotidiano. O estudo etnográfico é aquele que registra a analisa as características culturais mais pronunciadas de um determinado grupo.

Interesse Pelo Ser Humano

Para os antropólogos o ser humano é o centro de interesse e nisso se enquadram povos que ainda habitam a terra como aqueles que já foram extintos. Dependendo do tipo de estudo que está sendo empreendido é possível apontar para diferentes subáreas da Antropologia. Quando o estudo é feito em relação a um povo já extinto se realiza um estudo de arqueologia.

No caso da descrição das sociedades humanas se desenvolve um estudo de etnografia. Um estudo que compare diferentes sociedades é um estudo de etnologia. A observação e significação de linguagens é um estudo de linguística e finalmente um estudo a respeito de manifestações culturais é um estudo de folclore.

Como Surgiu a Antropologia no Brasil?

O nascimento da Antropologia se deu durante o século XX quando a humanidade buscou fazer uma compilação de estudos sobre culturas diferentes que eram entendidas como exóticas. Num primeiro momentos cientistas europeus se dedicaram ao estudo dos povos indígenas do nosso país. A partir dos anos 1960 houve um direcionamento dos estudos para os grupos culturais e passíveis de formar uma identidade brasileira.

Com o passar do tempo e difusão dessa ciência seus estudos saíram das margens para receber reconhecimento político. Atualmente, o debate a respeito de questões políticas com fundo antropológico tem crescido e se tornado mais intenso. O Brasil já vive um momento de amadurecimento de sua Antropologia.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Antropologia

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *