Quando se utilizam ferramentas práticas ou teóricas de Antropologia para resolver problemas se está utilizando a Antropologia Aplicada. Na busca por soluções essa ciência pode se valer de qualquer uma das suas subdisciplinas como a Arqueologia, Antropologia Sociocultural, Antropologia Linguística entre outras. Existe ainda uma boa variedade de ferramentas metodológicas como a etnografia, estatística na forma de dados, análise de rede entre outras.
Transformação
A principal característica da Antropologia Aplicada é a conversão de um estudo X num estudo Y. Existe a busca de uma transformação social promovida pela participação da comunidade envolvida, em maior ou menor grau. Os métodos empregados por essa ciência têm graus variados de participação.
Diagnóstico Social
É fundamental para a Antropologia Aplicada que se busque um diagnóstico com base nas informações primárias – obtidas no primeiro momento da pesquisa – e das informações secundárias – obtidas após a transformação da pesquisa. Há certo contraste entre a pesquisa acadêmica que é chamada de básica e a aplicada.
Campos de Atuação da Antropologia Aplicada
Para tornar menos abstrata a Antropologia Aplicada listamos alguns exemplos de campos de atuação dessa ciência na prática.
Antropologia na Educação
Há um setor dentro da Antropologia Aplicada que é dedicado ao desenvolvimento de soluções que permitam que pessoas que falam diferentes línguas dentro de um mesmo estado possam receber educação. De maneira geral esse é o setor da ciência em que os linguistas tem o destaque.
Antropologia do Desenvolvimento
Campo que tem como foco a investigação e desenvolvimento de políticas que combatam questões como a desigualdade social bem como o crescimento econômico respeitando as diferentes culturas.
Antropologia Médica (ou de Saúde)
Trata-se do campo que se ocupa de estudar as relações entre os indivíduos e o sistema de saúde com destaque para o desenvolvimento de políticas públicas para o atendimento da população.
Antropologia e Criminologia
Realiza um estudo completo a respeito do crime com o objetivo de encontrar meios de torna-lo menos recorrente. Entram nessa investigação os criminosos, vítimas, instituições responsáveis pelo combate e prevenção da criminalidade bem como as punições aplicadas.
Antropologia Econômica
Concentra-se nas relações socioeconômicas decorrentes do sistema de produção e consumo. São pensadas e desenvolvidas soluções que possam contribuir para a melhor distribuição econômica.
Antropologia Forense
Utiliza o arcabouço biológico para investigar questões forenses de cenas de crimes contribuindo para o andamento de julgamentos.
Antropologia Industrial
Emprega os conhecimentos e ferramentas da Antropologia Aplicada no meio empresarial com enfoque em questões como desenvolvimento de cultura organizacional e inovação.
Antropologia e Meio Ambiente
Estuda o impacto causado por projetos desenvolvidos em determinadas regiões que apresentam suscetibilidade.
Antropologia e as Políticas Públicas
Contribui por meio de análises e estudos para o desenvolvimento de políticas públicas para diferentes áreas de interesse social.
Questões Éticas que Envolvem a Antropologia Aplicada
Essa ciência tem passado por uma série de discussões nos últimos anos devido a sua utilização para finalidades não tão bem vistas. A Antropologia foi de grande ajuda para a colonização europeia realizada durante o século 19 assim como em operações militares durante a Segunda Guerra Mundial e a Guerra Fria. Cabe aos antropólogos definir qual é o limite de utilização das ferramentas desenvolvidas por essa ciência.