Sonhos Recorrentes – O Que Isso Significa No Espiritismo?

É fato que a vida é um completo mistério, e isso pode ser confirmado com as diversas teorias sobre onde viemos, para o que viemos e para onde iremos depois que morrermos (e isso também é bastante discutido: por que morremos?). E isso envolve, também, paradigmas religiosos, já que muitos utilizam os preceitos da religião para poder explicar esses diversos acontecimentos que norteiam o nosso cotidiano.

Por exemplo, para os cristãos, é necessário seguir todos os preceitos divinos para que possamos viver em Terra tudo aquilo que foi ensinado por Deus e Jesus para que, mais tarde, quando chegar a “hora” (da morte), a pessoa possa estar em paz consigo mesmo e a certeza de que fez tudo o que podia para ser uma boa pessoa aqui na Terra, preparada, também, para chegar à vida eterna que, segundo a Bíblia, existe após a morte. No entanto, para receber essa indulgência de poder ficar face a face com Deus, é preciso arrepender-se dos pecados e praticar somente coisas boas, já que, se isso não for cumprido, pode ser que a vida eterna não seja no paraíso, mas sim, no inferno.

Mas não é somente a religião católica que visa buscar argumentos para explicar a vida como um todo no planeta. Outras correntes religiosas também utilizam das suas doutrinas para explicar esses acontecimentos. O espiritismo, por exemplo, explica diversas coisas, inclusive, sobre o fenômeno de sonhos recorrentes – ou seja, a repetição de um sonho enquanto dormimos. E esse será o tema desse artigo, onde será explanado um pouco mais sobre as considerações espíritas sobre esse evento, bem como algumas informações interessantes. Confira:

O Sonho

A palavra “sonho” tem diversos significados, uns que remetem a doces guloseimas, que é a massa frita recheada com creme vendida em praticamente toda padaria, bem como pode significar também o desejo de se tornar algo ou alguém, como na seguinte frase: “ Meu sonho é fazer Engenharia de Produção na UNIFEI”, ou seja, a palavra remete à meta que uma pessoa pretende ou “sonha” chegar.

E, também, a palavra sonho significa um estado que a consciência pode chegar dependendo de vários estímulos, podendo ser do próprio organismo ou, também, por influências externas. Cientificamente falando, trata-se de um estado do subconsciente onde a imaginação funciona, quando o nosso corpo está em estado de sono e repouso. E, como já dito, várias influências externas podem causar essas imaginações “aleatórias”, com o hábito de comer muito antes de cair no sono. Médicos dizem que essa prática pode fazer crescer o número de pesadelos, que são sonhos carregados de coisas negativas ou medos que uma pessoa possa a ter. Geralmente, os pesadelos acontecem com mais frequência durante a infância. Ou seja, se uma pessoa adulta começa a ter diversos pesados, ela pode tentar cortar a quantidade de comida que ela come antes de ir dormir, para ver se resolve. Muitas das vezes esses pesadelos ocorrem por conta da comida, mas não são todos eles.

Muitos ainda argumentam que os sonhos são uma maneira de as pessoas realizarem aqueles sentimentos reprimidos dentro de si. Por conta disso, é normal, por exemplo, ter sonhos eróticos com quem você ama.

Para que o sonho possa acontecer durante o sono, é necessário que o corpo esteja já no segundo e terceiro estágio deste. O primeiro é quando o cérebro começa a perceber a alteração em sua atividade, já que, com o corpo em repouso, as atividades corporais diminuem, deixando o cérebro em estado de descanso. A partir daí o corpo começa a entrar em um sono profundo, propício para o surgimento dos sonhos ou pesadelos.

O Que O Espiritismo Diz Sobre Sonhos Repetidos?

Quem nunca tentou voltar para um mesmo sonho depois de ter acordado, subitamente? Muitas já tentaram, algumas inclusive conseguiram, outras nem tanto. Mas, às vezes, acontece de um sonho começar a pipocar em nossa mente repetidas vezes. E muito se fala sobre o porquê dessa repetição.

Alguns médicos acreditam na possibilidade de o corpo querer dar um aviso ao indivíduo, ou seja, os sonhos repetidos são uma espécie de alerta para o que pode vir a acontecer. É sabido que o cérebro humano tenta, a todo custo, adivinhar o que vai acontecer futuramente e, com isso, fica tentando prever acontecimentos, podendo fazer isso também por meio dos sonos.

Outros médicos salientam que os sonhos são uma forma de o cérebro filtrar aquilo que não foi usado, ou seja, tudo aquilo que pode ser considerado “lixo” mental e recicla-lo durante o sono, para que, no dia seguinte, a mente venha povoada de novas ideias.  Outros arriscam dizer que que os sonhos também têm a função de ajudar a fixar as diversas memórias na cabeça, desde as memórias mais antigas como as mais novas.

Segundo o espiritismo, o sonho repetido pode indicar uma tendência do corpo a voltar à possíveis vidas passadas que o individuo possa ter tido, ou, apenas, o corpo tentando se conectar com suas origens, que vão desde as lembranças mais novas até dados genéticos. Ele acontece porque quando repousamos, o nosso corpo realmente “desliga”, deixando liberta a nossa alma, que começa a se reconectar com fatos antigos ou de vidas passadas, no qual a mente é bombardeada com diversos sentimentos que possa ter envolvido o indivíduo em suas outras vidas. Isso já foi tema de um programa de TV.

Esses sonhos, infelizmente, estão relacionados com episódios fortes, pesados ou tristes que possam ter acontecido na vida do indivíduo, e que, por algum tipo de trauma, poderá perseguir por um bom tempo. Uma das características desse sonho é que, mesmo tendo sido repetido diversas vezes, a emoção e o sentimento permanecem os mesmos, o que pode começar a revelar ansiedade e angústia no indivíduo que passa por um problema desse tipo. Nesses casos, consultas em casas espirituais podem ser uma boa pedida para ver, o que, de fato, está acontecendo. Uma consulta com um psicanalista também pode-se fazer necessário, pois eles são especializados em realizar tratamentos que irão ajudar no controle desses sonhos repetidos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Espiritualidade

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *