O Conceito de Identidade na Sociologia

Diferentes ramos das Ciências Sociais se preocuparam em definir o conceito de Identidade. O conjunto de características que permite diferenciar indivíduos serve de apoio para o desenvolvimento de uma série de teorias do campo social. O fato de esse termo ser utilizado por diferentes ciências lhe confere elevado grau de complexidade de definição.

No âmbito da Sociologia temos que Identidade é o compartilhamento de ideias e ideais. Para alguns teóricos da Sociologia como Karl Mannheim as pessoas formam a sua personalidade, porém, também adicionam elementos através da sua interação social.

O Que é Identidade?

Enfocando na raiz etimológica o termo se refere às características que são inerentes ao indivíduo, aquilo que permanece. Atualmente, se tem uma visão menos essencialista do termo e já se admite que também faz parte da identidade as características que se sobrepõem e permanecem mantendo um percurso existencial que prevê mudanças constantes.

Indivíduo e Sociedade Não Existem Isolados

Um dos conceitos mais relevantes quando se fala sobre Identidade no campo da Sociologia é o de que nem indivíduos e nem a sociedade vivem na forma de ilhas. Uma pessoa não forma sua identidade sem influência do meio social que a cerca da mesma forma que o grupo social está suscetível a mudanças geradas devido a essas pessoas.

Os estudos desenvolvidos a partir das definições de G. H. Mead observam que não existe a constituição de uma identidade de um ‘eu’ sem observar e viver a interação com os demais. A identidade pessoal já é um objeto estudado pela Sociologia há algum tempo e ganhou grande destaque devido especialmente ao aumento da noção de individualismo. A ideia de identidade de grupo vem se tornando menos relevante nos últimos anos devido ao crescimento do desejo de se tornar um ser individual.

Identidades de Grupo

Mesmo que exista um forte processo de individualização não se pode dizer que as identidades de grupo estão completamente desprovidas de valor. Tem sido desenvolvidos uma série de esforços de socialização visando promover um ajuste de identidade dos indivíduos com os grupos a que pertencem. Grupos como a família ainda tem a sua importância enquanto identidades imutáveis.

Outro tipo de grupo que resiste é o da idade, temos bastante forte a identidade de grupos adolescente, juvenil, terceira idade entre outros. A necessidade de identificação de características comuns que formam um grupo ainda existe com grande força e tende a se manter dessa forma por muito tempo.

Identidades Partilhadas

Outras identidades de grupo têm sido intensamente partilhadas nas últimas décadas como é o caso das identidades nacionais. Esse tipo de sentimento de identificação se deve a questão cultural em que há a comunhão devido à ancestralidade, etnia ou quaisquer outros laços que criem unidade entre os indivíduos de uma comunidade. As pessoas que vivem sob as mesmas leis tendem a formar um grupo com uma identidade nacional.

Globalização

Embora ainda exista com força a ideia de identidade nacional não podemos deixar de citar o efeito que o processo de globalização tem proporcionado abrindo espaço para a multiculturalidade.  A internet proporcionou a queda das fronteiras entre diferentes nações de maneira que boa parte das pessoas passou a dividir questões de identidade mesmo estando geograficamente distantes.

Gênero

Uma das grandes questões de Identidade que são discutidas pela Sociologia atualmente é a divisão de gêneros que antes era determinada por uma questão genética e hoje se entende como uma construção. Os teóricos tem observado esse processo em que os indivíduos se conhecem e descobrem quanto ao seu gênero.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *