Poetas do Romantismo

Quando falamos de Romantismo, fazemos uma “viagem no tempo”. Tendo sua origem no final do século XVIII, na Europa, a principal característica desse movimento filosófico, político e artístico era uma visão contrária ao racionalismo e ao iluminismo. No princípio, era apenas tido como um estado de espírito, depois veio a se tornar mesmo um movimento.

O fundamento do Romantismo é focar-se na inspiração de momentos de fé, saudade, sentimento e paixão.Dentre os grandes poetas do romantismo, podemos destacar no Brasil o primeiro a publicar uma obra com grande subjetividade da mulher e do amor, que foi Gonçalves de Magalhães. Sua obra principal é denominada “Suspiros Poéticos e Saudades”, publicada no ano de 1836.

Gonçalves Dias nasceu no dia 10 de agosto de 1823, no Maranhão, e morreu em 30 de novembro de 1864. Sendo um poeta romântico e que possuía miscigenação negra e indígena, fez grande sucesso com sua poesia, o que chegou a lhe render grande admiração do rei da época.Alguns dos outros principais poetas do Romantismo eram:Álvares de Azevedo: outro grande poeta do Romantismo da época.

Nascido em 1831, se destacava pelo fato de muito jovem já dominar três idiomas diferentes: inglês, francês e latim. Morreu muito cedo, aos vinte anos de idade, depois de ser constatado um tumor na fossa ilíaca. Na sua época de estudante, ficou muito impressionado com dois estudantes da faculdade de Direito que morreram na sua frente e na maioria de suas obras recitava a morte. Algumas de suas obras foram: “Noite na Taverna”, “Lira dos Vinte Anos”, dentre outras.Casimiro de Abreu: poeta nascido em 4 de janeiro de 1839.

Ele levava uma vida muito boêmia e acabou morrendo de tuberculose em 1860. Tinha uma poesia que inovava muito e sempre era visto como um poeta de grande ingenuidade. Falava de inocência em suas obras, o que lhe conferia o título de “poeta da infância”.Tobias Barreto: um dos grandes poetas da época, também se destacava por aos 15 anos lecionar latim. Foi filósofo, educador, político e com 20 anos de idade se tornou padre, porém, devido a sua vida desregrada e indisciplina, foi expulso do seminário.

Teve grande destaque em sua carreira pelo único livro publicado, que foi uma obra de versos, chamada “Dias e Noites”.Castro Alves: poeta nascido em 14 de março de 1847. Iniciou sua vida poética muito cedo (15 anos), com foco inicial na poesia lírica e social em favor da abolição da escravatura. Uma de suas principais obras foi “Navio Negreiro”.José de Alencar: considerado o maior escritor romântico brasileiro, tendo escrito obras importantes, como o Guarani, Iracema, As Minas da Prata, dentre outras. Nasceu no dia 1 de Maio de 1829 e morreu aos 48 anos, vítima de tuberculose, em 1877. 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Literatura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *